21 de dezembro de 2010

Química na troca de fraldas

Hoje vou falar da química das trocas de fraldas. Da química ruim que existe por aí, nos lencinhos umedecidos, na pomadinha.... E alternativas para quem quer fugir do comum automático e ir para um natural mais saudável, mas não paleolítico.

- lencinhos umedecidos: mais prático, impossível? Huuummmm.. Eu sofri para largar, mas hoje não sinto falta. Tenho lencinhos (de algodão orgânico) de tamanho 15x15. Vários. E uma loção para limpeza feita em casa, com água, um pouco de óleo VEGETAL (qualquer óleo serve, até os de cozinha) e umas gotinhas de sabonete líquido. Uso a mesma loção por uma semana.
(e fralda de algodão orgânico é melhor, porque os agrotóxicos do algodão ficam na fibra por muuuuuito tempo.....
http://leiaorotulo.blogspot.com/2008/12/ace-fatos-do-dia-pesticidas.html)
Por que motivo eu trocaria os lencinhos umedecidos pelos de pano? Bom, primeiro pela ecologia, que esses lencinhos que não podem ser jogados no lixo não são biodegradáveis (demoram o mesmo tempo da fralda para se decompor - 400-500 anos). Segundo, pelo bebê. Os lencinhos contém muitas substâncias maléficas à saúde, como parabenos e perfumes.
- talco: pelamordedeus, não usem. Além de causarem problemas respiratórios nos bebês, ainda causam problemas (como câncer) de trato reprodutor de meninas. Quem não acredita, pode procurar.
- pomada para prevenção de assaduras: não se deve usar, porque senão a pele do bebê se acostuma com a pomada. Aí, seu bebê fica com a pele super sensível e uma vez que você não usar a pomada, ele vai ter uma assadura monstro. Além disso, trocando um bebê a cada 3, 4 horas, ele não vai ter assaduras.
E se o bebê assar?
Maizena, sol e ar.
Simples. Deixa o bebê sem fralda o máximo possível. No inverno é meio difícil, se não tiver um aquecedor ou um ar condicionado, mas... Deixar tomar sol na área da fralda. O sol é o melhor cicatrizante que existe. E a maizena: joga no bumbum, dá umas batidas, como se estivesse untando forma de bolo.
E troque mais vezes. Uma vez a cada duas horas, mais ou menos, até melhorar.

Se persistir, pode ser uma candidíase. Aí vale consultar o pediatra para saber de alguma pomada anti-fúngica e do tempo de tratamento.

4 comentários:

B i a disse...

Vc é o meu orgulho,sem dúvida.
Aí,penso eu e se a criança tiver alergia ao sabonete liquído??qual vc recomenda??
pq a dona ju,conseguiu empolar com fralda de pano,sei lá pq.
agora está no peniquinho,mas só pra xixi.

Carolina Pombo disse...

Não vejo a hora de livrar minha filha das fraldas!!! Tadinha, ela sempre sofreu com alergias... e olha que usei bastante algodão umedecido e pomada de calêndula ao invés do lugar comum... isso deu uma aliviada, mas nada funciona muito bem para as brotoejas nesse calor! Vou fuçar aqui alguma dica para o desfralde!

Beijos

Tai disse...

Minha filha teve uma reação alérgica medonha com as pomadas anti-assadura! Foi o óleo de semente de girassol que salvou a perereca dela.
Desde então lavo o bumbum no chuveiro várias vezes por dia. Dá um trabalhão, mas ela é muito mais feliz assim!
Beijos

Atêlie Laine Melo disse...

mamaes eu trabalho com fraldas Pintadas, conheçam meu trabalho pelo blog ou orkut....havendo interesse entrem em contato :
Atêlie Laine Melo
Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=9195906364841409667
Facebook: Roselaine Goes Melo
http://www.facebook.com/update_security_info.php?wizard=1#!/
blog: http://atelielaine.blogspot.com/
Msn:lainemoreiramelo@hotmail.com

Obrigada pelo interesse e não deixem de conferir fraldas lindas,
beijos

Postar um comentário

Obrigada por contribuir com seu comentário!
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
Se você tiver alguma pergunta pertinente ao tema do post é mais rápido e fácil ligar para 080-51427945(Japão).
Estamos dispostas a ajudar no que for preciso!