2 de julho de 2009

Andador: sim ou não?


A minha resposta é básica, está na ponta da língua: NÃO!
TODAS as pesquisas de todos os lugares do mundo dizem o mesmo: andador é perigoso!

Os bebês, TODOS, precisam passar pelas fases normais: rolar, levantar o pescoço, sentar, engatinhar, ficar de pé apoiando nas coisas, andar, cair. Se a gente força o bebê a pular uma dessas fases, pode ter certeza de que alguma coisa vai faltar no desenvolvimento dele.
É com cada uma dessas conquistas que ele vai ganhar autoconfiança, aprender seus limites, aprender a tentar de novo, aprender noções de distância, altura, velocidade. Eles vão treinando determinação, força de vontade.
E o que o andador faz? Tira do bebê uma boa parte dessas fases. Eu conheço bebês que foram para o andador antes de sentar e só saíram de lá depois que andaram direito, sem cair. Hummm....

É só mais um brinquedo, se você colocar um tempo limite E ficar o tempo todo em cima da criança. Lembrando que só pode ser usado por crianças com mais de 9 meses, que já sentem e engatinhem.
As crianças não aprendem a andar mais rápido. Todos os artigos dizem o mesmo. É consenso. Não faz. As crianças que usam andador conquistam o equilíbrio mais devagar, se conquistarem totalmente.
Não anda mais rápido porque a criança não anda com o andador. Ela senta e mexe as perninhas, como Fred Flinston, naquele carro. Ela senta, empurra o veículo (porque é isso que ele é) com a ponta do pé e desliza. Como isso ajuda uma criança a andar?

Fora isso, é um "brinquedo" extremamente perigoso. Imaginem um bebê no andador. Ele está lá, chateado, já, sem ter o que fazer, pois não alcança nada a redor, mesmo. Aí dá um empurrão com o pé e descobre que aquilo pega uma velocidade legal. E empurra com os pés para cá, para lá. O andador pode chegar a uma velocidade de 1 m/s. E o bebê voa para cá, voa para lá (porque andar, ele não anda, né?), até que encontra um sapato, um brinquedo, um peso de porta, alguma coisa no chão. O andador tropeça no objeto e vira. O que vai bater primeiro? A cabeça. Sempre. O risco de traumatismos é grande, é sério. Pode ser fatal. E menos mal se não tiver escada e degraus.

Não pode ficar o tempo todo olhando o filho? Não coloque no andador. Muito melhor arrumar um cercadinho, colocar brinquedos e deixar a criança lá. Mais seguro, melhor no desenvolvimento do bebê.

Agora, eu tenho três filhos criados no chão, mesmo. Brincando para lá e para cá, mexendo em tudo o que tinham ao alcance, mesmo. Se deu mais trabalho que o andador? Não. E olha que eu vi de perto muitas crianças criadas em andador....

Quer ler mais?
Aqui, o artigo da Sociedade Brasileira de Pediatria, Site Minha Vida, Baby Center e Guia do Bebê.

6 comentários:

Luzia Barbosa disse...

Obrigada, por responder tudo que queria ouvir, estava com essa dúvida e ontem quase comprei um andador, agora não vou comprar mais, rsrsrs, valeu!

JOsenlda Alves disse...

Eu ganhei um andadador pro Bruninho, ele usou, muito pouco. POrque, nessa época eu não trabalhava, e o andador servia mais como um brinquedo mesmo. Nem tinha tanto espaço pra ele correr livremente pela casa. A grande parte do desenvolvimento dele foi no chão mesmo e usando um banquinho de plástico, quando ele já começava a levantar, se apoiava no banquinho, eu botava meias anti-derrapantes nele e estava ao lado o tempo todo, integralmente. Meu filho andou aos dez meses. Engatinhou muito, e o andador foi aposentado antes disso. Eu forrava um edredon no chão pra ele brincar, não tive cercadinho, dai ele brincou bastante...
Beijo,
:)

vinone1983 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pitty disse...

Eu tb acredito que para ajudar no desenvolvimento nada melhor que deixar solto para rolar, se arrastar, engatinhar, subir e descer na hora que desejar.. Aqui em casa não consigo utilizar nada dessas invenções, me sinto culpada por dentro qdo utilizo algo para tirar a atenção dela enqto preciso fazer alguma coisa kkk, pq pensa bem qdo as mães falam que vão utilizar andador para o filho aprender a andar.. até parece na verdade elas estão utilizando para conseguir um tempo livre, alem de ser ruim pq não ajuda em nada no desenvolvimento, e ainda o prende.. realmente existem muitas crianças que entram no andador antes de engatinhar e so sai qdo já está pronta para andar, tenho a sorte que minha filha adora ficar solta e nem se eu desejasse usar esses brinquedos não daria certo rsrsrs
post muito bom, adorei!

gomem mandei um coment com o nome do meu marido, mas já exclui e estou enviando novamente ok

RAY COSMÉTICOS disse...

Na minha opinião, deixa o bebê preguiçoso. Porque toda vez que cai, ele é seguro pelo andador e quando está sem e cai, fica com medo e preguiça de andar...
Minha filha mais velha (8 anos) andou sozinha com 10 meses e a mais nova já está quase andando também com 10 meses.
Bj.
Silmara.
www.saboneteshidratantes.blogspot.com

andre disse...

compre desse site http://www.mercadozets.com.br/ e gostei o site entrega rapido e com nota fiscal e garantia

tem berço eletronicos celulares tv notebook computador acessorios para carros brinquedos artigos infantis e muito mais

tem mais de 2000 produtos
...
http://www.mercadozets.com.br/

acessorios no link abaixo

http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?idCategoria=110

Postar um comentário

Obrigada por contribuir com seu comentário!
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
Se você tiver alguma pergunta pertinente ao tema do post é mais rápido e fácil ligar para 080-51427945(Japão).
Estamos dispostas a ajudar no que for preciso!