Pular para o conteúdo principal

O medo da dor do parto

Já falamos aqui sobre a dor do parto e hoje gostaria de falar mais um pouco sobre o assunto porque acredito que nunca é demais, já que para as pessoas a dor do parto é "a pior dor do mundo" e um castigo para as mulheres.

Escuto muito nas conversas do dia a dia que a dor do parto é "castigo de Deus", "culpa de Eva" e que o mundo evoluiu e não precisamos mais disso. Afinal, se a tecnologia avançou, porque abrir mão dela?"

Há pouco tempo, num debate de um virtual sobre a dor no parto natural, alguém questionou: "Se não houvessem os efeitos colaterais e complicações da analgesia, não seria bom tê-la sempre a disposição para parir sem dor"?

Uma das respostas foi mais ou menos assim:
" Um corredor desiste de correr porque vai sentir dor?
Alguém que deseje uma tatuagem vai desistir dela por causa da dor?
Um alpinista vai desistir de subir as montanhas pela cansaço e sacrificio que terá?"

É super dificil falar da dor do parto "isoladamente" porque a dor do parto, na minha opinião, a dor mais diferente que se possa imaginar. Não tem como não dizer que não doi, mas não é uma dor de doença que fica lá latente, é uma dor de vida, uma dor “boa” que nos permite descansar entre uma contração e outra.

É uma dor de renovação, de força, poderosa e que dá poder também à mulher.

Já a dor com ocitocina (indução) é maior do que a dor natural, e umas 10 vezes pior se você estiver num ambiente inóspito. Mas se você estiver um ambiente confortável, com pessoas que te transmitam amor e segurança, com certeza passará mais tranquilamente pela dor das contrações.

Não fique pensando "na dor" antes do TP, ou se vc não vai aguentar, se vai pedir anestesia ou cesárea, se concentre em você e no seu baby, afirme dentro de você tudo em que você sabe e acredita sobre o parto e deixe para ter essas preocupações na hora que o momento chegar, não sofra na véspera, ok?

Acredite que pode, que você é capaz, se entregue! E que venha "à luz" seu bebê! =))



Comentários

  1. Eu acho que essa dor VICIA!!!!!!

    O que vc acha?
    Queria ter outro filho só para sentir tudo de novo!

    ResponderExcluir
  2. Ai Carol, por mim eu teria 10 filhos de parto natural! É maravilhoso!!!
    E que meu marido não leia isso!!!kkkkkk
    beijo

    ResponderExcluir
  3. gostei desse coment da carol que essa dor vicia rs, tb espero ter outro filho e negar o sorinho e ver a diferença ahauhauh

    ResponderExcluir
  4. Tive 4 filhos Thália foi minha primeira filha e ta c/15 anos, Lucas foi o segundo filho e ta c/14 anos Tatiane foi a terceira filha ta c/13 anos e a Nathalie que foi a quinta filha ta c/2 anos e 5 meses de parto natural e se pudesse teria mais uns 10 pois é uma dor suportável e depois que nosso filho nasce a dor passa ,e é lindo vê aquele rostinho lindo pode pegar logo que nasce pois meus 4 filhos vieram para os meus braços assim q nasceram não foram pro banho vieram do jeito que nasceu como minha irmã fala sujinhos de sangue e liquido amniótico e msm assim beijei-os ,cheirei-los e abracei-los agora o filho que tive de parto cesário por complicações q tive fiquei 3 meses internada p/ñ perdê-lo então quando completou 7 meses de gestação tiveram q tirá-lo as pressas pois eu tava perdendo mto sangue e liquido amniótico então ñ dava pra ser normal pois eu tava c/passagem e dilatação de 3 cm mais ocorreu uma força maior e se eles optassem pelo parto normal meu filho poderia engolir sangue e morrer mais graças a Deus tai vivo com 10 anos as vezes me deixando louca e só aceitei a cesariana por isso se ñ teria esperado pelo parto normal a ele foi meu quarto filho Luan Matteus , ha quase ia esquecendo de dizer que ñ pude vê-lo assim que nasceu levaram ela pra UTI Neonatal só pude vê-lo no outro dias as 15 hrs já tinha se passado mais de 24 hrs q ele havia nascido nossa fiquei mto brava por conta disso pq acho q eles poderiam ter me levado de cadeira de rodas para ver ele mais não ficavam me enganando logo depois que passar anestesia você poderá ver seu filho ai qdo passou me disseram q eu só poderia vê-lo quando fosse pro quarto e tomasse banho nem me falaram q ele tava na UTI simplesmente qdo eu perguntava dele falavam que ele tava no berçário me esperando que quando eu fosse pro quarto me levariam ele ,dei a luz as 12:35 horas e só vieram me contar a meia noite que ele havia ido direto pra UTI ....Por isso que tenho 10 filho de paro natural e ñ tenho um de parto cesário e mais pq o cesário a dor vem depois e fica por meses...Silvana Neta de Oliveira Amo meus Lindos filhos...bjks a todos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por contribuir com seu comentário!
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
Estamos dispostas a ajudar no que for preciso!

Postagens mais visitadas deste blog

Parir sorrindo

Para quem já viu é sempre bom rever, para quem não viu e acredita que parto é a pior coisa do mundo, ta aqui a prova de que, com bons profissionais e pessoas dispostas a ajudar, o parto pode ser uma experiência de muito prazer! Muito lindo!

Homeopatia e Alopatia: você sabe a diferença?

Por Rosana Oshiro O momento em que a doença afeta nossos filhos é o de maior preocupação para nós que somos pais e mães. Logo queremos levá-los ao médico para que receite algum medicamento que os livre "daquele mal". Já falamos aqui e aqui sobre a febre, e o hoje vou falar de duas principais formas de tratamento de doenças infantis: Homeopatia e Alopatia. Você sabe a diferença entre elas? Quando ouvi falar sobre homeopatia pela primeira vez, imaginei ser algo como "remédio de curandeiro" ou uma "simpatia" e nem dei muita bola...huahuahuahuahuauha Conversando, certa vez, como amiga que cursava faculdade de "Farmácia" ela me explicou de forma simples e clara que: - Homeopatia é o tratamento feito com substâncias "iguais" às da doença, buscando combater a doença como um todo. - Alopatia é o tratamento feito com substâncias "opostas" às da doença, que busca combater os sintomas das doenças. Depois, pesquisando mais e lendo sobr

Licença maternidade no Japão

É comum as mulheres trabalhadoras não conhecerem seus direitos e deveres quando gravidas no Japão. Recentemente, recebi várias instruções no curso de japonês que realizei pela JICE e gostaria de passar para as que estão em duvidas de seus direitos. Vou escrever por tópicos de forma bem clara e simples, caso alguém tenha alguma duvida, pode me escrever pela guia de contato ou deixar seu comentário no post que terei prazer em esclarecer. Vamos lá! - Como já disse em uma postagem anterior, toda mulher gravida no Japão, que não tem o hoken (Shakai ou kokumin) deve providenciá-lo o mais rapido possível, porque só através dele é possível receber os benefícios que a lei concede. - A mulher que trabalha, há mais de 1 ano com o mesmo empregador (se for empreiteira pode ter mudado de empresa), e tem o Shakai Hoken há mais de 1 ano também, tem direito a licença maternidade remunerada em 60% de seu salário normal, durante o período da licença. - O periodo de licença é de aproximadamente 98 dias,