Pular para o conteúdo principal

Recém nascido que chora demais, o que fazer?

Tem umas coisas básicas que toda mãe de RN precisa saber para poder manter-se "equilibrada" e não surtar no comecinho da maternidade.

Se eu soubesse dessas coisas, eu não teria surtado algumas vezes...=(

Espero que ajude as mães novatas... =)

1- O choro é a UNICA forma de comunicação do RN, portanto não adianta desesperar-se. Procure manter-se calma;

2- O organismo do RN no começo é bastante sensivel e TODO ALIMENTO da mãe vai passar para ele, então é importante não exagerar em NADA e fazer refeições variadas e saudáveis, além de beber pelo menos 2 litros de agua por dia;

3- A mãe deve dormir SEMPRE que o bebê dormir. Essa é só uma fase que vai passar mais rápido do que vocês imaginam. Dá para deixar a casa de ponta cabeça por uns dias, o MAIS IMPORTANTE é a mãe e o bebê ficarem bem, o resto fica para quando der. se a mãe não estiver bem, o bebê não vai ficar;

4- Slingar ajuda em quase TUDO! Quem ainda não comprou um sling não sabe o que está perdendo. Só usei com a ultima filha e ela foi um anjinho que não me deu trabalho nenhum (diferentemente dos outros 3 que não foram slingados);

5- Sair para uma volta a pé (com o bebe no sling) pelo quarteirão, sempre que possivel, durante o dia, ajuda muuuuito a mãe e o bebê;

6- Não agasalhar demais, nem de menos. O bebê sente o mesmo calor que a gente sente, então se o ambiente está quente/frio para você, estará para ele também;

7- Colocar o bebê na cama de bruços, desde os primeiros dias de vida. O bebê dorme mais profundamente e se sente protegido. De barriga pra cima ou para o lado ele não tem a sensação de proteção e por isso acorda mais facilmente;

8- Um belo banho (de preferência de balde) ajuda a relaxar e acalmar o bebê na maioria das situações. Independente do horário e das condições climáticas;

9- Sempre depois das mamadas coloque o bebê "em pé" durante uns 10 minutos e evite balança-lo. Ficar nessa posição ajuda ele soltar os gases que houverem;

10- Vitaminas e outros remédios, chá ou água e bicos artificiais não devem ser dados porque o bebê não precisa e também podem causar dor em seus organismos sensíveis;

11- Não carregar NADA de problemas externos nessa fase é super importante tambem porque o bebe ainda FAZ PARTE da mãe e o estado emocional da mãe afeta SIM o bebê. Tem um texto muito legal sobre isso aqui: Crianças que choram demais

12- Permita que as pessoas te ajudem. Seja sua mãe, o marido, a sogra, a vizinha. Peça ajuda para as tarefas da casa, a comida, troca de fraldas, ficar com o bebe no colo enquanto você dorme um pouco, o que der para você "se livrar" e descansar um pouco. Toda ajuda é bem vinda e por vezes necessária, não se culpe por não dar conta de tudo. É ASSIM MESMO no começo!

Quando o bebê chorar não dê o peito como primeiro recurso. Olhe a fralda, veja se está com calor, dor, sono, mude a posição dele. Se nada resolver tente o peito. Se não resolver, tente uma fralda quente na barriga ou uma bolsa de agua quente. Se ainda não resolver, tente o banho de balde. Depois de todas essas tentativas, vá para os passos do "Bebe mais feliz do pedaço": enrolar como charutinho, fazer barulho 'conhecido' perto do ouvido (secador, aspirador, liquidificador), embalar suavemente e dar o dedo mindinho para o bebê chupar.

Ele precisa de acolhimento e paciência da mãe e do pai nesse inicio.

Logo essa fase passa e a gente se sente vitoriosa!

Se precisarem desabafar, usem o espaço dos comentários também...;-P

beijo
Rosana Oshiro

Comentários

  1. gente,,,, vcs nao tem ideia de como esse post me ajudou...
    minha baby tem 15 dias, e jah estah me deixando louquinha...
    eu vivo com sono, fome, stress... e ainda tenho que ouvir broncas do marido qdo eu fico bufando enqto a nene chora
    a maternidade me deu muita paciencia, mas parece que nao o suficiente, e tem dias que choro junto com ela por nao saber mais o que fazer
    eh bom saber que essa fase passa rapido, pq se demorar muito eu acabo numa camisa de forca... rs

    ResponderExcluir
  2. Que bom Hidemi!
    Diga ao marido para le-lo tambem! =)
    Se precisar de algo pode escrever ou ligar ok?

    beijo

    ResponderExcluir
  3. Forca Hidemi!!! Passa logo mesmo,viu? Tente ter paciencia, se vc estiver muito nervosa ou sem paciencia, peca pro marido pegar no colo,ajudar, participar tbm. Nesse momento saia de casa por 5 minutos, toma um ar e volta pro seu bebe. Eles sentem quando a mae fica nervosa e choram mais ainda!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Eu assino em baixo, o Felipe teve cólica nos tres primeiros meses de vida, e tinha noite q eu não sabia mais o q fazer p aliviar, as vezes chorava, e qnd não aguentava mais acordava o marido no meio da noite e pedia p ele ficar um pouco com o Lipe, respirava um pouco, tentava descansar um pouquinho e depois voltava p ajudar a acalma-lo, foi uma época dificil mas gostosa tbm! Logo passa e no fim a gente acaba sentindo saudades dessa época....

    ResponderExcluir
  5. Olá, tbm sou mãe de primeira viagem e meu Lucas tem 3 meses, gostei muito deste post pois estou passando por isso.
    Para vcs terem uma idéia na minha família que é pequena e o ultimo bebê que tinha-mos foi eu, então estamos apanhando um bocado, eu mesmo as vezes acho que vou ficar louca, mas agora vejo que não é só comigo.
    O Lucas nasceu de 8 meses e baixo peso, e tudo que em um bebê normal leva um determinado período para passar nele sempre leva mais.
    Minha família me ajuda muito e meu marido tbm na medida do possível pois ele chaga tarde em casa e sai bem cedo, e eu fico com o Lucas, mas não consigo ficar sozinha com ele, então sempre procuro ajuda de alguém. Na verdade ainda não me encontrei nessa nova fase da minha vida, pois este período esta sendo uma barra pra mim, espero que passe logo pois tbm choro muito com ele e não sei o que fazer as vezes.
    Vou imprimir este post e deixa-lo sempre em mãos para eu ler quando estiver perdida.
    Abraços!
    Rafaela

    ResponderExcluir
  6. Rafaela existe uma série de questões que podem estar fazendo com que você se sinta "perdida" nesse começo.
    O parto antecipado, a forma como tudo aconteceu, "a ausencia" (mesmo que necessária) do marido...
    Isso e tantas outras coisas te fazem sentir que "ainda não se encontrou nessa nova fase"
    Antes de mais nada, acredite, você sabe como cuidar do seu bebê, você sabe e isso está dentro de VOCÊ!
    Aceite ajuda sim, mas CONFIE tambem no seu instinto materno ok?

    beijo

    ResponderExcluir
  7. Rosana,
    porque não dar o peito como primeiro recurso qdo o bebe chorar?
    Meu bebe sempre que chora e demonstra querer peito eu dou, achava que peito era bom independente da hora e qtd ( a tal livre demanda)
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Hidemi, quando o bebê chora demais a gente precisa ter um pouquinho mais de atenção. No geral o bb que chora muito não aceita o peito.
    A livre demanda é otima e deve ser feita sim, mas a questão aqui é um bebe muito chorão...;-)
    Se a mãe da o peito como primeiro recurso, por exemplo, e o bebê está com colicas não vai resolver.
    Ou seja, é preciso observar mais o bebê e checar alguns pontos antes de oferecer o peito.
    Deu pra entender?
    Qualquer coisa escreve denovo!

    beijo

    ResponderExcluir
  9. Nossa, meu bebê está com 22 dias hoje, todos dizem que é calminho, mas eu estou ficando louca com esta fase inicial que todos dizem que passa mas que para mim está sendo uma eternidade. Estou com depressão pós-parto tomando medicamentos fortes, ainda não consigo ficar sozinha com meu bebê, qualquer choro dele me asssta...sinto muito sono, especialmente com os remédios, mas graças a Deus tenho recebido ajuda do marido e da família...bjus para todos!

    ResponderExcluir
  10. meu bb esta c 18 dias hj e no inicio era bem calminho,eu tinha q acordar p ele mamar,senao dormia 24h direto.mas agora,de uma semana p cá, mudou totalmente! nao dorme mais,nem de dia nem de noite...somente minutinhos de cochilo e ja acorda se esguelando,aos gritos, e so pára c o peito. se coloco no berço,carrinho ou cama o choro recomeça,nem no meu colo ele ker ficar,somente se for no peito...me ajudemmmmmmmmmmmm

    ResponderExcluir
  11. Adriana, estou com o mesmo problema que vc. Meu bebe tem 18 dias hj e há 4 dias, tem chorado mto, principalmente a noite. Ele nunca fica acordado sem estar chorando e só se acalma no peito. Tenho chorado tds os dias, me sinto frustrada por nao conseguir fazer com que ele fique bem. Já dei remédio de cólica, já fiz massagem na barriguinha, já dei tylenol, nada adianta. Estou sofrendo mto. Tenho mta ajuda dos meus pais e do meu marido. Pena que a licença paternidade é de apenas 5 dias, com certeza deveria ser mais, pq é uma fase mto difícil, e a companhia do marido nessas horas ajuda mto. Será que vou aguentar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou passando pelo mesmo a minha filha tem 17 dias porem não mama no peito, ela toma colikids para cólica e parece q mesmo assim sente cólicas, ela nao dorme mais dd uma hora direto logo acorda chorando de novo nao sei mais o q fazer

      Excluir
    2. Estou passando pelo mesmo a minha filha tem 17 dias porem não mama no peito, ela toma colikids para cólica e parece q mesmo assim sente cólicas, ela nao dorme mais dd uma hora direto logo acorda chorando de novo nao sei mais o q fazer

      Excluir
    3. Estou passando por isso tbm!!! Será q um dia passa?

      Excluir
  12. Olá... Estou com o mesmo problema da Adriana e Vava... essa fase de vcs já passou??? Eu choro todos os dias tb...to acabada!

    ResponderExcluir
  13. Olá... Estou com o mesmo problema da Adriana e Vava... essa fase de vcs já passou??? Eu choro todos os dias tb...to acabada!

    ResponderExcluir
  14. ola , também estou passando uma situação muito dificil meu nene te 10 dias , so chora não dorme sinto muita tristeza e sinto que vou ficar louca, ja estou até tendo uns sinais de esquecimento, estou com sindrome do panico e depressão tomando remédios então não pude dar o peito ele esta tomando leite em po sera que isso esta fazendo mal a ele, me sinto culpado acho que ele esta com alguma doença grave, o choro dele me faz tremer e começo a chorar por favor se alguém ler o meu post me ajudem eu preciso muito , o que eu faço.......

    ResponderExcluir
  15. Queridas mamães, muita calma nessa hora!!

    Vocês leram o post??

    Bebes que choram demais são nada mais, nada menos que a sombra de suas mães.

    Se voces estão mal no interior de vcs, seus bebes tambem ficaram mal e isso vai influenciar no dia a dia deles.

    Voces precisam dormir, comer, amar seus bebes e SO!!

    Deixem as casas por limpar, as roupas por lavar, e sempre que possivel chamem os maridos para ajudar!

    Ninguem é super mãe nem super mulher que com um bb de 10 dias consegue fazer tudo.

    Se vcs se acalmarem e curtirem a chegada do bb e dormirem sempre que ele dormir, vcs vão ver como as coisas se acalmam.

    Um dica muito boa é lerem o livro: A maternidade e o encontro com a propria sombra.

    um grande beijo e boa sorte!

    ResponderExcluir
  16. Cliquem no link a seguir para baixar o livro sugerido acima: http://parirfazbem.blogspot.com.br/p/faz-bem.html

    ResponderExcluir
  17. minha filha agora vai fazer dois meses mais no começo ela chorava muito sem para principalmente a noite eu estava ficando louca sem saber o que fazer,ela tinha muita cólica e alem disso ela não pego o peito e eu tive que dá o nan que acabou ressecando ela e causando mais cólica,ela agora esta mais calma graça a deus......

    ResponderExcluir
  18. Oi pessoal meu nome é Alex e tenho um bebe de 3 meses, a minha esposa sempre foi nervosa mais com e chegada dele ela ficou mais nervosa e sem paciencia ainda, eu procuro ajuda-la o máximo possível, arrumo a casa, lavo roupa, passo roupa e ajudo a cuidar o bebe tabem que por sinal é muito lindo e eu adoro ficar agarrado com ele. O que eu posso dizer a vcs é que a paciencia de voces vai dizer o quanto o bebe de vcs vai ser calmo ou não, pois eu observo muito a minha esposa e quando ela esta calma e vai colocar nosso bebe para dormir, não demora muito e ele logo pega no sono, já quando ela esta nervosa ele chora muito o que acaba deixando ela ainda mais nervosa.E isso é ruim pois dai o bebe já não fica tranquilo no colo de ninguém, pois acaba se sentindo rejeitado pela mãe.

    ResponderExcluir
  19. Oi meu nome é Bryan e eu tenho uma filha de 8 dias que ta sentindo muita cólica e eu já não sei o que fazer pois eu arrumo casa pra minha mulher faço tudo só que não consego ficar acordado com ela e ela ficou com muita raiva de mim por isso por favor me ajudem

    ResponderExcluir
  20. Meu nome e mariana meu bebe completou 8 meses dia primeiro .ele chora demais teve catapora mais ja sarou e os dentinjos que estao nascendo mais des de que nasceu ele e assim nao sei mais o que fazer estoy enlouquecendo

    ResponderExcluir
  21. Olá meninas !!!! Muito legal essa publicação. Também tenho um pequeno aqui cheiosdas cólicas e que chora muito. E não sai mais do peito. É bom saber que tem mães como eu, que se desesperam, choram, e fica frustrada. Estava já me sentindo desnaturada kkkkkkk. Beijos a todas e que Deus as abençoe

    ResponderExcluir
  22. A minha bebê tá com 2 meses. E o problema é o mesmo. São raros os dias de paz. Perdi as contas de quantas vezes eu choro junto com ela. Perco a paciência com ela algumas vezes e me sinto culpada e impotente. É realmente muito difícil. Ela já não tem mais cólicas. Mas i chororô permanece. Nada do q eu faço resolve a situação. É enlouquecedor. E eu não tenho marido p me ajudar. E moro longe da minha família. Torna tudo pior. A única coisa q faço agora é rezar pra que tudo passe após o terceiro mês

    ResponderExcluir
  23. Meu bebê tem 1 mês quando ele tá acordado só chora....não sei mais oque fazee não fica um.minuto quieto

    ResponderExcluir
  24. Minha bebê vai fazer 2 mesinhos e estou passando por isso ela chora bastante por causa das cólicas, não quer ficar no berço, carrinho nada serve somente o colo.Mas confesso que estou exausta me dói muito as costas. Tudo que me falam pra fazer eu faço, porém não vejo muito resultado. Estou contando os dias para os 3 meses espero que tudo isso passe. Vou seguir as dicas. Obrigada

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por contribuir com seu comentário!
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
Estamos dispostas a ajudar no que for preciso!

Postagens mais visitadas deste blog

Parir sorrindo

Para quem já viu é sempre bom rever, para quem não viu e acredita que parto é a pior coisa do mundo, ta aqui a prova de que, com bons profissionais e pessoas dispostas a ajudar, o parto pode ser uma experiência de muito prazer! Muito lindo!

Homeopatia e Alopatia: você sabe a diferença?

Por Rosana Oshiro O momento em que a doença afeta nossos filhos é o de maior preocupação para nós que somos pais e mães. Logo queremos levá-los ao médico para que receite algum medicamento que os livre "daquele mal". Já falamos aqui e aqui sobre a febre, e o hoje vou falar de duas principais formas de tratamento de doenças infantis: Homeopatia e Alopatia. Você sabe a diferença entre elas? Quando ouvi falar sobre homeopatia pela primeira vez, imaginei ser algo como "remédio de curandeiro" ou uma "simpatia" e nem dei muita bola...huahuahuahuahuauha Conversando, certa vez, como amiga que cursava faculdade de "Farmácia" ela me explicou de forma simples e clara que: - Homeopatia é o tratamento feito com substâncias "iguais" às da doença, buscando combater a doença como um todo. - Alopatia é o tratamento feito com substâncias "opostas" às da doença, que busca combater os sintomas das doenças. Depois, pesquisando mais e lendo sobr

Licença maternidade no Japão

É comum as mulheres trabalhadoras não conhecerem seus direitos e deveres quando gravidas no Japão. Recentemente, recebi várias instruções no curso de japonês que realizei pela JICE e gostaria de passar para as que estão em duvidas de seus direitos. Vou escrever por tópicos de forma bem clara e simples, caso alguém tenha alguma duvida, pode me escrever pela guia de contato ou deixar seu comentário no post que terei prazer em esclarecer. Vamos lá! - Como já disse em uma postagem anterior, toda mulher gravida no Japão, que não tem o hoken (Shakai ou kokumin) deve providenciá-lo o mais rapido possível, porque só através dele é possível receber os benefícios que a lei concede. - A mulher que trabalha, há mais de 1 ano com o mesmo empregador (se for empreiteira pode ter mudado de empresa), e tem o Shakai Hoken há mais de 1 ano também, tem direito a licença maternidade remunerada em 60% de seu salário normal, durante o período da licença. - O periodo de licença é de aproximadamente 98 dias,