Pular para o conteúdo principal

Seu filho é educado?

Recentemente, numa lista de debate sobre educação infantil, uma mãe comentou que tinha um sobrinho "muito mal educado", que não recebia presentes oferecidos a ele, não dizia bom dia, não abraçava ninguém, entre outras atitudes reprováveis, enquanto a mãe não fazia absolutamente nada a respeito.

Dizia ela também que ensinava seu filho a respeitar sempre, cumprimentar, abraçar e etc.

Eu penso que é ensinar a criança a ser educada é uma coisa, forçar a barra com a criança para ela satisfazer "o outro" é diferente né?

Vou explicar:

Eu era do tipo que achava que criança educada TINHA que comprimentar, falar com as pessoas, receber os presentes mesmo que não gostasse, abraçar, beijar sempre que alguém pedisse, etc. Com o tempo, e ouvindo a experiencia de outras mães, eu fui revendo meus conceitos.

Eu cresci, sempre, muito preocupada com "o que os outros vão pensar do que falei, do que fiz, do meu jeito" e hoje faço muita terapia para lidar com isso.

A criança ser educada, para mim hoje, é ela RESPEITAR aos outros e ponto final.

Se meu filho respeita o espaço do outro, o momento do outro, a personalidade, o jeito do outro, eu considero ele educado. É isso que eu ensino para os meus filhos.

Por outro lado, eu não forço mais a barra com eles quando estão com sono, doentinhos ou num dia de mal-humor ou animados demais com as brincadeiras. Eles são crianças e precisam de respeito também nos seus momentos! Eu sei que tem gente que não entende isso e acha que a criança tem que satisfazer as vontades dos adultos sempre.

Eu sei que tem mães que NUNCA forçam a barra e imagino que tem que ter muito peito para bancar esse tipo de "educação", onde a mãe deixa o filho SER AUTENTICO SEMPRE. É uma escolha pessoal que eu acho que a gente não deve julgar!

Eu sei que talvez o caso apresentado no inicio desse post não seja de uma mãe que deixa o filho ser autentico com seus sentimentos, mas de qualquer forma é preciso respeitar a escolha daquela mãe porque ela tem seus motivos para pensar/agir assim.

Muitas vezes também, a gente não conhece a história da outra pessoa, e o nosso "olhar de julgamento" acaba impedindo a pessoa a falar sobre suas escolhas de forma clara, impedindo o diálogo e talvez uma mudança de postura (aqui entraria a CNV = Comunicação Não Violenta).

Eu gosto muito de debater assuntos assim porque sempre encontro gente que pensa diferente de mim e isso me faz repensar minhas escolhas o tempo todo. Acabo tendo certeza de umas coisas e vou mudando outras, e assim me sinto evoluindo como mãe e também como ser humano.

Penso que a gente precisa mesmo é cuidar dos nossos filhos dentro daquilo que consideramos importante para o futuro deles, (e dentro dos nossos limites também) mas sempre respeitando a individualidade de cada um, a personalidade, o momento e acredito que é respeitando nossos pequenos que ensinamos também o que é respeito.

Comentários

  1. Falou e disse, Rosana. Eu concordo com você! Não existe a mãe "boa", a mãe perfeita... Mas existe a mãe dedicada, e é isso que importa/que faz diferença.
    Digo isso porque realmente tem mãe que não tá nem aí MESMO.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post! Quando o Henrique tinha 4 anos minha tia chegou em casa com uma presente de aniversário para ele e falou assim: se vc não gostar eu troco, tá bom? Ele abriu o presente (uma moto de fricção) e falou: não gostei, vc troca? Minha tia saiu daqui chorando dizendo que meu filho era uma criança má que magoava as pessoas e que eu devia educá-lo melhor! Ficou de julho até outubro sem falar comigo. E o Henrique ficou chorando no dia que ela foi embora levando o presente dele de volta. Em outubro ela trouxe a moto de volta e outro presente que ela sabia que ele estava querendo... Sem comentários, né? TEm adulto que acha que criança educada é criança que o agrada sempre, como vc mesma falou!!!!

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Rosana, adorei seu post! Também acho que é por aí: dar exemplo, ensinar a ser "polido" (no sentido de dizer por favor, obrigado etc.) mas nem por isso achar que a criança tem a obrigação de estar sempre sorridente, abraçar, beijar etc. Eles têm fases, tem dias ruins e pronto, ué? As pessoas é que gostam de idealizar a "criança perfeita" que, não por coincidência, é sempre aquela que faz tudo conforme se espera dela. E haja terapia pra gente se livrar dessas expectativas ;-)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Puxa, hoje este post me fez refletir não como mãe, mas também como ser humano, e vejo que ainda tenho muito a aprender beijossssssss

    ResponderExcluir
  5. Olha, já pensei que educar era a criança fazer tudo o que eu ou os outros quisessem e hoje vejo que não dá para ser assim. A maternidade ensina que cada ser é independente e que criança também tem posicionamento.
    www.adoteoamor.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por contribuir com seu comentário!
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
Estamos dispostas a ajudar no que for preciso!

Postagens mais visitadas deste blog

Parir sorrindo

Para quem já viu é sempre bom rever, para quem não viu e acredita que parto é a pior coisa do mundo, ta aqui a prova de que, com bons profissionais e pessoas dispostas a ajudar, o parto pode ser uma experiência de muito prazer! Muito lindo!

Homeopatia e Alopatia: você sabe a diferença?

Por Rosana Oshiro O momento em que a doença afeta nossos filhos é o de maior preocupação para nós que somos pais e mães. Logo queremos levá-los ao médico para que receite algum medicamento que os livre "daquele mal". Já falamos aqui e aqui sobre a febre, e o hoje vou falar de duas principais formas de tratamento de doenças infantis: Homeopatia e Alopatia. Você sabe a diferença entre elas? Quando ouvi falar sobre homeopatia pela primeira vez, imaginei ser algo como "remédio de curandeiro" ou uma "simpatia" e nem dei muita bola...huahuahuahuahuauha Conversando, certa vez, como amiga que cursava faculdade de "Farmácia" ela me explicou de forma simples e clara que: - Homeopatia é o tratamento feito com substâncias "iguais" às da doença, buscando combater a doença como um todo. - Alopatia é o tratamento feito com substâncias "opostas" às da doença, que busca combater os sintomas das doenças. Depois, pesquisando mais e lendo sobr

Licença maternidade no Japão

É comum as mulheres trabalhadoras não conhecerem seus direitos e deveres quando gravidas no Japão. Recentemente, recebi várias instruções no curso de japonês que realizei pela JICE e gostaria de passar para as que estão em duvidas de seus direitos. Vou escrever por tópicos de forma bem clara e simples, caso alguém tenha alguma duvida, pode me escrever pela guia de contato ou deixar seu comentário no post que terei prazer em esclarecer. Vamos lá! - Como já disse em uma postagem anterior, toda mulher gravida no Japão, que não tem o hoken (Shakai ou kokumin) deve providenciá-lo o mais rapido possível, porque só através dele é possível receber os benefícios que a lei concede. - A mulher que trabalha, há mais de 1 ano com o mesmo empregador (se for empreiteira pode ter mudado de empresa), e tem o Shakai Hoken há mais de 1 ano também, tem direito a licença maternidade remunerada em 60% de seu salário normal, durante o período da licença. - O periodo de licença é de aproximadamente 98 dias,