10 de março de 2011

5 perguntinhas para saber se seu médico é "cesarista"

Alguns médicos se fazem de bonzinhos e dizem que "fazem parto normal" para atrair clientes aos seus consultórios, quando na verdade eles só "assistem" partos normais de mulheres que chegam no hospital no expulsivo!

Primeiro que quem faz o parto não é o médico é a mulher, se o médico diz que "faz normal" sinal de que será cesárea na certa. =/

Depois, a grande maioria desses médicos atende por convênio é quer garantir o máximo de retorno das seguradoras então nem se preocupam com suas pacientes.

Se você pretende de fato ter um parto normal, sem riscos desnecessários para o seu bebê, seguem 5 perguntinhas básicas para verificar se o seu obstetra tá na mesma sintonia que você:

1) Doutor, quais as chances de eu ter um parto normal?

Resposta certa: 90%, pelo menos;

Resposta errada: ainda não dá pra saber, depende de como o parto vai caminhando, porque se der algum problema, não posso deixar você e seu filho morrerem, a gente só sabe na hora mesmo...


2) Doutor, quanto tempo dá pra esperar depois da bolsa romper?

Resposta certa: até 96 horas (4 dias), de acordo com o protocolo inglês, ou até 24 horas de acordo com os protolos mais conservadores, desde que o seu bebê esteja bem. Talvez a gente tenha que administrar um antibiótico se depois de 6 horas de bolsa rompida você não tiver entrado em trabalho de parto. E se você não entrar em trabalho de parto espontaneamente após esse prazo, a gente tem que induzir.

Resposta errada: 4 horas, 6 horas no máximo, senão o bebê pode pegar uma infecção mortal!!! E nem adianta induzir. Não nasceu em 6 horas, não nasce mais, pode fazer cesárea!


3) Doutor, a anestesia não dá problema no parto?

Resposta certa: ela pode atrasar um pouco o parto e aumentar a chance do uso de fórceps. Eu prefiro que a gente deixe a decisão para o mais tarde possível. E se o parto puder ser sem anestesia, melhor ainda!

Resposta errada: não! Hoje em dia a anestesia é super segura, feita bem embaixo para você poder ter todas as sensações, mas não sentir a dor. Eu mesmo só faço parto normal com anestesia, porque não gosto de ver paciente minha sofrendo...


4) Doutor, e se passar de 40 semanas?

Resposta certa: a gente vai esperando e monitorando o bem-estar do bebê, pois nunca aconteceu de um bebê ficar na barriga até a infância. Uma hora tem que nascer. Se a gente vê que lá dentro não está tão seguro, então a gente induz (estimula as contrações uterinas). Mas isso dificilmente acontece antes de entrar na 42ª semana.

Resposta errada: a gente induz quando completar 40 semanas, porque depois disso o bebê pode morrer dentro da sua barriga... ou pior... bom, senão entrou em trabalho de parto até 40 semanas, é porque não vai mais entrar. Tem que ser por cesárea mesmo.


5) Doutor, a cesárea é arriscada?

Resposta certa: veja bem, a cesárea é uma cirurgia e tem os riscos de uma cirurgia. O parto vaginal não corta seu abdômen, não há grandes perdas sangüíneas, é um processo fisiológico e de rápida recuperação. A cesárea é uma cirurgia cada vez mais segura, mas ainda assim traz 4 vezes maior taxa de mortalidade do que um parto normal.

Resposta errada: não, hoje em dia a cesárea está superdesenvolvida e quando acontece alguma coisa é muito simples corrigir. E geralmente essas histórias que a gente ouve de cesáreas que deram problema, foi por imperícia de alguém. Eu mesmo nunca tive um problema mais sério fazendo cesárea. Mesmo as hemorragias, choques e convulsões foram resolvidos com alguns procedimentos.

Agora é com você!

Por Ana Cristina Duarte, parteira e Dr. Jorge Kuhn, médico obstetra

7 comentários:

Manuela disse...

Muito util!
Queria eu que as gravidas se dessem ao trabalho de enxergar a cesária dessa forma1
Infelizmente é mais comodo arriscar a sua vida e a do bebe numa cirurgia do que deixar a natureza agir!

Daniela disse...

Oi Rosana...Eu tive cesarea não por opção,aqui no Jp só em último caso mesmo...meu Keigo não conseguiu passar pela minha bacia,foi feita cesárea de emergencia.Graças a Deus deu tudo certo!

que tal um post sobre hipotireoidismo congenito?
bjs!
Dani Arashida

Ana Paula disse...

Amei as perguntas... Gostaria muitooooo de ter normal... mas tenho dois grandes problemas aqui em Brasilia. Primeiro: Não se encontra nenhum medico (fora rede publica) que responda de forma a explicar/responder como acima, sobre o parto normal... logo não fazem... Estou com 6 meses de gestação já passei por varios medico e nenhum, absolutamente nenhum me insetivou a fazer o parto normal, mesmo sem sabem do segundo problema, que é o fato de eu estar com pouco liquido. Acabei por escolher um medico renomado apenas para não ficar sem opção caso necessário a cesária. Porém por conta e risco até o momento que eu puder adiar levarei minha gestação para o parto normal. Fiquei mais animada depois de saber que eu mesmo nasci de parto normal e com pouco liquido.
Agradeço a ajuda e podem ter certeza de que mesmo não sendo medica insetivo o parto normal sempre que posso com amigas gestantes ou futuras gestantes rs.

Janahina Borges disse...

Infelizmente não tinha vc amiga para me orientar antes de eu ter feito a cesária no meu primeiro parto... caí de patinha na velha desculpa de "não houve dilatação"!!!

Mas graças a vc também desta vez no meu segundo parto tudo foi diferente...


Bjsss

Line Sena disse...

Adorei o post.
A Ana Cris é ótima!

Acho que vou postar no meu blog tbm, afinal, acho super importante ensinar como identificar os cesaristas de plantão!
Tem muita gestante inocente, que não se informa e acredita em tudo o que o médico diz.

Bjocas!

Neneka disse...

Bom dia, meninas, desde criança qd sonhava em ser mãe, eu dizia q ia ter cesária, minha mãe, minhas irmãs e minha cunhada, todas tiveram cesária. Não sei o caso de todas mas minha irmã não dilatava, e a sobrinha começou a evacuar dentro da barriga, e qd chega ao ponto da criançacomer isso, ela morre. Ontem conversando com meu marido a prima dele perdeu um bb pq deixaram ele tempo demais na barriga dela esperando a dilatação. até onde sei essas coisas a gente não preve. Como eu tenho certeza de q não passou tempo demais... Eu estou grávida agora, e como toda grávida, a gente fica sensível e insegura sobre qualquer coisa q possa vir a fazer mal ao nosso bbzinho. Aqui no Brasil muitos são extremistas qt a cesária, nos EUA por exemplo forçam ao máximo um parto normal. Não temos um equilíbrio? Afinal de contas Papai do Céu nos fes mulheres perfeitas, mas tb não deu nteligência aos homens?

Neneka disse...

Bom dia, meninas, desde criança qd sonhava em ser mãe, eu dizia q ia ter cesária, minha mãe, minhas irmãs e minha cunhada, todas tiveram cesária. Não sei o caso de todas, mas minha irmã não dilatava, e a sobrinha começou a evacuar dentro da barriga, e qd chega ao ponto da criança comer isso, ela morre. Ontem conversando com meu marido, a prima dele perdeu um bb pq deixaram ele tempo demais na barriga dela esperando a dilatação. Até onde sei essas coisas a gente não preve. Como eu tenho certeza de q não passou tempo demais??? Eu estou grávida agora, e como toda grávida, a gente fica sensível e insegura sobre qualquer coisa q possa vir a fazer mal ao nosso bbzinho. Aqui no Brasil muitos são extremistas qt a cesária, nos EUA por exemplo forçam ao máximo um parto normal. Não temos um equilíbrio? Afinal de contas Papai do Céu nos fez mulheres perfeitas, mas tb não deu inteligência aos homens?

Postar um comentário

Obrigada por contribuir com seu comentário!
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
Se você tiver alguma pergunta pertinente ao tema do post é mais rápido e fácil ligar para 080-51427945(Japão).
Estamos dispostas a ajudar no que for preciso!