Pular para o conteúdo principal

Gravidez no Japão

Assim que a gente vê as duas listrinhas no teste da farmácia é um susto:

- Óh meu Deus! To gravida aqui do outro lado mundo! E agora, o que fazer?

Falar de gravidez já é tabu, aqui no Japão então, o negócio fica pelo menos "esquisito".

A maioria das mulheres que vão ter um filho pela primeira vez aqui, morre de medo de tanto escutarem "abobrinhas" das amigas bem intencionadas, ou das tias, mães e avós "experientes".

Ok, sem querer tirar o mérito do conhecimento e da vivência de ninguém, eu pretendo aqui, esclarecer um pouco sobre algumas coisas que dizem sobre a gravidez e o parto no Japão.

Bom, em primeiro lugar, gravidez não é doença em lugar nenhum do mundo, e aqui não é diferente, portanto, se você ficou gravida e não tem um seguro saúde, faça-o já, porque em caso de complicações a conta vai ficar alta, e mesmo que não hajam complicações, o seguro saúde te dá direito a algumas vantagens.

Mesmo que você esteja com dividas atrasadas, vá até o escritório do hoken, converse e negocie, eles sempre dão um jeito! Assim você garante seus benefícios para o pré-natal, o parto e o pós-parto e também fica mais fácil para pagar as despesas médicas.

Em segundo lugar não dê ouvidos aos contos e estórias horrorosas que algumas pessoas possam te contar. A maioria das coisas que as brasileiras dizem sobre gestação e parto é tudo desinformação, mitos.

Comece a procurar informações de verdade em sites de humanização, participe de grupos de debates sobre parto baseados em evidencias cientificas, leia bons livros e se prepare para o momento mais sublime da vida de uma mulher: o parto.

Em terceiro lugar procure uma boa clinica de parto na sua cidade, com profissionais que se proponham a ajudá-la, que esclareça suas dúvidas e te dêem segurança.

Acredite, esses profissionais existem, mas assim como no Brasil, é dificil encontrá-los. Se precisar de ajuda para encontrar um bom profissional em sua cidade, entre em contato conosco para que possamos ajudá-la.

Em quarto lugar, exercitar-se sempre ajuda muito, tanto na sua saúde como na saúde do seu bebê, evita-se stress, problemas de pressão, inchaço e uma série de outros problemas que tendem a se agravar na gestação, portanto não espere seu médico mandar você emagrecer (porque aqui eles mandam mesmo, as japonesas engordam pouquissimo!), mantenha uma rotina saudável para ter uma gravidez saudável e você não precisará se preocupar.

Em quinto e último lugar, inscreva-se para nosso curso de preparação para o parto e participe semanalmente para esclarecer todas as dúvidas que tiver em relação ao parto no Japão. Faremos o possível para deixá-la preparada para um parto tranquilo e feliz! =)

Se você deseja conhecer histórias de parto realizados no Japão, clique na tag Relatos e leia a narração de mulheres que escolheram parir aqui e o que elas acharam da experiência.

Comentários

  1. A minha dúvida é mais 'física'.
    Gostaria de saber se existe algum site que disponibiliza uma relação de hospitais/clínicas em Mie-ken Yokkaichi-shi.
    Desde já agradeço,
    Ana.

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana!
    Tenho algumas indicações em Mie, Yokkaichi-shi, mas não tenho uma relação de hospitais e clinicas.
    Se você desejar as indicações, escreva-me através da guia de contato ok?

    beijo

    ResponderExcluir
  3. Ola tenho uma mega duvida sobre trabalho e gravidez no Japao !!!
    Nao sei se vc poderia esclerecer a minha duvida !!!
    Bom trabalho numa fabrica ha uns 3 anos ,sou funcionaria direta da fabrica ha um ano.
    Meu contrato e renovado a cada 6 meses ,nele esta escrito que segue as leis deste pais.
    Porem qndo algumas mulheres ficaram gravidas eles simplismente nao renovaram o contrato !!!
    Disseram que nao sao obrigados a renovar ja que o contrato tem validade de 6 meses!!!
    Esta e minha duvida!!!
    Gravida de apenas 1 mes e o contrato pra ser renovado daqui a 3 meses !!!
    Eles podem me mandar embora???Vc saberia me informar ou teria alguma sugestao de site ou outro lugar que possa ficar informada ....??
    Muito obrigado...

    ResponderExcluir
  4. Oi muito obrigada mesmo. Por fazer esse blog para nos ajudar. Estou gravida do segundo filho.mas é para mim co de fosse a primeira gestacao já
    Que o primeiro eu tive no brasil com meu Medico de anos. E aqui estou meio apavorada com td que escuto. Gostaria de saber se aqui onde eu moro qual o melhor Medico para fazer meu pre Natal e meu parto??moro em gunma ken. Ota shi. Muito obrigada mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Estou gravida de 8 meses alguem saberia indicar alguns hospitais ou clinica para cesarea que estejam acostumados com estrangeiros na regiao de Kawagoe Saitama
    Onegaishimasu

    ResponderExcluir
  6. Estou procurando emprego, gostaria de saber
    se o contratante tem o direito de me negar emprego ao saber que estou gravida?

    ResponderExcluir
  7. Ola...minha estamos tentando ter filhos.
    Teria alguma indicação de clinicas para que possa fazer exames que comprove que ela esta apta fisicamente a ter filhos?
    Obrigado desde já.
    Willian_guedes10@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Ola...minha estamos tentando ter filhos.
    Teria alguma indicação de clinicas para que possa fazer exames que comprove que ela esta apta fisicamente a ter filhos?
    Obrigado desde já.
    Willian_guedes10@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Ola Ana tem uma clinica em kameyama miyamura San fujinka e uma otima clinica e tem ou tinha uma exelente tradutora Dona carmem boa sorte

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por contribuir com seu comentário!
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
Estamos dispostas a ajudar no que for preciso!

Postagens mais visitadas deste blog

Amamentação durante a gravidez

Por Thais Saito Quando eu engravidei do João, a Melissa tinha 8 meses. Ela ainda mamava 5 vezes por dia, no mínimo. E eu comecei a ouvir que tinha que desmamar, que leite de grávida faz mal, que o bebê da barriga ia nascer minúsculo ou morrer na barriga. Aqui entra a minha pergunta: SERIA A NATUREZA TÃO IMPERFEITA, A PONTO DE FAZER UMA MULHER QUE AMAMENTA ENGRAVIDAR, sendo que isso oferece tantos "riscos"? Então vamos pensar aqui nos "riscos". - Leite de grávida faz mal. Não tem nenhum estudo que diga isso. Às vezes, o filho que mama sente um gosto diferente e pára de mamar, mas não faz mal. Às vezes, a mulher sente dores, porque o seio fica sensível, mas o leite continua não fazendo mal. As índias, as africanas, as mulheres paleolíticas, as amas de leite, as mulheres de antigamente, todas amamentavam mesmo grávidas. Imagina quanta criança teria morrido se leite de grávida fizesse mal? - Faz mal para o bebê da barriga. Muitas pessoas pensam assim porque acreditam ...

Licença maternidade no Japão

É comum as mulheres trabalhadoras não conhecerem seus direitos e deveres quando gravidas no Japão. Recentemente, recebi várias instruções no curso de japonês que realizei pela JICE e gostaria de passar para as que estão em duvidas de seus direitos. Vou escrever por tópicos de forma bem clara e simples, caso alguém tenha alguma duvida, pode me escrever pela guia de contato ou deixar seu comentário no post que terei prazer em esclarecer. Vamos lá! - Como já disse em uma postagem anterior, toda mulher gravida no Japão, que não tem o hoken (Shakai ou kokumin) deve providenciá-lo o mais rapido possível, porque só através dele é possível receber os benefícios que a lei concede. - A mulher que trabalha, há mais de 1 ano com o mesmo empregador (se for empreiteira pode ter mudado de empresa), e tem o Shakai Hoken há mais de 1 ano também, tem direito a licença maternidade remunerada em 60% de seu salário normal, durante o período da licença. - O periodo de licença é de aproximadamente 98 dias,...

Ajuda financeira do Governo no Japão (nascimento até 12 anos).

por Franciely Tsuchiya Após o descobrimento e confirmação de uma gravidez no Japão, a mulher (japonesa ou estrangeira) terá todo apoio do governo japonês, que faz questão de incentivar o crescimento populacional, já que a população japonesa ainda diminui ano-a-ano assustadoramente. Toda e qualquer gestante terá 3 consultas grátis (começo de gestação, meio e final, ou até mesmo mais consultas, depende do Estado ou Prefeitura), ajuda para o pagamento do parto (350 mil yenes), consulta e ajuda profissional em casa (após o nascimento do bebê), mais 3 consultas gratuitas para o bebê (fora demais consultas rotineiras) e ainda ajuda, em dinheiro, mensal (para a criança até 12 anos de idade) e vacinação gratuita. Tudo isso não importando a nacionalidade. Toda gestante deve saber bem como pedir seus direitos para poder recebê-los, então hoje é isto que vamos ensinar para todas as mamães que desejam ter seus bebês aqui no Japão. Vamos por pontos: Ponto 1. A primeira coisa após o descobrimento...