Pular para o conteúdo principal

Amamentar com mamilos planos ou invertidos é possivel?

Siiiiiiiiiiiim!!!!!

A maioria das mulheres antes de ser tornarem mães tem medo de não conseguir amamentar seus filhos por vários motivos e ter mamilos planos ou invertidos, é um deles. Mas isso não impede a amamentação.

Como regra, NÃO É NECESSÁRIO PREPARAR OS SEIOS PARA AMAMENTAÇÃO DURANTE A GESTAÇÃO.

O ideal é passar apenas agua na hora do banho e só. Não estimule, não passe bucha vegetal, não passe creme e nem sabonete.

A pele do mamilo deve ficar o mais grossa possivel e cremes fazem a pele ficar mais sensível.

Durante a gestação, os mamilos vai ficando mais ásperos e escuros, se preparando naturalmente para a sucção do bebê.

Não é necessário também estimular os seios para sair colostro. Ele sairá naturalmente após o parto.

Para as mulheres que tem mamilos planos ou invertidos tem algumas dicas que podem ajudar depois que os bebês nascem para o bico ficar exposto mais rapidamente.

Usar um sutiã furado - Uma boa dica é pegar um sutiã firme e fazer dois buraquinhos bem em cima dos mamilos (vc pode fazer um acabamento de chuleado, como se fosse a casa de um botão.) Ao vestir o sutiã, encaixe os mamilos nesses buraquinhos. (Fica muito sexy! huahuahuahua.) Aos poucos, os mamilos ficarão mais proeminentes. Além de boas gargalhadas, este sutiã produz ótimos resultados!

Sol - Pode-se tomar sol nos mamilos para fortalecer a pele. O sol é um cicatrizante natural, que ajuda a manter os mamilos secos e saudáveis. Mas cuidado para não queimar a pele do peito! Corte dois buracos num sutiã velho e exponha apenas os mamilos ao sol por alguns minutos todos os dias.

Como esses dias não tem muito sol, vc pode utilizar uma lampada proxima ao mamilo, uns 30cm mais ou menos por 5 a 10 minutos, todos os dias.

Dedal - Outra alternativa é encaixar nos mamilos duas metades de bolinha de isopor com um dedal dentro.

Boa pega do bebê - Várias coisas ajudam a preparar os bicos para a amamentação, mas aprendemos que uma das coisas mais importantes é a amamentação com uma pega correta, isto é, com a boca do bebê bem aberta, de frente para o peito, sugando o bico e parte da aréola.

A criança não deve pegar apenas o mamilo; o máximo possível da aréola deve ser colocado na sua boca. O bebê deve ser levado ao peito e não o peito ao bebê.

Para um posicionamento adequado, durante as mamadas, todo o corpo do bebê deve estar voltado para a mãe.

Pensamento positivo e vontade - Um dos ingredientes mais importantes para quem quer amamentar é a vontade de fazê-lo, independente dos palpites alheios e das intercorrências. Insistir na amamentação exclusiva é muito importante. Acreditar na capacidade de fazê-lo também. =)

Muitas mães que passaram por isso relatam que ficaram com o mamilo para fora depois de amamentarem. Outras ficaram com bicos invertidos novamente.

Quando, antes da mamada, o peito estiver muito cheio e o bebê não conseguir pegar-lo, o ideal é fazer uma ordenha e oferecer o leite retirado numa seringa para o bebê (porque esse leite do começo da mamada tem pouca gordura mas é o leite que mata a sede, portanto é importante oferecê-lo). Não precisa ordenhar muito, só ate o bebê conseguir pegar o bico mesmo, de preferencia fazer a ordenha com a mão.

É preciso ter cuidado porque quanto mais você ordenhar, mais leite terá, e corre o risco de ter mastite (leite empedrado).

Uma ultima dica, é usar uma seringa com a ponta cortada. Coloca-se o mamilo dentro da seringa e suga-o até formar o bico, segure a seringa por um momento no peito e em seguida ofereça ao bebê. Isso vai facilitar muito a pega. =)

Para terminar, um video de como fazer a pega de forma correta.

Comentários

  1. Estou aqui pra reforcar mais uma vez,que pra amamentar bastam dois peitos,um bebe(ou dois,ou tres...)e muita,muita forca de vontade da mae.Ela talvez ira encontrar bico invertido,rachaduras,queimacao,mastite,dores nas costas,febre,palpites sem gracas de alguma pessoa,talvez ate palpite absurdo,como por exemplo: q o leite eh fraco...nossa, sao tantas coisas que eu vi e vivenciei com a amamentacao que daria uma lista enorme.Ate comentei com vc,neh Ro?Achei mais dificil amamentar que parir!Aguento tranquila e calma outro parto,mas amamentar no inicio achei penoso.MAS,compensou.Ate hoje amamento e passaria tudo de novo.Tem q ter VONTADE.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá Ro, estou aqui, firme e forte, amamentando meu tourinho, Heitor, com muito gosto... ele está hoje com 5 meses e 10 quilos só com amamentaçao exclusiva...!E olha que eu estou trabalhando desde os dois meses dele, mas nao arredo o pé, sempre fiz questao de amamentar meus filhotes acima de qualquer comentario, preconceito ou circunstancia...Queria te mandar umas fotinhos dele, pra onde eu mando? Bem, um super beijo pra vc, com muita saudade dos nosos bate-papos...
    Patricia Martins (desde Arequipa- Perú)

    ResponderExcluir
  3. olha essas informações acima me deixaram bem mais tranquila agora, ja estava pensando em comprar aquele tira leite que suga tudo pra tentar estimular o bico a sair pra fora! Imaginei que fosse doer mais preferiria que doesse agora do que não conseguir amamentar.. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Legla esse post, gostei! Olha, fica uma dica: minha mulher teve esse problema de mamilo invertido e pra amamentar nosso filho ela utilizou um daqueles niplette
    sabem? Ajudou bastante!

    Parabéns pelo blog :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por contribuir com seu comentário!
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
Estamos dispostas a ajudar no que for preciso!

Postagens mais visitadas deste blog

Parir sorrindo

Para quem já viu é sempre bom rever, para quem não viu e acredita que parto é a pior coisa do mundo, ta aqui a prova de que, com bons profissionais e pessoas dispostas a ajudar, o parto pode ser uma experiência de muito prazer! Muito lindo!

Homeopatia e Alopatia: você sabe a diferença?

Por Rosana Oshiro O momento em que a doença afeta nossos filhos é o de maior preocupação para nós que somos pais e mães. Logo queremos levá-los ao médico para que receite algum medicamento que os livre "daquele mal". Já falamos aqui e aqui sobre a febre, e o hoje vou falar de duas principais formas de tratamento de doenças infantis: Homeopatia e Alopatia. Você sabe a diferença entre elas? Quando ouvi falar sobre homeopatia pela primeira vez, imaginei ser algo como "remédio de curandeiro" ou uma "simpatia" e nem dei muita bola...huahuahuahuahuauha Conversando, certa vez, como amiga que cursava faculdade de "Farmácia" ela me explicou de forma simples e clara que: - Homeopatia é o tratamento feito com substâncias "iguais" às da doença, buscando combater a doença como um todo. - Alopatia é o tratamento feito com substâncias "opostas" às da doença, que busca combater os sintomas das doenças. Depois, pesquisando mais e lendo sobr

Licença maternidade no Japão

É comum as mulheres trabalhadoras não conhecerem seus direitos e deveres quando gravidas no Japão. Recentemente, recebi várias instruções no curso de japonês que realizei pela JICE e gostaria de passar para as que estão em duvidas de seus direitos. Vou escrever por tópicos de forma bem clara e simples, caso alguém tenha alguma duvida, pode me escrever pela guia de contato ou deixar seu comentário no post que terei prazer em esclarecer. Vamos lá! - Como já disse em uma postagem anterior, toda mulher gravida no Japão, que não tem o hoken (Shakai ou kokumin) deve providenciá-lo o mais rapido possível, porque só através dele é possível receber os benefícios que a lei concede. - A mulher que trabalha, há mais de 1 ano com o mesmo empregador (se for empreiteira pode ter mudado de empresa), e tem o Shakai Hoken há mais de 1 ano também, tem direito a licença maternidade remunerada em 60% de seu salário normal, durante o período da licença. - O periodo de licença é de aproximadamente 98 dias,