7 de setembro de 2010

Licença maternidade no Japão

É comum as mulheres trabalhadoras não conhecerem seus direitos e deveres quando gravidas no Japão.

Recentemente, recebi várias instruções no curso de japonês que realizei pela JICE e gostaria de passar para as que estão em duvidas de seus direitos.

Vou escrever por tópicos de forma bem clara e simples, caso alguém tenha alguma duvida, pode me escrever pela guia de contato ou deixar seu comentário no post que terei prazer em esclarecer.

Vamos lá!

- Como já disse em uma postagem anterior, toda mulher gravida no Japão, que não tem o hoken (Shakai ou kokumin) deve providenciá-lo o mais rapido possível, porque só através dele é possível receber os benefícios que a lei concede.

- A mulher que trabalha, há mais de 1 ano com o mesmo empregador (se for empreiteira pode ter mudado de empresa), e tem o Shakai Hoken há mais de 1 ano também, tem direito a licença maternidade remunerada em 60% de seu salário normal, durante o período da licença.

- O periodo de licença é de aproximadamente 98 dias, sendo que são 6 semanas de licença no periodo anterior ao parto e mais 8 semanas no período posterior ao parto.

- O procedimento para recebimento dessa licença chamada SHUSAN TEATEKI, dever feito pela própria empresa onde a mulher trabalha. Ela receberá seu pagamento de licença na própria conta bancária em que recebe seu pagamento de todo mês.

- Caso a mulher queira continuar trabalhando até uma data mais próxima do parto (1 ou 2 semanas antes da DPP por exemplo) ela receberá seu salário normalmente, porém o período que não usufruiu de licença não é acumulativo para depois do parto.

- Quando a mulher para de trabalhar é que a empresa da entrada na licença, e o tempo médio para se receber o pagamento é de 1 mês, ou seja, provavelmente ela vai receber depois que o bebê já tiver nascido.

- Depois que nasce o bebê, 8 semanas após o parto, se a mulher puder voltar ao trabalho, ela deve solicitar o retorno a empresa, e ai novamente, a empresa fará os tramites necessários para que a mulher receba o restante do dinheiro da licença, que será equivalente ao período do pós-parto. Esse dinheiro sai aproximadamente 1 mês após o retorno da mulher ao trabalho.

- Para ter o direito a licença, mesmo que você tenha mais de um ano na empresa e no Shakai, você obrigatoriamente precisa trabalhar até as 34 semanas de gestação. Se pedir para sair antes desse prazo, você perde seu direito. Cuidado!

- Se desejar ficar afastada do trabalho mais um pouco, tem ainda o "auxilio para cuidar do filho recém-nascido", onde a mulher pode ficar até um ano de licença.
Nesse caso deve-se solicitar um dos tipos de auxilio abaixo:
1- auxilio básico: a mulher recebe um auxílio durante seu afastamento;
2- subsídio de retorno ao trabalho: a mulher recebe um auxilio 6 meses após retornar do afastamento para o trabalho.
Esse período de 1 ano não se acumula com as 8 semanas após o parto, porque é um outro tipo de auxilio.
Para solicita-lo você deve se informar na Hello Work de sua cidade após o nascimento do seu bebê e também é preciso ter mais de 1 ano trabalhados e com recolhimento do Shakai Hoken antes de ter começado sua licença.

- É importante lembrar que dependendo do tipo de parto, do numero de filhos (gêmeos por exemplo) e das condições de saúde da mãe e do bebê, o período para solicitar o beneficio pode ser alterado, então preste MUITA ATENÇÃO ao prazo estipulado para dar entrada na documentação, para não perder os prazos.

É só para reforçar, o "presente" oferecido pelo governo japonês para cada criança nascida no aqui chamado SHUSAN IKUDI ITIDIKIN passou para 420 mil ienes.

Não deixe de buscar as informações necessárias na prefeitura da sua cidade para não perder seus benefícios.

77 comentários:

Priscila disse...

Olá Rosana,gostaria de esclarecer algumas dúvidas com vc.
Estou grávida de trigemeos e trabalho a 4 anos na mesma empresa e pago o shakai a quase 2 anos.A dúvida é se eu terei o direito de receber a licença maternidade,a médica já recomendou que eu parasse de trabalhar e agora estou na dúvida se tenho ou não direito a licença.Desde já agradeço!

Rosana Oshiro disse...

Priscila para ter o direito você precisa trabalhar até completar 8 meses, senão você perde.
O díficil é conseguir ficar até 8 meses com 3 bebes na barriga né?
Procure o escritório do Shakai Hoken com uma tradutora porque possivelmente eles tem exceção para o seu caso.
beijo e qq coisa pode me ligar tbem! =)

juju disse...

oi gostaria q vc tirasse minha duvida
estou trab somente 3 meses faco 6 mes so em janeiro como faco pra entra na licenca maternidade
estou gravida d 1 mes
obrigado

vanessa disse...

oi rosana!tenho algumas duvidas sobre a licenca maternidade do shakai hoken!
trabalho ha 1 ano e 4 meses no msm lugar pagando o shakai keria dar entrada nessa licenca ja estou de 6 meses acaso se eu conseguisse entrar nessa licenca depois de 1 ano teria q voltar pra mesma fabrica???
e quem paga esses 60% do salario eh o governo(shakai hoken) ou a fabrica??
o papel pra eu dar entrada a fabrica quem m da ou eu tenho que ir no central do shakai hoken pegar e entregar para eles??E como chama esse papel??

vanessa disse...

desculpe tantas perguntas ,mas desde ja agradeco muitoo obrigadooo!!
e parabens pelo blog e pela sua atencao!

Rosana Oshiro disse...

oi Vanessa!
Quem paga o shakai hoken é você e o SEU EMPREGADOR, portanto se você trabalha por empreiteira, ela é a responsável pelos recolhimentos e pagamentos mensais e consequentemente pelo seu trabalho, portanto depende dela para você voltar a trabalhar na mesma empresa ou não.
Quem paga os 60% para você é o SHAKAI HOKEN, mas toda a documentação para solicitação do beneficio deve ser feita pelo SEU EMPREGADOR e depois o dinheiro é depositado na conta em que você recebe seu pagamento.
Resumindo, você não precisa fazer nada, apenas esperar completar 8 meses de gestação (36 semanas) e solicitar o beneficio ao seu empregador e aguardar um mes aproximadamente para receber a primeira parte do beneficio em sua conta salário.
Depois que o bebe nascer, conforme o periodo determinado pelo shakai hoken, você tem um prazo para voltar ao trabalho, e se você voltar, DENTRO DESSE PRAZO ESTIPULADO POR ELES, você terá direito a mais um período de 2 meses de salário (60% do valor dos seus ultimos pgtos enquanto trabalhava).
Espero que tenha entendido. =)
um abraço

vanessa disse...

rosana como chama essa licenca em japones???a documentacao pq eles parecem nao entender...ou fingem neh!rs...
e sobre ficar recebendo 1 ano??
entao eu nao sou obrigada a voltar a trabalhar na msm fabrica!ate pq nao quero!rs...:
bjinhos...

Rosana Oshiro disse...

Vanessa, o auxilio de licença maternidade chama-se SHUSAN TEATEKI.

E corrigindo o que disse anteriormente, você pode solicitar a partir de 6 semanas antes da data prevista para o parto.

Não esqueça que é necessário estar escrito no Shakai Hoken a mais de 1 ano.

O auxilio de licença para cuidar do filho (por até 1 ano) após o parto, pode ser de 2 formas:

- auxilio básico: que vc recebe durante a licença
- subsídio de retorno ao trabalho: que vc recebe 6 meses após retornar da licença para o trabalho.

Esse período de 1 ano não se acumula as 8 semanas após o parto, porque é um outro tipo de auxilio.

Para solicita-lo você deve se informar na Hello Work de sua cidade após o nascimento do seu bebê ok?

michelle disse...

Oi Rosana!Estou gravida de 7 semanas e faz 6 meses q trabalho na empresa!eem janeiro vence o meu contrato,eles podem me demitir por fim de contrato mesmo estando gravida?oque eu posso fazer?

Rosana Oshiro disse...

Michelle, termino do contrato não é demissão, é termino do contrato. Infelizmente...=(
Mas você paga shakai hoken nessa empresa?
Se paga, posso me informar sobre direitos "extras" no seu caso.

beijo

michelle disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
michelle disse...

que pena..
entao,eu ja paguei o shakai hoken uns 2 anos e meio ai fui embora p brasil ano passado em marco e voltei nesse ano em marco,ai comecei a pagar shakai hoken so em setembro!

Rosana Oshiro disse...

Então Michele, mas vc está a mais de um ano na mesma empresa?
Se vc estiver, acredito que vc tenha direito sim!
Mas como é um caso especifico, tem que consultar o escritório do shakai hoken para saber direitinho.
Desculpe, mas nesse caso eu não tenho uma informação certinha para te passar. Gomen!

beijo

michelle disse...

pior q nao...so tenho 5 meses na empresa!
vou me informar direito..mas acho q nao da p fazer nada..
muito obrigado pela ajuda Rosana!
bjo

dre disse...

Olá Rosana,minha dúvida é parecida com a da Michelle,trabalho a 2 anos na mesma empresa,porém,só tenho 7 meses de shakai hoken pagos,parei de trabalhar na 34 semana de gestação(30/11/2010),tenho direito ao shuussan teate kin????

lhara disse...

Bom dia Rosana!minha amiga vai ter neném 20 de Janeiro,so que ela esta internada desde outubro por que ela estava com dilatação,agora a fabrica que ela trabalha esta pressionando ela pra que ela assine a demissão a fabrica pode obrigar ela a assinar a demissão ou cortar o Shakai hoken sem o consentimento dela!obrigada aguardo a resposta!Eva

Rosana Oshiro disse...

Dre, para receber o shuussan teate você tem que estar inscrita em algum hoken, seja kokumin ou shakai, você está?
Se não está, vá até a prefeitura de sua cidade e regularize/negocie sua situação que você ainda consegue receber o auxilio ok?
beijo

Rosana Oshiro disse...

Ihara, a empresa não pode "obrigar" ninguém assinar demissão.
Ela era shain?
Se ela trabalhava por empreiteira tem que ir no ministério do trabalho e explicar a situação dela, porque uma pessoa que tem uma doença não pode ser demitida (o caso dela caracteriza-se como doença) e ela tem seus direitos.
É importante procurar uma pessoa de confiança (tsuyako)que possa auxiliar alguém da familia dela enquanto ela está no hospital.
Se tiver outras duvidas me escreve novamente.
beijo

maru disse...

Ola!Ja faz 1 ano q pago seguro desemprego,mas estou no Kokumin Hoken.Posso receber esta ajuda de 1 ano????Fui na Hello Hork e a mulher disse soh se eu estivesse no Shakai.Eh isso msm ou ela nw soube me informar direito.Desde ja agradeço se responder.
Maru

Rosana Oshiro disse...

Oi Maru!
Seguro desemprego você recebe normal depois que quiser voltar ao trabalho, só preste atenção no prazo para dar entrada.
Licença-maternidade só recebe quem paga shakai hoken mesmo. Infelizmente! =(
beijo

maru disse...

Rosana obrigada por responder....

b disse...

Olá Rosana !!!

Meu nome é Jussara e estou com muitas dúvidas.
Trabalho em uma fábrica como pato, porém com contrato e pago o shakai hoken. o contrato é de 1 ano, e renovado a cada ano. Já faz 2 anos que trabalho lá e em abril irá fazer 3 anos, e desde que entrei até antes qdo estava pela empreteira já pagava o Shakai hoken. a minha dúvida é o seguinte: Meu contrato acaba dia 31 de março e meu parto está previsto para 1 de abril, porém a fábrica falou que só pagará a licença até dia 31 de março. ou seja, 42 dias antes do parto e os outros 56 dias depois não será pago nem a ajuda de 1 ano. como eu devo proceder? Realmente eles podem fazer isso? Tb fiquei sabendo que tenho o direito de usar o shakai hoken por 1 ano sem precisar pagar..... Estou preocupada, pois antes eles falaram que iriam pagar tudo certo e agora eles querem que eu assino um papel de termino de contrato, e nem sei se é isso mesmo o conteudo do papel, não me deixaram levar o papel para alguém traduzir. A minha licença começa dia 19 de fevereiro, e estou indo trabalhar normalmente, mas agora estou com receio deles não deixarem eu terminar até dia 18. Por favor como devo proceder, aonde eu preciso ir? Desde já agradeço a sua atenção !!!

Rosana Oshiro disse...

Jussara, consulte o escritório do Shakai Hoken de sua cidade.
Procure no google como "hoken dimushyo" que aparece a lista por cidades.
Na verdade se o seu contrato vence, realmente você não teria como reclamar, mas se vc tiver como provar que está na empresa por 3 anos, a empresa é obrigada a te efetivar. Isso dá uma "boa briga".
Vá ao escritório com um bom tradutor que esteja do seu lado para te ajudar.
Já te digo que não será fácil, mas não desista de seus direitos.
beijo e qq coisa escreva novamente.

Nati disse...

Quem paga o kokumin hoken nao tem direito nem aos 98 dias da licenca maternidade? Obrigada pela atencao.

b disse...

Muito obrigada Rosana !!!!

Vou correr atras, nem que for para receber o seguro desemprego ...rsrs

Rosana Oshiro disse...

Nati, licença maternidade não tem, mas tem seguro desemprego quando estiver apta a volta ao trabalho, ok?
Só preste atenção no prazo estipulado para dar entrada que costuma ser de 3 a 6 meses após o parto.

beijo

satoru disse...

Ola Rosana,

Minha amiga teve bebe a 5 meses,voltou a trabalhar no prazo estipulado em que vencia sua licenca maternidade,ate ai a fabrica onde trabalhamos e muito correta,fez todos os tramites e ela ja recebeu a licenca maternidade,o que gostaria de saber,e se ela teria direito a recorrer aquela licenca de um ano que eu infelizmente a dois anos atraz nem sabia que existia,voltei a trabalhar com minha filhota pequenininha,voltando ao assunto,o nenem de minha amiga nasceu com alguns problemas de saude que so agora os medicos estao diagnosticando,dia 14 de abril ele vai ter que fazer uma cirurgia nos olhinhos consequencia de uma catarata,eu falei para minha amiga ir atraz para saber se ela ainda pode pedir essa licenca de um ano,mais ela foi ate a hello work de nossa cidade e falaram que ela deve ir no ministerio do trabalho,sera que vc pode nos dar algumas dicas?Ela tem faltado muito,e ja ameacaram nao renovar o contrato dela,eu gostaria de poder ajudar,mais tbm nao entendo nada disso,se vc puder ajudar,agradeco,pois como mae sei que nao deve ser facil pra ela,minha filha e tao saudavel e ja me preocupo tanto,imagina um bebezinho de 5 meses completos semana passada,tendo que passar por tantos exames,so o que minha amiga quer e o direito de poder ficar juntinho do nenem,sem ter a preocupacao de ser mandada embora.
Aguardo resposta,obrigada...Catia

Rosana Oshiro disse...

Catia, ela tem direito a licença para cuidar do filho doente sim.
Peça para procurar o ministerio do trabalho com todos os comprovantes que tiver do problema de saude do bb que eles podem dar melhor orientação de como proceder.
beijo

nathi disse...

ola ROSANA
ESTOU DE LICENÇA MATERNIDADE,AQUELA DE UM ANO,SO QUE MINHA LICENÇA ACABARIA EM FEVEREIRO,DAI POSSO PRORROGAR A LICENÇA,POR ATE MAIS 6 MESES,POR NAO AXAR ESCOLA,E MINHA FILHA VAI ENTRAR NA ESCOLA EM ABRIL,E EU RETORNARIA PRA A FABRICA EM MAIO ESTAVA TUDO ACERTADO,SO QUER AGORA ELES ME DERAM KUBI(TERMINO DE CONTRATO),MAS AINDA ESTOU DE LICENÇA,ISSO PODERIA ACONTECER?AGUARDO RESPOTA OBRIGADA!!!

Denise disse...

Oi Rosana, venho acompanhando o Materna Japão há algum tempo, gostaria de parabenizar a iniciativa de vcs nos disponibilizando informações tão valiosas e artigos muito interessantes!
Tenho uma dúvida e se vc puder saná-la, ficarei muito agradecida! Estou grávida de 5 meses, infelizmente não terei direito a receber a licença maternidade pelo Shakai Hoken, pois comecei a pagar recentemente... Mas ouvi dizer desse outro auxílio através da Hello Work, q algumas pessoas conhecidas conseguiram receber, mas não consigo informações concretas a respeito. Já fui inclusive no escritório da Hello Work da região e nenhum funcionário soube me falar sobre esta ajuda, dizendo até q ela não existe! Então gostaria de saber se vc pode me ajudar passando o nome deste auxílio em japonês? Ou se vc tiver o contato de alguém q já recebeu/recebe este auxílio e puder me passar pra eu obter informações mais detalhadas, ficarei muito agradecida!

Obrigada pela atenção, ficarei aguardando resposta...
Bjos

katia disse...

ola rosana!nao teno 1 ano na empresa nem 1 ano de inscricao no shakai hoken,nesse caso entao nao tenho nehum direito a nenhum beneficio vindo do shakai hoken?desde ja muito obigada!bjos!!!!

Rosana Oshiro disse...

Katia, se na epoca do parto vc estiver com 1 ano de shakai hoken, vc terá direito ao beneficio. Precisa fazer as contas certinho ok?
beijo

Leni Almeida disse...

Oi Rosana
Estou no sétimo mês de gestação e vou trabalhar até a 34 semanas... mais tenho uma dúvida se puder me ajudar.
Eu sou o primeiro caso de gestante que pede essa Licença Maternidade na Empreeiteira que trabalho (segundo eles). Disse que queria a Licença (Shussan Teate-Kin), eles se mostraram prontos a me dar, só que alegam não saber como proceder, vc pode me ajudar de alguma maneira?? E tbém me passando o nome em japones desse "auxílio para cuidar do filho recém-nascido", onde a mulher pode ficar até um ano de licença.
E se é verdade que durante esse período de um ano poderei usar o Hoken sem pagar???
Agradeço muito pela atenção e pelo belo serviço prestado a todas nós.
Abç e fique com Deus

Rosana Oshiro disse...

Oi Leni!
A empreiteira tem que ir ao ministerio do trabalho para verificar essas informações para você porque são eles que fazem tudo.
Não existe um auxilio para cuidar do filho, você pode solicitar dispensa para ficar um ano em casa cuidando do seu bebê e só depois voltar a trabalhar, dai, quando voltar, reeberá o restante da licença maternidade.
O shakai hoken continua sendo pago enquanto vc estiver afastada do trabalho, dai depende da empresa se vai querer descontar tudo de uma vez quando vc sair de licença ou quando vc voltar. Você tem que conversar com eles e combinar isso.

beijo
Rosana Oshiro

Arielle Ferreira disse...

Ola Rosana
Gostaria de saber se no meu caso, que nao pretendo voltar a trabalhar na mesma empresa, porque irei me mudar de cidade, tambem tenho direito de receber a licenca maternidade?
obrigada pela atencao e parabens pelo blog!!
Bjsss

Rosana Oshiro disse...

Arielle, a licença é valida quando vc vai voltar para a mesma empresa, senão perde a validade.

beijo

odilene disse...

Ola rosana.
Estou gravida de 2 meses ,faco naishoku (servico em casa)sou dependente do meu marido no shakai hoken,eu tenho direito ao auxilio de licenca materninade???nesse caso como devo solicitar?
No meu caso so tenho direito a esse auxilio ?
Desde ja agradeco.

Rosana Oshiro disse...

Odilene, a licença serve apenas para as mulheres que tem emprego fixo e pagam, elas mesmas, o shakai hoken.

beijo

odilene disse...

Ola rosana,mto obrigado,eu perg porq li em um link falando sobre isso,q se a dependente estiver gravida O pedido de shussan teatekin deveria ser feito pela empresa em q o marido trabalha,esta na fonte do internacional press.
Bjo

daniela disse...

Oi meu nome e Daniela e estou com uma duvida?
Faz 6 meses que estou trabalhando nessa fabrica e esse mês entrei no Shakai mas por coincidência descobri que estou gravida ! Tenho algum direito ?? Há 5 anos atras paguei o Shakai durante 8 meses, mas fui para p Brasil e retirei o dinheiro lá e quando voltei aqui tmb agora Nw sei se da para juntar ou tem que contar tudo novamente ? Desde já agradeço pela atenção !

Kelly Yamada disse...

Oi Daniela! Como voce entrou este mes no shakai, nao tem direito de receber nada.Tem que ter no minino 6 meses contribuindo.E quando voce recebe algum dinheiro referente ao shakai quando retorna ao Brasil,anula tudo.Comeca a contar do zero novamente.
Beijos!

ayumi disse...

oi

ayumi disse...

oi...gostaria de saber quanto tempo depois de nascer o baby depositan o dinhero shusan teateki

marciotn disse...

oi rosana gostaria muito de saber se eu teria direito a licenca maternidade pelo shakai hoken paguei tres meses de shakai no ano passado e atualmente pago desde dezembro do ano ´passado em agosto de de 2012 nascera meu filho gostaria de saber se terei direito de receber a licenca maternidade desde ja agradeco marina

marciotn disse...

oi rosana gostaria muito de saber se eu teria direito a licenca maternidade pelo shakai hoken paguei tres meses de shakai no ano passado e atualmente pago desde dezembro do ano ´passado em agosto de de 2012 nascera meu filho gostaria de saber se terei direito de receber a licenca maternidade desde ja agradeco marina

Rosana Oshiro disse...

Marina, pela ultima atualização vc não tem direito, porque precisaria ter 1 ano de pagamento do shakai na epoca do parto, sem interrupções e vc não terá. =(

beijo

marciotn disse...

OI ROSANA MUITO OBRIGADA PELA ATENCAO BOM EU SO GOSTARIA DE SABER QUAIS OS DIREITOS QUE EU TERIA DEPOIS DO NASCIMENTO DO MEU BEBE OU RECURSOS QUE PODERIA RECORRER ASSIM COMO O SEGURO DESEMPREGO OU ATE AONDE PODERIA ESTAR UTILIZANDO O SHAKAI HOKEN POIS TRABALHO ATE JUNHO DESTE ANO DESDE JA AGRADECO OBRIGADA

Rosana Oshiro disse...

Marina, você terá direito ao dinheiro do parto, a ajuda do leite a cada 4 meses, e o seguro desemprego vc receberá quando for estiver apta a voltar ao trabalho. Possivelmente na empresa vão te informar o prazo máximo para dar entrada no seguro desemprego. Procure se informar direitinho para não perder.

beijo

Kakazinha disse...

oi rosana meu nome e katya eu queria saber se vc sabe os as regras para poder recebe o dinheiro do shussan ikuji kyuka???aquele dinheiro que o shakai paga depois de 8 semana que o nenem nasce_???tenho mais de um ano de shakai tirei a licencia recebo do hello word mais o dinheiro do shussan ikuji kyuka ainda nau caiu a empreenteira falou que eu nao no padrao para poder receber e sao 350 mil mais ou menos

Kelly Yamada disse...

Katya: a Rosana mora no Brasil agora e acho que ja nao esta por dentro das questoes relacionadas a shakai hoken e ajuda financeira daqui do Japao.Eu moro aqui,mas realmente nao sei muito sobre esses assuntos burocraticos de shakai hoken...o que te aconselho eh buscar informacoes na sua prefeitura,no escritorio do shakai hoken da sua cidade ou no proprio hello work.

Cris.B disse...

olá gostaria de tirar uma duvida,nw faz 1 ano q estou pagando shakai hoken,só em dezembro ira fazer 1ano,mais a data prevista do parto eh dia 27 de setembro,mesmo nw tendo 1ano de shakai eu posso ter esse beneficio de receber?

Mary disse...

oi,engravidei aqui no japao e voltei para o Brasil pra ter o meu bebe.como ainda pagava e pago o kokumin hoken,na prefeitura disseram que terei direito a ajuda do custo do parto e so preciso traduzir o issha no shoumeisho,mas no meu caso seria a certidao de nascimento do bebe?eh o unico documento que comprova o nascimento do bebe no Brasil.La nenhum medico assina,escreve algo tipo que fulano nasceu...

Erica Nishiama disse...

ola, tudo bem!?!?Eu tentei ligar para vcs mas nao consegui. Gostaria de me informar sobre os beneficios. Trabalhei pela empreiteira ate o 8 mes de gestacao. Minha filha nasceu em dezembro de 2011 e ate agora nao me informaram sobre nada e tambem nao recebi nada. A unica coisa que recebi ate agora foi o retorno do valor pago pelo parto e a ajuda do leite paga a cada 4 meses pela prefeitura. O que a empreiteira alegava antes de eu ganhar nenem era que quem tomava conta deste departamento saiu e nao colocaram outra pessoa para cuidar disso. Ontem eu fui ate o escritrorio e eles afirmaram que ja estava feito o deposito eu fui ate o banco para fazer a leitura da caderneta e realmente nao esta sendo feito nenhum deposito. Eles disseram que esta documentacao eh preenchida pelo escritorio e enviada para o hello work, mas eu tbm fui no hello work antes e eles disseram que nao estao sabendo de nada disso. Enfim nada resolvido e continuo sem saber o que eu posso receber. Ontem a noite a moca do escritorio ligou dizendo para eu providenciar um documento chamado RISHOKOHYO para dar entrada no auxilio maternidade, mas pelo que eu li aqui no seu site o nome nao tem nada haver com licença maternidade o nome do beneficio do aux maternidade eu li aqui e se chama SHUSAN TEATEKI esta correto?!?! Gostaria de saber onde eu posso recorrer para ver se ainda posso receber meus beneficios ja que a empreiteira para qual presto servicos nao esta informada sobre o assunto e ate o momento continua mal informada, querendo me fazer de boba dizendo que o que eu tenho a receber eh o seguro desemprego se passando por aux maternidade sendo que ainda sou funcionaria da empresa. Gostaria muito de resolver este problema se puderem me ajudar ficarei muito agradecida. Em outras palavras digo que eh muito ruim ficar gravida em um pais no qual sou leiga nas Leis trabalhistas e nao sei o idioma e infelizmente dependo de brasileiros mau carater que gostam de enganar as pessoas.
Obrigada por fornecer o seu espaco aqui e ajudar as pessoas.

Caah Umino disse...

Olá Kelly
Gostaria de esclarecer minhas duvidas sobre a licença maternidade!
Estou com 5semanas de gestação,meu bebê tah previsto pra nascer em março e eh exatamente quando completo 1 ano na empresa onde trabalho e vou começar a pagar o shakai em agosto,mas,antes disso eu estava como dependente do meu marido!
Será que poderei dar entrada na licença!?
Obrigada desde ja!

Kelly Yamada disse...

Caah Umino:
Ola!Eu realmente estou por fora das leis trabalhistas quanto a licenca maternidade...aconselho a procurar informacao diretamente na prefeitura ou no escritorio do shakai hoken da sua cidade.

Karla disse...

Ola me chamo karla estou gravida de 19 semanas a minha DPP e dia 13/03/2013 completo um ano de fabrica dia 18/01/2013 e completo um ano de shakai so dia 18/03 sera q tenho algum direito ? ja ouvi falar da licenca de um ano sera q terei direito?
Desde ja agradeco imensamente

Lucas Japones disse...

Queria saber se uma garota de 14 anos engravidar de um garoto de 19 anos no japao, daria algum tipo de problema com a lei e etc????

MARIO FALCAÕ disse...

Oi querida gostaria de saber se a gestante dependente tem direito de alguma coisa exceto a ajuda do parto..dede já obrigada..bjos

MARIO FALCAÕ disse...

Oi querida gostaria de saber se a gestante dependente tem direito de alguma coisa exceto a ajuda do parto..dede já obrigada..bjos

Marlon disse...

Lucas JP: O sexo é consentido a partir dos 13 anos no Japão, creio que não teria problema, mas informe-se. E tem uma lei de 1956, um pouco omissa, mas é referente à prostituição.

Priscila ferreira disse...

ola rosana avisei a fabrica ond eu trabalho que estou gravida ai eles mi pedirao pra eu continuar ate onde eu guentar ai queria saber c a fabrica tem ki dar entrada nos papeis agora ou eh so quando eu tiver cm 8 meses?e tbm passo muito mau cm enjoo ai queria saber si por mes tem o tando de dias que vc precisa trabalhar pra poder receber a licenca maternidade

Cantinho do Bordado disse...

Olá pago o shakai hoken um ano e seis meses na empreiteira se eu mudar de serviço para uma outra empreiteira mas pagando shakai hoken lá também , se no caso eu engravidar posso ter o direito ao auxílio maternidade sendo que já tenho pago um ano e seis meses??? Ou eu tenho q pagar um ano tudo de novo para poder engravidar?

evelin disse...

boa tarde eu me chamo evelin eu gostaria de saber se e todo mes que rececebe essa licencia maternidade e essa de que o bebe competa um ano nao estou entendendo se tiver alguem que me possa explicar

evelin disse...

boa tarde eu me chamo evelin eu gostaria de saber se e todo mes que rececebe essa licencia maternidade e essa de que o bebe competa um ano nao estou entendendo se tiver alguem que me possa explicar

Dan Ná Shoji disse...

oi.. estou gravids de gemeos.. e pago somento o kokumin... sera que tenho direito ao auxilio de 1 ano para cuidar dos bebes?

katia nagata disse...

Oi. Meu nome é kátia. Trabalhei até o oitavo mês de gestação (final de junho pois a data prevista do parto era 30 de julho). Recebi o salário de julho e depois só fui receber de novo final de dezembro (lisença maternidade). Pelo q eu li eu tinha o direito de ter recebido mais coisas? Obs: tenho só kokumin e não tenho shakai

claudia moreira marques disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Shella Giovanna disse...

ola meu nome e sheyla e queria tirar uma duvida eu engravide em 2013 e ganhe minha bebe em 2014 recibi todo meu deritos da licemca fique um anho em casa eu pago shakai desde 2011 minha duvida e estou gravida de 4 semanas voltei a trabalhar gravida sera que eu tenho dereito auxilio maternidade sabe aquele que paga de 98 dias desde ja agradesco

Wellania Santos disse...

Oi,meu nome é wellania,trabalho numa empresa aqui no Japão a 2 anos e meio,nunca paguei shakai hoken,estou grávida de 2 meses,a empreiteira falou que para entra no shakai eu teria que pagar o retroativo dos anos que trabalhei,ficando inviável pagar mais de 1milhao de retroativo.Sabe me dizer se estão me enrolando ?fica difícil ter bebê aqui sem seguro maternidade e sem os benefícios do shakai.existe alguma maneira de entrar no plano sem pagar o retroativo? Agradeço.

Tati disse...

Bom dia , meu nome é tatiane e gostaria de saber a diferença entre:
Sansensango kyugyou- licença maternidade産前産後休業

Shusan teatekin- auxilio maternidade
出産手当金

Daniella Ando disse...

Neste período da licença, posso passar um mês no Brasil?

Rejane Reiko Mendes Nakayama Krokosz disse...

Olá Rosana! Estou arrumando as documentações para retornar ao Japão, gostaria de saber se nesse retorno, meu filho que hoje tem 8 anos, terá direito de receber a ajuda, caso afirmativo, ele tem direito de receber os retroativos? Desde já agradeço pela atenção...

langito disse...

Oi tudo bem eu pago Shakai hoken e pedi para q meu parto fosse cesariana eu tenho dinheiro aos 420000 ou não obrigada

@drizumi disse...

Boa tarde Rosana eu tentei ligar neste telefone mas não está funcionando então eu vou ganhar bebê amanhã de parto cesária e a Empreiteira me disse que eu só vou receber o auxílio em agosto ou seja eu saí de licença-maternidade e final de maio e ele diz que vou receber so em agosto a primeira parcela, esta correto a inf? Serao em duas vezes! Se nos papeis que prenchi tinha opcao de receber antes do nascimento, o porque da demora?e a licenca de um ano, e paga todo mes? Gomem tanta pergunta minha linda, amanha e minha cesaria, estou angustiada! Obrigada

@drizumi disse...

Boa tarde Rosana eu tentei ligar neste telefone mas não está funcionando então eu vou ganhar bebê amanhã de parto cesária e a Empreiteira me disse que eu só vou receber o auxílio em agosto ou seja eu saí de licença-maternidade e final de maio e ele diz que vou receber so em agosto a primeira parcela, esta correto a inf? Serao em duas vezes! Se nos papeis que prenchi tinha opcao de receber antes do nascimento, o porque da demora?e a licenca de um ano, e paga todo mes? Gomem tanta pergunta minha linda, amanha e minha cesaria, estou angustiada! Obrigada

@drizumi disse...

Boa tarde Rosana eu tentei ligar neste telefone mas não está funcionando então eu vou ganhar bebê amanhã de parto cesária e a Empreiteira me disse que eu só vou receber o auxílio em agosto ou seja eu saí de licença-maternidade e final de maio e ele diz que vou receber so em agosto a primeira parcela, esta correto a inf? Serao em duas vezes! Se nos papeis que prenchi tinha opcao de receber antes do nascimento, o porque da demora?e a licenca de um ano, e paga todo mes? Gomem tanta pergunta minha linda, amanha e minha cesaria, estou angustiada! Obrigada

Pamela Wagatuma Morando no Japão disse...

Estou grávida de 2meses e meio trabalho em uma indústria de alimentos , e como sinto e enjoos e vômitos , eles querem que eu tire uma licença até melhorar , mais eu não quero tirar agora , pra naonperder a próxima licença de quando ganhar o bb , o que eu faço ?

Postar um comentário

Obrigada por contribuir com seu comentário!
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
Se você tiver alguma pergunta pertinente ao tema do post é mais rápido e fácil ligar para 080-51427945(Japão).
Estamos dispostas a ajudar no que for preciso!