15 de junho de 2009

Saltos de desenvolvimento

Os bebês tem um desenvolvimento muito rápido e muito "estranho" aos olhos dos adultos, mas nem por isso quer dizer que estão com problemas.

Tenho recebido questionamento de mães, com bebês acima dos quatro meses, que acham que seus "anjinhos viraram monstrinhos"...=)

Na verdade, existe uma variante, mas em geral os bebês começam a ter comportamentos bem diferentes do que tinham antes.

Uns começam a se virar e rolar, outros querem ficar mais tempo no colo, outros querem mais atenção, alguns ficam chorões, gritando muito, outros não conseguem ficar em carrinhos ou na cama, pois parece que tem espinhos! O fato é que tudo isso é normal.

Depois que nascem os bebês demoram para perceber que são "agora" um ser único, eles acreditam ainda fazerem parte da mãe, dizem que isso vai até os nove meses de vida fora do utero, e ai o que ajuda muito é dar peito, muito carinho e colo, além de ter muita paciência, porque tudo isso logo passa.

Há pessoas que acham que isso faz "mimar" os bebês, mas eu acredito que a única forma de comunicação de nossos pequenos é o choro/grito, e se eles estão com medo, inseguros, vão usar esse método de diálogo conosco. Se nossa resposta ao choro for uma chupeta, um "pode chorar um pouco", um andador... Acredito que a criança vai entender o seguinte recado:

- Se vira ai vai... Dê um jeito... Eu tenho que cuidar da minha vida e você está me impedindo...

Para nossos filhos crescerem e serem adultos amadurecidos, desde de cedo é preciso acolhê-los nos momentos de insegurança, porque nós mães somos a base e o "porto seguro" deles!

Para quem não sabe, existe uma tabela de Saltos de Desenvolvimento que está na pagina do Soluções para noites sem choro que mostra os período em que os bebês passam por fases críticas de desenvolvimento.

Essa tabela foi retirada de um livro em holândes, dos autores: Hetty van de Rijt en Frans Plooij.(http://www.oeiikgroei.nl/)

Os pesquisadores acreditam que os bebês não se desenvolvem em um ritmo constante, e sim as vezes, dão uma acelerada, outras vezes ficam mais devagar, e no periodo imediatamente antecedente aos "saltos", o bebê se sente perdido no mundo, pois seu sistema perceptivo e cognitivo mudou (segundo os autores, tudo isso pode ser observado neurologicamente), mas ele ainda não se acostumou, então o mundo parece muito estranho...

O que acaba acontecendo é que ele quer voltar a base, ao que é conhecido, então nessas fases, eles ficam mais carentes, precisando de colo, e com frequencia tambem comem e dormem pior. E segundo os autores, depois de algumas semanas essa fase dificil passa e tudo volta a normalidade.

Existe uma certa variação entre bebes, mas a cronologia observada (experimentalmente) pelos autores dos periodos de crise é:

- 05 semanas / 1 mes
- 08 semanas /quase 2 meses
- 12 semanas /quase 3 meses
- 19 semanas /4 meses e meio
- 26 semanas /6 meses
- 30 semanas /7 meses
- 37 semanas / 8 meses e meio (estamos nessa crise agora!)
- 46 semanas / quase 11 meses
- 55 semanas / quase 13 meses
- 64 semanas / quase 15 meses
- 75 semanas / 17 meses

Depois de uma crise o bebê ‘de repente’ começa a fazer coisas que não fazia antes, dá um salto de desenvolvimento mesmo, e também fica mais feliz, o que é um bom sinal para as mães que estão passando por essas "crises" com seus bebês...

Paciência então ai Mães!
Só um pouco de paciencia, que logo passa...=D

3 comentários:

Aika disse...

Como eu te disse la no grupo materna, estamos passando por essa fase.6 meses.Acho que eh muita coisa pro "cabecao" dele: esta aprendendo a virar,ensaiando pra engatinhar,sentar sozinho,nascendo o primeiro dentinho...Aaaffff,acho que stressa!!!Soh nos resta ter paciencia,peito e colo!
Kelly.

Helen disse...

Meu filho tem acordado 3 vezes por noite, sendo que já dormia direto desde os 2 meses e meio! Mas teve algumas fases como essa, por isso acho que seja um salto de desenvolvimento! Está com 7 meses

Helen disse...

Meu filho tem acordado 3 vezes por noite, sendo que já dormia direto desde os 2 meses e meio! Mas teve algumas fases como essa, por isso acho que seja um salto de desenvolvimento! Está com 7 meses

Postar um comentário

Obrigada por contribuir com seu comentário!
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
Se você tiver alguma pergunta pertinente ao tema do post é mais rápido e fácil ligar para 080-51427945(Japão).
Estamos dispostas a ajudar no que for preciso!