Pular para o conteúdo principal

O pesadelo da dentição

A grande maioria dos cuidadores, sejam mães, pais, avós, babás, percebem quando um dentinho está para nascer. E quase nunca é porque perceberam a gengiva inchada quando foram limpar com gaze ou paninho.

Existem inúmeros sintomas que levam todos a perceberem a dentição vindo: bebê irritado, chorão, com o sono picado, mordendo tudo, babando horrores, sem apetite. Às vezes, um pouco de febre. Pode até haver uma assadura leve nas bochechas, pescoço e braços/mãos, por causa da salivação excessiva.

Mas, atenção: febre alta não é por causa da dentição. Vale checar com o pediatra.

A gente tem como ajudar o bebê a passar por essa fase sem usar remédios calmantes, pomadas e afins. Mas a gente ainda precisa passar pelo mais difícil, que é ver nosso bebezinho sofrer e não ter como fazer parar. Acreditem, passa. E eles saem fortalecidos disso.

Agora vamos às alternativas! Oferecer talo de salsão, agrião, essas verduras bem fibrosas (que não vão se quebrar na boca do bebê) bem geladinhas para eles morderem. Alivia bastante a dor/coceira da gengiva e acalma bem o bebê, pelo menos enquanto ele está mastigando. Um mordedor serve, mas EU prefiro dar alguma coisa que libere nutrientes na boquinha do bebê, e não algo que libere bisfenol-A, que vaze líquidos estranhos (porque, sim, alguns bebês conseguem furar os mordedores com líquido dentro) ou que solte pedaços de tinta/plástico/borracha…. Não cortem pequeno. Ofereçam, por exemplo, o talo do salsão inteiro, só bem lavado, sem as folhas. O mesmo com o agrião. É melhor o bebê enfiar o talão na boca e vomitar do que ele engolir um pedaço e engasgar.

Enrolar gelo picado em uma fraldinha de algodão, amarrar bem e dar para o bebê também ajuda. Mas tem que tomar cuidado e tirar da boca de tempos em tempos, senão queima.
Massagear a gengiva com um paninho molhado em água bem gelada é ótimo para fazer a limpeza e antes do soninho. Mas só tome cuidado para não tomar uma mordida daquelas.

O bebê fica com esse instinto meio canibal, mesmo. Quer morder, porque pressiona a gengiva, aliviando a coceira, a dor. Eles mordem. Mordem o seio, na amamentação, mordem a mão, a perna, a boca, a bochecha, o tornozelo…. Mordem até eles mesmos (e depois ficam inconsoláveis).
A única coisa que a gente pode fazer quanto a isso é falar sério. E até bebês bem pequenos entendem quando a gente fica bravo, triste, feliz. Diz, com a expressão séria e triste:
- Morder a mamãe/papai/vovó não pode. Machuca e eu fico triste.
Ou algo do tipo.
Eles podem morder de novo. E a gente diz de novo. E de novo. E de novo.

Sempre com muita paciência, porque quem está sofrendo são eles, não nós.

Dar muito colo, muito carinho. Conversar. E aceitar que essas mordidas são fase, que passam rápido demais e logo a gente esquece. Palavra de quem passou por tudo isso três vezes e precisou de muito Google para lembrar de tudo isso.

Comentários

  1. Ai Thá, sobre a febre... sei não. Bruninho teve febre e diarréia todas as vezes que nasciam dentes...
    Eu dava cenoura pra ele morder. geladinha, ele passava horas mordendo.
    Hoje, graças a Deus ele tem os dentinhos saudáveis, escova sempre e tem um sorrisão escancarado, mas que me deu muito trabalho, ahhh deu. hehehe.

    ResponderExcluir
  2. Socorro!!!!Estou toda mordida!Meu marido diz que tenho dois cachorrinhos!!Meu bebe e a cadelinha de estimacao!hauahuauahaua
    Falando serio, essa fase de denticao esta fogo!Da uma pena de ver ele sofrendo!Mas espero q passe logo...valeu pelas dicas!

    ResponderExcluir
  3. Nossaaaa adorei esse post, alias tem me ajudado muito, ta dificil, ela chora, quase não dorme alias quase não dormimos, rsrsrs, to só o pó, pesquisei sobre isso, e agora no materna japão entendi o que se passa com ela. Obrigada

    ResponderExcluir
  4. como sao doloridas essas mordidas nos peitos!!! e q dentinhos afiados eles tem né!!!! tomara q passe logo mesmo pois minha filha ainda esta só no começo da dentição, ainda só saiu os 2 inferiores... ai ai ai qdo sair os superiores!!! :X

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por contribuir com seu comentário!
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
Estamos dispostas a ajudar no que for preciso!

Postagens mais visitadas deste blog

Parir sorrindo

Para quem já viu é sempre bom rever, para quem não viu e acredita que parto é a pior coisa do mundo, ta aqui a prova de que, com bons profissionais e pessoas dispostas a ajudar, o parto pode ser uma experiência de muito prazer! Muito lindo!

Homeopatia e Alopatia: você sabe a diferença?

Por Rosana Oshiro O momento em que a doença afeta nossos filhos é o de maior preocupação para nós que somos pais e mães. Logo queremos levá-los ao médico para que receite algum medicamento que os livre "daquele mal". Já falamos aqui e aqui sobre a febre, e o hoje vou falar de duas principais formas de tratamento de doenças infantis: Homeopatia e Alopatia. Você sabe a diferença entre elas? Quando ouvi falar sobre homeopatia pela primeira vez, imaginei ser algo como "remédio de curandeiro" ou uma "simpatia" e nem dei muita bola...huahuahuahuahuauha Conversando, certa vez, como amiga que cursava faculdade de "Farmácia" ela me explicou de forma simples e clara que: - Homeopatia é o tratamento feito com substâncias "iguais" às da doença, buscando combater a doença como um todo. - Alopatia é o tratamento feito com substâncias "opostas" às da doença, que busca combater os sintomas das doenças. Depois, pesquisando mais e lendo sobr

Licença maternidade no Japão

É comum as mulheres trabalhadoras não conhecerem seus direitos e deveres quando gravidas no Japão. Recentemente, recebi várias instruções no curso de japonês que realizei pela JICE e gostaria de passar para as que estão em duvidas de seus direitos. Vou escrever por tópicos de forma bem clara e simples, caso alguém tenha alguma duvida, pode me escrever pela guia de contato ou deixar seu comentário no post que terei prazer em esclarecer. Vamos lá! - Como já disse em uma postagem anterior, toda mulher gravida no Japão, que não tem o hoken (Shakai ou kokumin) deve providenciá-lo o mais rapido possível, porque só através dele é possível receber os benefícios que a lei concede. - A mulher que trabalha, há mais de 1 ano com o mesmo empregador (se for empreiteira pode ter mudado de empresa), e tem o Shakai Hoken há mais de 1 ano também, tem direito a licença maternidade remunerada em 60% de seu salário normal, durante o período da licença. - O periodo de licença é de aproximadamente 98 dias,