Pular para o conteúdo principal

EPISIOTOMIA? Não obrigada!

Episiotomia (ou pique, como é mais conhecida) é um corte realizado entre a vagina e o ânus, que TEORICAMENTE, serve para ajudar a mulher a não ter uma laceração e facilitar a passagem do bebê.

A episiotomia é hoje é um procedimento rotineiro, realizado em geral, sem o consentimento da mulher, e existem muitas discussões a respeito da sua eficácia e real necessidade.

Os médicos das maternidades aqui no Japão, aplicam este procedimento em todas as primigestas, salvo poucas exceções, e é isso que gostaria de expor neste post: Porque não questionamos e refletimos sobre a real necessidade de episio nos partos normais?

Quando não há episiotomia no Parto Normal, existe a possibilidade de acontecerem lacerações espontâneas de primeiro grau, lesão de pele e mucosa, que é de 40%, ou de segundo grau, lesão de músculos, que é de 16%.

Pode parecer coerente abrir um corte retinho pra evitar o rasgo enorme em ziguezague que certamente se daria, não é verdade?

Não. Se você tem 60% de chances de NÃO ter uma laceração nenhuma, e 84% de NÃO ter grau 2, vai deixar cortar pra que?

Você pode dizer: É mais esse é um risco que EU NÃO quero correr!

Claro, você tem todo direito, desde que isso seja uma OPÇÃO e não uma IMPOSIÇÃO para você.

A laceração acontece em tecidos menos inervados, mas é de cicatrização muito mais simples e menos dolorosa. Uma laceração espontânea é NADA perto de uma episiotomia.

A episiotomia não respeita vasos, não respeita feixes nervosos, não respeita nada, e precisa de 15 a 20 pontos para fechar. Ela é uma laceração gigante e INTENCIONAL...

A episiotomia pode ser um recurso necessário, mas é quase uma cesárea, um ato cirúrgico do qual se pode lançar mão quando a natureza não está ajudando.

Escolher a episiotomia só mesmo quando o parto chegou num ponto insustentável. E VOCÊ, só você vai saber se chegar nesse ponto.

Para mim episiotomia de rotina é lesão corporal!!!

Você tem opção, porque o corpo é seu. Converse com seu médico e quando fizer seu plano de parto diga-lhe:
- Doutor, aconteça o que acontecer, você só vai me cortar se o bebê estiver com estresse fetal ou se eu pedir, de resto, deixe lacerar.

Tenha certeza de que a recuperação será muito melhor...

Palavra de quem teve dois partos naturais em casa: sem pique, sem laceração e com uma ótima recuperação pós-parto.

Comentários

  1. Meu parto foi normal sem episio, coisa rara aqui no Japão.
    Tanto que minhas amigas que tiveram bebe aqui, quando me viam ja perguntavam "e ai, foi qts pontos?'
    Quando eu respondia 'um so', elas ficavam de queixo caído 'ah, então não cortou mto'.. e eu dizia 'não cortou NADA'...
    Ai td mundo diz 'que sorte ne'... eu digo... 'nao eh sorte, eh vontade'

    ResponderExcluir
  2. Ahhh, no meu parto teve "pique", mas não tava dando mais, eu e o filhote tavamos "sem pique" e tava lacerando td. Mesmo com o pique, foram 64568486 pontos por todo lugar. Sofri pra suturar, viu? Nem quis saber ao certo quantos pontos foram...
    Bjo
    Sah

    ResponderExcluir
  3. eu fiz a episiotomia,o médico cortou o tanto que dava 3 pontos,msm eu tendo dilatado uns 12 cm,e com o corte,qdominha filha nasceu,ela rasgou um pouquinho,e o médico teve que dar 6 pontos no total!
    ela não nasceu muito grande,mas era gordinha,e por isso rasgou!
    na verdade,pra suturar não doeu,mas pra tirar os pontos depois...aiaiaiai!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. eu tb tive o pique na primeira gravidez!!!Na verdade nem tinha muitas informaçoes qnto a isso,nem sabia direito oq era,na verdade fui saber mais depois q tive rsss...
    A justificativa foi q engordei demais,minha bebe era grande demais e tava com o cordao umbilical enrolado no pescoço,enfim,pra uma menina sem experiencia ja tava de bom tamanho essas justificativas rsss...
    A recuperaçao foi dificil,fiquei uma semana internada e nessa uma semana nem conseguia sentar,nem andar direito,mas depois foi tranquilo,pra falar a verdade parou depois q consegui evacuar,mas ja na segunda gravidez q nw teve pique nenhum,sofri mais na hr ,nas dores e tal,mas a recuperaçao foi bem mais rapida!!!
    qnto a dor na hr de nascer com o corte foi bem mais rapido,fiz umas forcinhas dai ja corto e ja nasceu,sem muitos esforços meus,mas ja sem o corte sofri mais e pude sentir melhor oq eh a dor de parto,tive um parto por completo eu diria rsss!!!!!beijos

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de saber quem teve e obrigado ter de novo pq tive meu primeiro com 16 anos hj tenho 21 anos e obrigado fazerem outra episiotomia?

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de saber quem teve e obrigado ter de novo pq tive meu primeiro com 16 anos hj tenho 21 anos e obrigado fazerem outra episiotomia?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por contribuir com seu comentário!
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
Estamos dispostas a ajudar no que for preciso!

Postagens mais visitadas deste blog

Parir sorrindo

Para quem já viu é sempre bom rever, para quem não viu e acredita que parto é a pior coisa do mundo, ta aqui a prova de que, com bons profissionais e pessoas dispostas a ajudar, o parto pode ser uma experiência de muito prazer! Muito lindo!

Homeopatia e Alopatia: você sabe a diferença?

Por Rosana Oshiro O momento em que a doença afeta nossos filhos é o de maior preocupação para nós que somos pais e mães. Logo queremos levá-los ao médico para que receite algum medicamento que os livre "daquele mal". Já falamos aqui e aqui sobre a febre, e o hoje vou falar de duas principais formas de tratamento de doenças infantis: Homeopatia e Alopatia. Você sabe a diferença entre elas? Quando ouvi falar sobre homeopatia pela primeira vez, imaginei ser algo como "remédio de curandeiro" ou uma "simpatia" e nem dei muita bola...huahuahuahuahuauha Conversando, certa vez, como amiga que cursava faculdade de "Farmácia" ela me explicou de forma simples e clara que: - Homeopatia é o tratamento feito com substâncias "iguais" às da doença, buscando combater a doença como um todo. - Alopatia é o tratamento feito com substâncias "opostas" às da doença, que busca combater os sintomas das doenças. Depois, pesquisando mais e lendo sobr

Licença maternidade no Japão

É comum as mulheres trabalhadoras não conhecerem seus direitos e deveres quando gravidas no Japão. Recentemente, recebi várias instruções no curso de japonês que realizei pela JICE e gostaria de passar para as que estão em duvidas de seus direitos. Vou escrever por tópicos de forma bem clara e simples, caso alguém tenha alguma duvida, pode me escrever pela guia de contato ou deixar seu comentário no post que terei prazer em esclarecer. Vamos lá! - Como já disse em uma postagem anterior, toda mulher gravida no Japão, que não tem o hoken (Shakai ou kokumin) deve providenciá-lo o mais rapido possível, porque só através dele é possível receber os benefícios que a lei concede. - A mulher que trabalha, há mais de 1 ano com o mesmo empregador (se for empreiteira pode ter mudado de empresa), e tem o Shakai Hoken há mais de 1 ano também, tem direito a licença maternidade remunerada em 60% de seu salário normal, durante o período da licença. - O periodo de licença é de aproximadamente 98 dias,