Pular para o conteúdo principal

Riscos: culpa de quem?

Sempre ouço de quem não aceita o parto domiciliar que os riscos não valem a pena.
E eu sempre pergunto: que riscos?
Ninguém sabe. A resposta é sempre única, a mesma, sempre: de dar alguma coisa errada e não dar tempo de ir ao hospital.

Pode ser a pessoa mais informada do mundo que, quando decide não querer um parto domiciliar, sempre bota a culpa em quem? Nos riscos absurdos de um parto em casa.

Agora, parto natural é parto natural, certo? Seja em casa, seja na clínica, seja no hospital, seja no meio da rua, no ônibus. Os riscos são os mesmos, certo? É o mesmo parto.
Em hospital, o risco de uma infecção hospitalar é maior que em casa. Em muios hospitais, você não pode andar, sentar, gritar, mudar de posição. Também é maior a chance de você ter alguma intervenção, que sempre leva a outra, e a outra..... E muitas vezes, acaba em cesárea por um bebê em sofrimento, uma mãe que não aguenta mais sofrer (porque um parto cheio de intervenções é sofrido).
Mas se acontecer alguma coisa, você já está no hospital, certo?

Em um parto natural, a mulher sabe quando tem alguma coisa errada. Simplesmente sabe. A gente sente. Não precisa ficar deitada pra ver batimentos fetais. Não precisa de exame de toque a cada hora. Não precisa de sorinho.
O corpo sempre dá sinais de que tem alguma coisa errada ANTES da coisa realmente acontecer. Dá tempo de sair de casa e ir ao hospital.
Claro, ocorrem fatalidades.

Mas fatalidades que acontecem em casa e no hospital. Tanto em casa, quanto em hospital. Tanto em partos naturais quanto em cesáreas.
Quando acontece alguma coisa em um parto domiciliar, essa coisa aconteceria em qualquer outro lugar. Na grande maioria das vezes.

A grande diferença é quem assume a "culpa". No hospital, é culpa do médico, do hospital, da equipe, da limpeza, do que quer que seja. Em casa, quem assume? Os pais.

Por isso, quando a gente opta por um parto domiciliar (assistido ou unassited), a gente precisa ter certeza de que esse é o melhor caminho. Não é para qualquer pessoa (só gestantes de baixo risco). É para quem quer, quem sabe que é o melhor.

Comentários

  1. Concordo plenamente!!!

    hoje em dia a cesária se tornou um fato tão comum e banal porque simplesmente as mulheres modernas abriram mão de assumir a sua responsabilidade sobre a MATERNIDADE!!! é muito mais fácil delegar esta responsabilidade para terceiros não é mesmo???

    Tem que "ter muito peito" e ser muito bem decidida e informada para ter um parto domiciliar e eu me orgulho em dizer que eu escolhi viver esta experi~encia e não me arrependo em nada!!! foi uma coisa das experiências mais maravilhosas que já vivi...

    Quer saber como foi meu parto em casa???

    acesse meu blog:

    http://janahinaborges.blogspot.com/2011/03/o-parto-do-enzo-natural-e-em-casa.html

    ResponderExcluir
  2. Olá amigas meu primeiro filho foi de cesárea tanto eu como meu Medico queríamos parto normal.sofri doze horas e meia tive que fazer as pressas então. Meu filho estava enrolado no cordão umbilical. Por isso nao nascia. Então Tenho medo q acontece novamente alguma coisa por isso vou querer cesárea novamente.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por contribuir com seu comentário!
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
Estamos dispostas a ajudar no que for preciso!

Postagens mais visitadas deste blog

Parir sorrindo

Para quem já viu é sempre bom rever, para quem não viu e acredita que parto é a pior coisa do mundo, ta aqui a prova de que, com bons profissionais e pessoas dispostas a ajudar, o parto pode ser uma experiência de muito prazer! Muito lindo!

Homeopatia e Alopatia: você sabe a diferença?

Por Rosana Oshiro O momento em que a doença afeta nossos filhos é o de maior preocupação para nós que somos pais e mães. Logo queremos levá-los ao médico para que receite algum medicamento que os livre "daquele mal". Já falamos aqui e aqui sobre a febre, e o hoje vou falar de duas principais formas de tratamento de doenças infantis: Homeopatia e Alopatia. Você sabe a diferença entre elas? Quando ouvi falar sobre homeopatia pela primeira vez, imaginei ser algo como "remédio de curandeiro" ou uma "simpatia" e nem dei muita bola...huahuahuahuahuauha Conversando, certa vez, como amiga que cursava faculdade de "Farmácia" ela me explicou de forma simples e clara que: - Homeopatia é o tratamento feito com substâncias "iguais" às da doença, buscando combater a doença como um todo. - Alopatia é o tratamento feito com substâncias "opostas" às da doença, que busca combater os sintomas das doenças. Depois, pesquisando mais e lendo sobr

Licença maternidade no Japão

É comum as mulheres trabalhadoras não conhecerem seus direitos e deveres quando gravidas no Japão. Recentemente, recebi várias instruções no curso de japonês que realizei pela JICE e gostaria de passar para as que estão em duvidas de seus direitos. Vou escrever por tópicos de forma bem clara e simples, caso alguém tenha alguma duvida, pode me escrever pela guia de contato ou deixar seu comentário no post que terei prazer em esclarecer. Vamos lá! - Como já disse em uma postagem anterior, toda mulher gravida no Japão, que não tem o hoken (Shakai ou kokumin) deve providenciá-lo o mais rapido possível, porque só através dele é possível receber os benefícios que a lei concede. - A mulher que trabalha, há mais de 1 ano com o mesmo empregador (se for empreiteira pode ter mudado de empresa), e tem o Shakai Hoken há mais de 1 ano também, tem direito a licença maternidade remunerada em 60% de seu salário normal, durante o período da licença. - O periodo de licença é de aproximadamente 98 dias,