Pular para o conteúdo principal

Química na troca de fraldas

Hoje vou falar da química das trocas de fraldas. Da química ruim que existe por aí, nos lencinhos umedecidos, na pomadinha.... E alternativas para quem quer fugir do comum automático e ir para um natural mais saudável, mas não paleolítico.

- lencinhos umedecidos: mais prático, impossível? Huuummmm.. Eu sofri para largar, mas hoje não sinto falta. Tenho lencinhos (de algodão orgânico) de tamanho 15x15. Vários. E uma loção para limpeza feita em casa, com água, um pouco de óleo VEGETAL (qualquer óleo serve, até os de cozinha) e umas gotinhas de sabonete líquido. Uso a mesma loção por uma semana.
(e fralda de algodão orgânico é melhor, porque os agrotóxicos do algodão ficam na fibra por muuuuuito tempo.....
http://leiaorotulo.blogspot.com/2008/12/ace-fatos-do-dia-pesticidas.html)
Por que motivo eu trocaria os lencinhos umedecidos pelos de pano? Bom, primeiro pela ecologia, que esses lencinhos que não podem ser jogados no lixo não são biodegradáveis (demoram o mesmo tempo da fralda para se decompor - 400-500 anos). Segundo, pelo bebê. Os lencinhos contém muitas substâncias maléficas à saúde, como parabenos e perfumes.
- talco: pelamordedeus, não usem. Além de causarem problemas respiratórios nos bebês, ainda causam problemas (como câncer) de trato reprodutor de meninas. Quem não acredita, pode procurar.
- pomada para prevenção de assaduras: não se deve usar, porque senão a pele do bebê se acostuma com a pomada. Aí, seu bebê fica com a pele super sensível e uma vez que você não usar a pomada, ele vai ter uma assadura monstro. Além disso, trocando um bebê a cada 3, 4 horas, ele não vai ter assaduras.
E se o bebê assar?
Maizena, sol e ar.
Simples. Deixa o bebê sem fralda o máximo possível. No inverno é meio difícil, se não tiver um aquecedor ou um ar condicionado, mas... Deixar tomar sol na área da fralda. O sol é o melhor cicatrizante que existe. E a maizena: joga no bumbum, dá umas batidas, como se estivesse untando forma de bolo.
E troque mais vezes. Uma vez a cada duas horas, mais ou menos, até melhorar.

Se persistir, pode ser uma candidíase. Aí vale consultar o pediatra para saber de alguma pomada anti-fúngica e do tempo de tratamento.

Comentários

  1. Vc é o meu orgulho,sem dúvida.
    Aí,penso eu e se a criança tiver alergia ao sabonete liquído??qual vc recomenda??
    pq a dona ju,conseguiu empolar com fralda de pano,sei lá pq.
    agora está no peniquinho,mas só pra xixi.

    ResponderExcluir
  2. Não vejo a hora de livrar minha filha das fraldas!!! Tadinha, ela sempre sofreu com alergias... e olha que usei bastante algodão umedecido e pomada de calêndula ao invés do lugar comum... isso deu uma aliviada, mas nada funciona muito bem para as brotoejas nesse calor! Vou fuçar aqui alguma dica para o desfralde!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Minha filha teve uma reação alérgica medonha com as pomadas anti-assadura! Foi o óleo de semente de girassol que salvou a perereca dela.
    Desde então lavo o bumbum no chuveiro várias vezes por dia. Dá um trabalhão, mas ela é muito mais feliz assim!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. mamaes eu trabalho com fraldas Pintadas, conheçam meu trabalho pelo blog ou orkut....havendo interesse entrem em contato :
    Atêlie Laine Melo
    Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=9195906364841409667
    Facebook: Roselaine Goes Melo
    http://www.facebook.com/update_security_info.php?wizard=1#!/
    blog: http://atelielaine.blogspot.com/
    Msn:lainemoreiramelo@hotmail.com

    Obrigada pelo interesse e não deixem de conferir fraldas lindas,
    beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por contribuir com seu comentário!
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
Estamos dispostas a ajudar no que for preciso!

Postagens mais visitadas deste blog

Amamentação durante a gravidez

Por Thais Saito Quando eu engravidei do João, a Melissa tinha 8 meses. Ela ainda mamava 5 vezes por dia, no mínimo. E eu comecei a ouvir que tinha que desmamar, que leite de grávida faz mal, que o bebê da barriga ia nascer minúsculo ou morrer na barriga. Aqui entra a minha pergunta: SERIA A NATUREZA TÃO IMPERFEITA, A PONTO DE FAZER UMA MULHER QUE AMAMENTA ENGRAVIDAR, sendo que isso oferece tantos "riscos"? Então vamos pensar aqui nos "riscos". - Leite de grávida faz mal. Não tem nenhum estudo que diga isso. Às vezes, o filho que mama sente um gosto diferente e pára de mamar, mas não faz mal. Às vezes, a mulher sente dores, porque o seio fica sensível, mas o leite continua não fazendo mal. As índias, as africanas, as mulheres paleolíticas, as amas de leite, as mulheres de antigamente, todas amamentavam mesmo grávidas. Imagina quanta criança teria morrido se leite de grávida fizesse mal? - Faz mal para o bebê da barriga. Muitas pessoas pensam assim porque acreditam ...

Parir sorrindo

Para quem já viu é sempre bom rever, para quem não viu e acredita que parto é a pior coisa do mundo, ta aqui a prova de que, com bons profissionais e pessoas dispostas a ajudar, o parto pode ser uma experiência de muito prazer! Muito lindo!

Licença maternidade no Japão

É comum as mulheres trabalhadoras não conhecerem seus direitos e deveres quando gravidas no Japão. Recentemente, recebi várias instruções no curso de japonês que realizei pela JICE e gostaria de passar para as que estão em duvidas de seus direitos. Vou escrever por tópicos de forma bem clara e simples, caso alguém tenha alguma duvida, pode me escrever pela guia de contato ou deixar seu comentário no post que terei prazer em esclarecer. Vamos lá! - Como já disse em uma postagem anterior, toda mulher gravida no Japão, que não tem o hoken (Shakai ou kokumin) deve providenciá-lo o mais rapido possível, porque só através dele é possível receber os benefícios que a lei concede. - A mulher que trabalha, há mais de 1 ano com o mesmo empregador (se for empreiteira pode ter mudado de empresa), e tem o Shakai Hoken há mais de 1 ano também, tem direito a licença maternidade remunerada em 60% de seu salário normal, durante o período da licença. - O periodo de licença é de aproximadamente 98 dias,...