3 de dezembro de 2010

Como cuidar do umbigo

O cordão umbilical liga a placenta da mãe ao umbigo do bebê e é super importante: leva os nutrientes ao feto e tira dele o lixo metabólico.

Quando o recém nascido nasce, o ideal é esperar o cordão parar de pulsar. E ele para. Assim, evita-se, muito mais eficientemente do que com vitamina K, a síndrome hemorrágica do neonato.

Existem muitas maneiras de se cuidar daquele coto umbilical que dá arrepios.

A mais usada até pouco tempo atrás era com álcool 70%. Passava o álcool no umbigo do bebê várias vezes ao dia, até ele secar e cair SOZINHO. Como alternativa, também poderia se usar tintura mãe de calêndula.

Hoje em dia, recomenda-se não passar nada. Lavar bem com água e sabão no banho e só. Acreditem, o coto umbilical cai.

Eu usei álcool 70% na minha mais velha, a Melissa. Demorou uma semana para cair. No João, usamos tintura mãe de calêndula. Demorou mais de 20 dias para cair, mas caiu. Sem nenhum problema. Com o Zé, usamos calêndula, mas só uma vez por dia, após o banho. Demorou um mês para cair. E caiu.

Sem pressa, sem machucar, com carinho.

Para limpar, só precisa levantar o coto umbilical, sem puxar, lavar bem a parte do umbigo que fica grudada na barriga. Enxágue muito, muito bem. E depois do banho, seque muito. se não conseguir secar com a toalha, use uma fraldinha, um pedaço de algodão, um cotonete. Precisa deixar bem sequinho para evitar assaduras. Se o xixi vazar para cima, também é legal lavar. Se vazar cocô por todos os lados (e acontece, viu?), também. Se o bebê estiver suando muito, mais uma vez.
Se não deixar sujo, não vai haver problema.

Se ficar UM POUCO vermelhinho, capriche mais na limpeza, mas sempre delicadamente. Se houver pus, é hora de procurar o pediatra!

Só mais uma coisa: nada de moedas, teias de aranha e coisas do tipo, han? Elas só facilitam uma infecção!

Imagem daqui.

1 comentários:

Rituais Maternos disse...

Olá! :)

Tenho um selinho para vocês no meu blog: www.rituaismaternos.com

Continuem o bom trabalho que têm feito. Têm artigos muito bons. :)

Bjs
MJ

Postar um comentário

Obrigada por contribuir com seu comentário!
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
Se você tiver alguma pergunta pertinente ao tema do post é mais rápido e fácil ligar para 080-51427945(Japão).
Estamos dispostas a ajudar no que for preciso!