12 de agosto de 2009

Os pernilongos e o verão

Verão é quente, é tempo de janelas abertas, pouca roupa, passeios ao ar livre, chapéus, sorvetes, omatsuri......
Mas também é a infeliz época dos pernilongos.

Hoje em dia, existem tantos produtos anti-mosquitos que a gente quase não se lembra deles: katori senkou, aparelhinhos de tomada, relógio repelente, repelentes de pele em creme, gel, spray, pulseira, adesivo........
O que a gente não imagina é o mal que eles podem causar no nosso organismo! E causam, viu?

Então, aqui, deixo uma lista de como lidar com os bichinhos sem afetar nossa saúde:
- matando! Com as mãos, com os mata-pernilongo (vendidos em loja de 100 ienes), com o chinelo,... enfim. O melhor jeito é molhar as mãos (ou o que você vai usar para exterminar os bichos), porque ele "gruda" e não consegue escapar. Então, molhe as mãos, deixe o local pouco iluminado e use uma lanterna para encontrá-los. E mate, pelo menos, o dobro do número de pernilongos que você viu! Não descanse antes disso.

- usando telas de proteção. E, quando for entrar em casa, abra e feche a porta o mais rápido possível!

- com casca de laranja ou folhas de louro, no aparelhinho de tomada. Daqueles com o espacinho para colocar a pastilha, OK? Você coloca a casca da laranja ou as folhas de louro lá no lugar da pastilha e liga na tomada. O ponto fraco desse método é que ele tem uma duração curta, então, eu sugiro que você feche armários, gavetas e afins, deixe uma saída para os pernilongos (tipo uma fresta na janela), ligue o aparelho na tomada e esqueça. Depois de uma hora, mais ou menos, feche a saída e deixe o aparelho na tomada mais um tempo. Em duas, três horas, o cheiro acaba, então o ideal é desligar da tomada ou trocar o recheio.

- com óleos essenciais! É só usar aqueles kits de aromatizar ambientes com vela e óleo, sabem? Aqueles com o espacinho para o óleo em cima e o espacinho para a vela embaixo. Coloca umas 5, 10 gotas de óleo essencial (os mais eficazes, até agora, foi a citronela, aqui em casa) e um pouco de água. Acende a vela e deeeeeeixa...... Espanta todos os bichos. Eu prefiro deixar a saída para os pernilongos e depois fechar, como no item acima. Mas tem que deixar aberto uns 10 minutos, depois fechar, porque ele dura menos e é mais intenso.

- incenso! É só acender o incenso no ambiente a ser "despernilongado". Prático, rápido e ótimo!

- com repelentes naturais. Aqui em casa, eu faço. Comprei um potinho de spray de 50mL. Coloco 5, 10 gotas de óleo de citronela, pouco menos da metade de álcool e o resto com água. E espirro nas janelas, portas e na gente, quando vamos sair. Quando vai usar a mistura em bebês, usar o mínimo de álcool possível! O óleo de citronela com água funciona bem, mas precisa misturar bem antes de usar. E fazer bem pouquinho de cada vez.

Alguém tem mais alguma dica?

2 comentários:

Fraldas e Mamadeiras disse...

Oi,
Mto bom e veio bem a calhar esse post!
Sugestao nao tenho, maaaaaaaaas perguntas sim...rs
Como e onde achar o oleo de citronela??(ja tentei mas foi emvao)
bjin e obrigada pelas dicas!

thais disse...

Eu comprei pela internet, no rakuten.co.jp .
procurei em romaji, mesmo, "citronella" e apareceu um monte!
Mas em lojas de aromaterapia, vende!

Beijo

Postar um comentário

Obrigada por contribuir com seu comentário!
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
Se você tiver alguma pergunta pertinente ao tema do post é mais rápido e fácil ligar para 080-51427945(Japão).
Estamos dispostas a ajudar no que for preciso!