Pular para o conteúdo principal

Educação gratuita e de qualidade para crianças estrangeiras no Japão

Falta de dinheiro não é mais motivo para as crianças estrangeiras de Tamamura (Gunma) deixarem de estudar. Até o mês de março deste ano, o Instituto de Pesquisas para Educação Multilíngue, por meio da Escola da Comunidade Internacional (ICS, na sigla em inglês) oferece aulas gratuitas, de segunda a sabádo, para alunos de 6 a 15 anos de idade. O programa, batizado de Raibow Bridge/Niji no Kakehashi, é uma parceria do intituto com o governo japonês. "Seria um suporte gratuito do Ministério da Educação Japonês para ajduar crianças estrangeiras que estão sem frequentar a escola", explicam os coordenadores.

Mas do que aulas de lingua japonês, o programa conta com aulas de música, artes, educação física, ciências, estudos sociais e história e, ainda, matemática e aulas da língua materna do aluno, sempre, com atividades práticas. O programa oferece também auxilio nas tarefas escolares para quem está na escola japonesa.

O instituo de Pesquisa para Educação Multilingue é legalmente registrado como uma organização sem fins lucrativos (NPO, na sigla em inglês), na região de Gunma desde dezembro de 2000. Mantém a escola ICS, formada por diretores e funcionários multilíngues, para promover a diversidade cultural. É a primeira escola do Japão a oferecer educação de imersão em inglês, português e japonês e aoo contrário das demais escolas internacionais, não segue o sistema educacional de nenhum país, mas uma mistura da escola brasileira, da japonesa e da americana.
_________________________________________________________________
Programa ICS Rainbow Brigde
Local: Escola da Comunidade Internacional (ICS)
Endereço: 370-1104, Gunma-ken, Sawa-gun, Tamamura-machi, Kami-fukushima 744-2
Telefone: 0270-658795 (atendimento em 5 idiomas incluindo o português)
Site: http://www5.ocn.ne.jp/~meri/portugues.htm
Data: até 31 de março
Público Alvo: estrangeiros de 6 a 15 anos
Horário: segunda à sexta, das 9h às 17h30; sábado das 9h as 17h (período integral das 9h às 14h30; meio periodo das 16 as 17h30; classe de sábado das 9h às 17h)
Aos sábados: aconselhamento psicológico em japonês e na língua materna do alundo (com hora marcada).

Fonte: Revista Alternativa

Comentários

  1. Olá! gostaria de pedir autorização para postar o selo de vcs no meu blog! Grata Conceição
    meu blog é diariodomauricio.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por contribuir com seu comentário!
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
Estamos dispostas a ajudar no que for preciso!

Postagens mais visitadas deste blog

Parir sorrindo

Para quem já viu é sempre bom rever, para quem não viu e acredita que parto é a pior coisa do mundo, ta aqui a prova de que, com bons profissionais e pessoas dispostas a ajudar, o parto pode ser uma experiência de muito prazer! Muito lindo!

Homeopatia e Alopatia: você sabe a diferença?

Por Rosana Oshiro O momento em que a doença afeta nossos filhos é o de maior preocupação para nós que somos pais e mães. Logo queremos levá-los ao médico para que receite algum medicamento que os livre "daquele mal". Já falamos aqui e aqui sobre a febre, e o hoje vou falar de duas principais formas de tratamento de doenças infantis: Homeopatia e Alopatia. Você sabe a diferença entre elas? Quando ouvi falar sobre homeopatia pela primeira vez, imaginei ser algo como "remédio de curandeiro" ou uma "simpatia" e nem dei muita bola...huahuahuahuahuauha Conversando, certa vez, como amiga que cursava faculdade de "Farmácia" ela me explicou de forma simples e clara que: - Homeopatia é o tratamento feito com substâncias "iguais" às da doença, buscando combater a doença como um todo. - Alopatia é o tratamento feito com substâncias "opostas" às da doença, que busca combater os sintomas das doenças. Depois, pesquisando mais e lendo sobr

Licença maternidade no Japão

É comum as mulheres trabalhadoras não conhecerem seus direitos e deveres quando gravidas no Japão. Recentemente, recebi várias instruções no curso de japonês que realizei pela JICE e gostaria de passar para as que estão em duvidas de seus direitos. Vou escrever por tópicos de forma bem clara e simples, caso alguém tenha alguma duvida, pode me escrever pela guia de contato ou deixar seu comentário no post que terei prazer em esclarecer. Vamos lá! - Como já disse em uma postagem anterior, toda mulher gravida no Japão, que não tem o hoken (Shakai ou kokumin) deve providenciá-lo o mais rapido possível, porque só através dele é possível receber os benefícios que a lei concede. - A mulher que trabalha, há mais de 1 ano com o mesmo empregador (se for empreiteira pode ter mudado de empresa), e tem o Shakai Hoken há mais de 1 ano também, tem direito a licença maternidade remunerada em 60% de seu salário normal, durante o período da licença. - O periodo de licença é de aproximadamente 98 dias,