12 de setembro de 2008

EPISIOTOMIA? Não obrigada!

Episiotomia (ou pique, como é mais conhecida) é um corte realizado entre a vagina e o ânus, que TEORICAMENTE, serve para ajudar a mulher a não ter uma laceração e facilitar a passagem do bebê.

A episiotomia é hoje é um procedimento rotineiro, realizado em geral, sem o consentimento da mulher, e existem muitas discussões a respeito da sua eficácia e real necessidade.

Os médicos das maternidades aqui no Japão, aplicam este procedimento em todas as primigestas, salvo poucas exceções, e é isso que gostaria de expor neste post: Porque não questionamos e refletimos sobre a real necessidade de episio nos partos normais?

Quando não há episiotomia no Parto Normal, existe a possibilidade de acontecerem lacerações espontâneas de primeiro grau, lesão de pele e mucosa, que é de 40%, ou de segundo grau, lesão de músculos, que é de 16%.

Pode parecer coerente abrir um corte retinho pra evitar o rasgo enorme em ziguezague que certamente se daria, não é verdade?

Não. Se você tem 60% de chances de NÃO ter uma laceração nenhuma, e 84% de NÃO ter grau 2, vai deixar cortar pra que?

Você pode dizer: É mais esse é um risco que EU NÃO quero correr!

Claro, você tem todo direito, desde que isso seja uma OPÇÃO e não uma IMPOSIÇÃO para você.

A laceração acontece em tecidos menos inervados, mas é de cicatrização muito mais simples e menos dolorosa. Uma laceração espontânea é NADA perto de uma episiotomia.

A episiotomia não respeita vasos, não respeita feixes nervosos, não respeita nada, e precisa de 15 a 20 pontos para fechar. Ela é uma laceração gigante e INTENCIONAL...

A episiotomia pode ser um recurso necessário, mas é quase uma cesárea, um ato cirúrgico do qual se pode lançar mão quando a natureza não está ajudando.

Escolher a episiotomia só mesmo quando o parto chegou num ponto insustentável. E VOCÊ, só você vai saber se chegar nesse ponto.

Para mim episiotomia de rotina é lesão corporal!!!

Você tem opção, porque o corpo é seu. Converse com seu médico e quando fizer seu plano de parto diga-lhe:
- Doutor, aconteça o que acontecer, você só vai me cortar se o bebê estiver com estresse fetal ou se eu pedir, de resto, deixe lacerar.

Tenha certeza de que a recuperação será muito melhor...

Palavra de quem teve dois partos naturais em casa: sem pique, sem laceração e com uma ótima recuperação pós-parto.

6 comentários:

Renata disse...

Meu parto foi normal sem episio, coisa rara aqui no Japão.
Tanto que minhas amigas que tiveram bebe aqui, quando me viam ja perguntavam "e ai, foi qts pontos?'
Quando eu respondia 'um so', elas ficavam de queixo caído 'ah, então não cortou mto'.. e eu dizia 'não cortou NADA'...
Ai td mundo diz 'que sorte ne'... eu digo... 'nao eh sorte, eh vontade'

Ursa Maior disse...

Ahhh, no meu parto teve "pique", mas não tava dando mais, eu e o filhote tavamos "sem pique" e tava lacerando td. Mesmo com o pique, foram 64568486 pontos por todo lugar. Sofri pra suturar, viu? Nem quis saber ao certo quantos pontos foram...
Bjo
Sah

carla_akiyoshi disse...

eu fiz a episiotomia,o médico cortou o tanto que dava 3 pontos,msm eu tendo dilatado uns 12 cm,e com o corte,qdominha filha nasceu,ela rasgou um pouquinho,e o médico teve que dar 6 pontos no total!
ela não nasceu muito grande,mas era gordinha,e por isso rasgou!
na verdade,pra suturar não doeu,mas pra tirar os pontos depois...aiaiaiai!
bjs

Simone disse...

eu tb tive o pique na primeira gravidez!!!Na verdade nem tinha muitas informaçoes qnto a isso,nem sabia direito oq era,na verdade fui saber mais depois q tive rsss...
A justificativa foi q engordei demais,minha bebe era grande demais e tava com o cordao umbilical enrolado no pescoço,enfim,pra uma menina sem experiencia ja tava de bom tamanho essas justificativas rsss...
A recuperaçao foi dificil,fiquei uma semana internada e nessa uma semana nem conseguia sentar,nem andar direito,mas depois foi tranquilo,pra falar a verdade parou depois q consegui evacuar,mas ja na segunda gravidez q nw teve pique nenhum,sofri mais na hr ,nas dores e tal,mas a recuperaçao foi bem mais rapida!!!
qnto a dor na hr de nascer com o corte foi bem mais rapido,fiz umas forcinhas dai ja corto e ja nasceu,sem muitos esforços meus,mas ja sem o corte sofri mais e pude sentir melhor oq eh a dor de parto,tive um parto por completo eu diria rsss!!!!!beijos

Marcia Santos disse...

Gostaria de saber quem teve e obrigado ter de novo pq tive meu primeiro com 16 anos hj tenho 21 anos e obrigado fazerem outra episiotomia?

Marcia Santos disse...

Gostaria de saber quem teve e obrigado ter de novo pq tive meu primeiro com 16 anos hj tenho 21 anos e obrigado fazerem outra episiotomia?

Postar um comentário

Obrigada por contribuir com seu comentário!
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
Se você tiver alguma pergunta pertinente ao tema do post é mais rápido e fácil ligar para 080-51427945(Japão).
Estamos dispostas a ajudar no que for preciso!