25 de janeiro de 2011

Dicas de amamentação

Já que recentemente soube de várias mamães que deram a luz a seus bebês e estão tendo dificuldades com amamentação resolvi falar um pouquinho do assunto, e passar algumas dicas. Vamos lá?

Qual o principal ingrediente para o sucesso da amamentação?
Primeiro de tudo, amamentação é vontade e persistência. É preciso acreditar que você é capaz de alimentar seu filho sem precisar de chupetas, complemento, bicos artificiais, chazinhos e etc.

Tudo o que não seja o seio materno, no inicio da relação de amamentação, tem potencial chance de atrapalhar o sucesso do processo, por isso é bom evitar.

Amamentar não é facil, e muitas vezes dolorido e cansativo, é preciso estar disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana e a gente pensa que não tem mais vida própria com um pequeno ser que suga literalmente toda nossa energia, mas muito antes do que você imagina, esse pequeno ser estará pedindo para você "dar um tempo" para ele, então procure curtir até o momento e pensar que ele vai passar muito rápido, porque realmente passa.

Durma quando o bebê dormir, descanse sempre que puder e não sofra pelas coisas que ficam por fazer. Se você não tiver ninguém para ajudar, faça no ritmo que teu corpo permitir, não force a barra só para parecer "a super mulher que dá conta de tudo" ok?

E quando a amamentação não é prazerosa?
É importante você se permitir apaixonar-se por seu bebê. Dar tempo ao tempo para criar a relação mãe e filho.

Ninguém é obrigada a ter um amor incondicional desde o primeiro momento com seu filho. Tenha tempo para  olhar em seus olhos, acaricia-lo, reconhecê-lo em cada detalhe e apaixonar-se aos poucos. Isso vai fazê-la confiar mais em seus instintos maternos.

Quando for amamentar, faça um ritual só seu com seu filho(a) em um lugar tranqüilo onde você possa relaxar e deixar fluir a ocitocina que é o hormônio do amor e do leite materno. Beba muita agua e deixe seu bebe mamar a vontade um peito de cada vez, até esgotar e ele ficar satisfeito, isso vai fazer você criar

Não guarde seus sentimentos
Muitas mulheres depois de parir, principalmente aquelas que não tiveram um bom parto, passam por uma fase de baby-blues, se sentem deprimidas e sozinhas no mundo, o que é totalmente natural por causa da grande queda de hormonios no pós-parto, mas isso pode fazer a amamentação ser um martírio.

Sentimentos negativos atrapalham a amamentação e podem causar um quadro de depressão pós-parto também.

Permita-se chorar, lamentar, reclamar...

Você é mãe, humana, não é perfeita e vai errar muito até acertar o melhor caminho para você, seu bebê, seu relacionamento com seu marido e com a familia.

Não se culpe, não se martirize pelo que fez, faz ou deixou de fazer, tudo é aprendizado e nos faz amadurecer para a vida.

Procure sempre ser honesta consigo mesma e com os outros, isso vai ser bom para ambas as partes.

Procure posições confortáveis e solicite ajuda sempre que precisar
Na foto abaixo, cedida por uma amiga "materna", uma das posições que eu mais gosto de amamentar.
É confortável para o mãe e o bebê, já que a barriga com a barriga facilita a liberação de gases, ajuda o bebê arrotar se sentir necessidade e por estar na vertical fica mais facil a digestão. =)

Quando a mamãe precisa de um banho ou fazer uma refeição, o pai pode ajudar colocando o dedo mindinho na boca do bebê para saciar sua necessidade de sucção num momento de desespero. Isso ajuda acalmá-lo. =)

Outras coisinhas...
- Atenção na pega correta sempre.
- Cama compartilhada para os que acreditam nos benefícios é excelente.
- Slingar é otimo para acalmar o bebê e dar segurança a mãe.
- Confie em si mesmo. Quem acredita sempre alcança seu objetivo! ;)

Quem precisar de mais dicas ou ajuda com amamentação, pode deixar um comentário ou me ligar.

Se tiverem outras dicas, postem nos comentários tambem.

1 comentários:

Isnara disse...

Oi,parabens por esse espaço tão bonito e importante que vc nos proporciona.
Sou mãe pela primeira vez, ja estou com um mês
e o meu leite está muito pouco.
Meu sonho era conseguir amameta-la até um ano, e o primeiro so o leite materno,mas estou triste, por o meu leite esta indo embora ja no primeito mês.Se poder me ajudar.
isnarinha004@hotmail.com

Postar um comentário

Obrigada por contribuir com seu comentário!
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
Se você tiver alguma pergunta pertinente ao tema do post é mais rápido e fácil ligar para 080-51427945(Japão).
Estamos dispostas a ajudar no que for preciso!