Pular para o conteúdo principal

Amamentação exclusiva até os 6 meses

Ana, minha caçula, completou 6 meses dia 27 de outubro e eu, que introduzi alimentos para meus filhos a partir dai, repensei minha opinião.

Algumas linhas de pensamento, dizem que não é possivel estipular uma data limite para introdução de alimentos, e que o ideal seria observar os sinais do corpo do bebe, por exemplo, o surgimento da dentição ou o momento em que a criança aprende a se sentar sozinha.


O fato é que Ana teve seus 2 primeiros dentinhos com 5 meses e aprendeu a sentar-se no mesmo periodo, mas eu resolvi seguir o coração de mãe e não insistir em alimentação rígida por enquanto.

Nessa fase em que ela está, ela quer sentir o mundo através da boca, então eu resolvi oferecer uma fatia de maça, que ela ficou chupando até enjoar, no dia seguinte um pedaço de caqui, no outro dia ofereci um chazinho.

Aos poucos, vejo que ela vai sentindo os sabores, experimentando, no tempo dela, sem regras, sem horarios estipulados, até que um dia ela resolva comer pra valer.

Claro que essa regra serve para mães que amamentam, porque se a criança toma formulas, ela precisará de outros nutrientes.

Conheço mães que só introduziram alimentação para seus filhos com 1 ano e eles estão muito bem, porque a alimentação é complemento ao leite materno, e não o contrario.

E você, como introduziu alimentos para seu bebe?
Compartilhe conosco sua experiencia.

Comentários

  1. Muito legal a postagem Rosana!

    Abração
    Gabriel Dread

    ResponderExcluir
  2. Puxa Ro, concordo plenamente, ainda mais no finalzinho que vc diz que o alimento é um complemento do leite materno!
    Olha, eu gostaria de ter ido mais devagar para meu pequeno Ben, mas no meu caso eu soube que ele precisava comer quando percebi o problema de sucção dele mas não queria que ele ficasse com a chupeta, ou seja, eu podia deixar ele o dia todo no peito que ele sentia fome. Mas meu leite desce muito bem e após um tempinho, desce branquinho e forte! E tbm me alimento muito bem! Mas aí a melhor opção para mim foi:
    Cozinho verduras e faço a papinha, e todo almoço e janta ele come um potão + uma fruta + suco de fruta (depois de um tempinho) + meu leite e dorme!
    Acreditem, um tantão assim!
    Durante o dia inteiro (fora almoço e janta) passa o dia no meu peito em livre demanda.
    Por que é menino será? É o que dizem!
    Mas eu não acredito, acredito que cada criança é cada criança!
    Comigo é isto! rs
    Bjão a todos da materna!

    ResponderExcluir
  3. Só para mandar um beijo de Portugal!
    Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  4. Gabriel seja bem vindo ao mundo MATERNA!
    Obrigada pelo comentário!

    Fran querida! Como diz a Thais, a experiência é o que há! kkkkk
    Beijão!

    Ca, obrigada pela ilustre visita!
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Mães, eu preciso de ajuda de vcs...
    minha filha completou 3 meses hj, e ja alguns dias, acho q uns 3 dias ela vem brigando com meu peito pra mamar, antes não era assim, de madrugada ela mama sem brigar, mas como está sonolenta mama bem pouquinha e ja quer dormir, numa comunidade GVA do orkut eu vi relatos identicos e na mesma fase.. eu soh dou leite materno e em livre demanda, será q vcs sabem, se isso seria uma fase, sei la, fase dos 3 meses, eu não me importo em tentar dar a cada meia hora pois tem hora q ela mama sem brigar, eu até sei q como agora ela está enxergando bem, tdo tira a atenção dela, mas o q fazer? será q logo ela volta a mama como antes? posso ir levando assim, deixando ela mama de pouquinho em pouquinho, é bem pouquinho mesmo suga 2 vezes solta, vira pro lado e briga.. meu peito produz muito leite, chegava a jorrar nela dai comecei a amamentar deitada ou meio inclinada e ela gostou, só q agora nem isso ajuda mais...
    alguma de vcs passaram por essa fase?
    eu insisto na amamentação sempre, aqui em casa não existe mamadeira, nem chupeta ok

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por contribuir com seu comentário!
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
Estamos dispostas a ajudar no que for preciso!

Postagens mais visitadas deste blog

Parir sorrindo

Para quem já viu é sempre bom rever, para quem não viu e acredita que parto é a pior coisa do mundo, ta aqui a prova de que, com bons profissionais e pessoas dispostas a ajudar, o parto pode ser uma experiência de muito prazer! Muito lindo!

Amamentação durante a gravidez

Por Thais Saito Quando eu engravidei do João, a Melissa tinha 8 meses. Ela ainda mamava 5 vezes por dia, no mínimo. E eu comecei a ouvir que tinha que desmamar, que leite de grávida faz mal, que o bebê da barriga ia nascer minúsculo ou morrer na barriga. Aqui entra a minha pergunta: SERIA A NATUREZA TÃO IMPERFEITA, A PONTO DE FAZER UMA MULHER QUE AMAMENTA ENGRAVIDAR, sendo que isso oferece tantos "riscos"? Então vamos pensar aqui nos "riscos". - Leite de grávida faz mal. Não tem nenhum estudo que diga isso. Às vezes, o filho que mama sente um gosto diferente e pára de mamar, mas não faz mal. Às vezes, a mulher sente dores, porque o seio fica sensível, mas o leite continua não fazendo mal. As índias, as africanas, as mulheres paleolíticas, as amas de leite, as mulheres de antigamente, todas amamentavam mesmo grávidas. Imagina quanta criança teria morrido se leite de grávida fizesse mal? - Faz mal para o bebê da barriga. Muitas pessoas pensam assim porque acreditam

Licença maternidade no Japão

É comum as mulheres trabalhadoras não conhecerem seus direitos e deveres quando gravidas no Japão. Recentemente, recebi várias instruções no curso de japonês que realizei pela JICE e gostaria de passar para as que estão em duvidas de seus direitos. Vou escrever por tópicos de forma bem clara e simples, caso alguém tenha alguma duvida, pode me escrever pela guia de contato ou deixar seu comentário no post que terei prazer em esclarecer. Vamos lá! - Como já disse em uma postagem anterior, toda mulher gravida no Japão, que não tem o hoken (Shakai ou kokumin) deve providenciá-lo o mais rapido possível, porque só através dele é possível receber os benefícios que a lei concede. - A mulher que trabalha, há mais de 1 ano com o mesmo empregador (se for empreiteira pode ter mudado de empresa), e tem o Shakai Hoken há mais de 1 ano também, tem direito a licença maternidade remunerada em 60% de seu salário normal, durante o período da licença. - O periodo de licença é de aproximadamente 98 dias,