5 de julho de 2009

O calor e nós


Estamos entrando no verão japonês e já está um calor dos infernos, não?
Eu fico suada mesmo que fique pelada. hauhua.
E é nessa época que a gente começa a usar ar condicionado demais, janelas fechadas demais, choques térmicos demais...... E isso não é lá.... muito bom.
Para mim, o ideal é ar desligado, ventilador protegido e crianças peladas.

Bebês pequenos não precisam de muito. Eles podem ou não ficar mais agitados por causa do calor. Como eles perdem calor rápido (quanto mais novos, mais rápido), o ideal é deixar com uma camisetinha, um body de manga curta. Se você está com ele o tempo todo, uma fraldinha de pano, dessas de ombro, mesmo. E trocar sempre que fizer xixi. A fralda comum, que fica horas lá deixa o local abafado, suado, úmido: ambiente ideal para fungos, assaduras, brotoejas. Quando eles dormem, basta cobrir com uma fralda de ombro, uma mantinha de algodão fina, o sling...

Bebês já maiores, que sentam, engatinham, podem ficar sem roupinha, sem fralda. Eles já mantém a temperatura sozinhos e podem até dormir peladinhos.

Crianças, então! Deixe peladas, com um baldinho de água perto de você, peladas e seja feliz. Relaxe. haha.

Se for um dia especialmente quente, deixe o bebê peladinho, mesmo. Aproveite para brincar com ele, tirar muitas fotos (que bebê pelado é uma coisa linda demais...) e se refrescar.
Talvez uma ducha morninha no meio do dia seja uma boa solução, desde que não se desperdice água e gas. Lembrando que não precisa de sabonete! Muito menos nesses banhos só para refrescar. Também é bom secar bem o bebê após o banho, especialmente nas dobrinhas.

Se você está grávida, use e abuse das roupas frescas, do ventilador. Sempre tenha a mão água. Aqui, existem bolsas térmicas compridas, como cachecóis, que você ou molha com água gelada ou deixa na geladeira, e enrola no pescoço, onde estiver com mais calor. Se sentir tontura, sente-se (ou deite-se, se puder) e descanse. E muito.

Quando for sair, lembrar de usar roupas frescas (as de fibras naturais como algodão, linho, bambú respiram mais, são mais ecológicas e protegem melhor dos raios solares), chapéu, levar um pouco de água e evitar os horários de sol mais quente. É sempre melhor usar mais proteção física (roupas, chapéus, sombrinhas) do que químicas (protetor solar).

Dar muito líquido, para todos! Água para os que já comem e muito leite materno para os que só mamam. Sempre. Sem horários, sem estresse. Mesmo que seja só um gole, tome. E ofereça.

Evitar o ar condicionado é uma boa. O ar é seco, muito mais gelado que o normal. Polui. Precisa deixar janelas fechadas, aumentando o risco de doenças contagiosas pelo ar como gripes, resfriados.. E o choque térmico, de quem está em um ambiente geladinho que vai para um ambiente quente é uma coisa não muito saudável. Principalmente para bebês. Se o calor é muito forte e você não aguenta, use um ventilador (não direto no bebê...), janelas abertas e roupa fresca, muito fresca. Ar, deixe só para quando precisar, como no carro em um dia de chuva.....

Essa época é quente, mas não é uma delícia ver as crianças peladas, saindo do banho pelados e felizes?

1 comentários:

JOsenlda Alves disse...

Ai, Thá, você falou tanto em ar, frescura, banho e tal que senti até uma brisa suave no pescoço... heheheh.
Bruninho vive só de cuecas pela casa. Parece um índio. E na casa da minha mãe, ele vai direto pra torneira do terraço, abre, entra na bacia que já fica lá à sua espera e passa o teeeempo todo lá, sai resmungando... kkkkk
Adoro dias de sol. Fico triste em dias frios e de chuva.
Beijo,
:)

Postar um comentário

Obrigada por contribuir com seu comentário!
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
Se você tiver alguma pergunta pertinente ao tema do post é mais rápido e fácil ligar para 080-51427945(Japão).
Estamos dispostas a ajudar no que for preciso!