Pular para o conteúdo principal

Shantala, suaves toques de amor

A Pitty Arai é a materna convidada da semana. Aqui ela fala um pouco sobre essa prática que ajuda (e muito) acalmar os bebês e ensina também como praticá-la.
Confiram o post e a video aula! =D

Um médico francês em uma visita a Índia se deparou com uma cena que o fez ficar atentamente observando, uma mãe que se chamava Shantala fazia massagem em seu bebê, para ela já fazia parte do dia a dia, mas para esse médico era algo diferente que no Ocidente dificilmente se encontrava uma mãe que parava os afazeres de casa para então ter um contato dessa forma com seu bebê, ele fotografou toda cena e quando retornou ao seu país levou essa técnica e nomeou em homenagem a essa mãe. La na Índia não existe um nome específico pois já é passado de geração em geração.

Graças a esse médico, hoje muito tem se utilizado essa massagem para ter um maior contato com mãe e filho.

Há inúmeros benefícios, é tão importante para os pais quanto para a criança, através da shantala é uma oportunidade de proporcionar um momento de intimidade e conforto entre os dois.

Ao ser tocado o bebê relembra de quando estava dentro da barriga, se sentindo seguro e protegido, para a mãe são minutos preciosos em que ela poderá brincar, conversar e conhecer melhor seu filho.


Como fazer essa massagem?

Reserve 20, 30 minutos do seu dia, esqueça o agito e os problemas, é importante a tranqüilidade e a paz nesse momento.

Aqueça o ambiente e escolha um óleo vegetal puro, é um ponto importante, pois a pele do bebê é sensível e deve estar sempre longe de produtos cheios de química.

Coloque seu bebê sem roupa sobre uma toalha, pode ser a sua frente ou sobre suas pernas.


*Inicie a massagem colocando o óleo sobre suas mãos, aqueça juntando uma na outra e depois coloque sobre o peito do bebê. Comece pelo tórax e deslize para a costela. Nas laterais faça movimentos de cima para baixo.

*No ombro desça as mãos para o peito e faça várias vezes esse movimento.

*Vá para a barriga e concentre-se ali, com as mãos abertas faça movimentos circulares, sempre em sentido horário.

*Suba para os braços e massageie como se estivesse rosqueando desde a axila até os pulsos, alongue as mãozinhas esticando os dedinhos. Faça igualmente no outro braço.

*Desça para a perna e proceda da mesma forma, comece pela virilha e desça até os pés, segure os pezinhos e com o seu dedão massageie em linhas no sentido dos dedos ao calcanhar.

*Vire o bebê de bruços, posicione as duas mãos sobre próximas a nuca e deslize em direção às nádegas, depois das nádegas até os pés. Repita o mesmo movimento em sentido contrário.

*Vire novamente o bebê de frente e massageie a face, esticando a pele, deslize do centro do rosto até as orelhas, do queixo faça como se o bebe fosse sorrir.

*Por último faça um alongamento, abra os dois braços e feche como se fosse abraçar. Depois cruze o braço direito para baixo e a perna esquerda para cima, e ao contrário também. Cruze as duas perninhas e segure alguns instantes.

Repita sempre os movimentos pelo menos três vezes.


Me chamo Priscila mas só atendo por Pitty. =D
Tenho 24 anos, moro na cidade de Hamamatsu e sou casada há 5 anos com o Vin (que está batalhando para logo sustentar a família vivendo só de arte). Tambem sou mamãe da Emi chan, uma menininha linda que enche meu coração de alegria, é uma nova fase que estou aprendendo muitas coisas da vida que até antes não dava muito valor. Nunca imaginei como me tornaria mamãe e hoje estou amando esse mundo da maternidade.
Quer ser a proxima a ter um texto sobre algo da maternidade, junto com uma foto sua?
Escreva para nós! maternajapao@gmail.com

Comentários

  1. Legal,Pitty!Aqui em casa tambem adoramos shantala!
    Kelly.

    ResponderExcluir
  2. ola adorei o video parece um deleite para o bebe gostaria de tentar com meu bebe ele ja tem 1 ano e 4 meses e muito tarde para comecar?aqui no japao qual oleo vcs recomendam?bjs aguardo resposta

    ResponderExcluir
  3. Oi Edgar e Monica
    Todos os bebês podem ser massageados desde 1 mês e até quando ambos quiserem. Não tem limites. Pode-se iniciar em qualquer idade. Respeitar a vontade e a disponibilidade do bebê é que é o grande segredo. Nada de imposição!
    Já óleo, eu fui num massagista aromaterapeuta, ele preparou um óleo puro de gergelim com essencia de lavanda e camomila, mas se vc preferir mantenha somente o óleo vegetal, nada de oleo mineral que é vendido nessa lojas de akachan ok, na composição não pode ter nada além de óleo, dá para notar a diferença na consistência, não fica grudento e nem precisa enxaguar, eu dou um banho após a shantala para ficar mais relaxada e descansar melhor.
    acredito que as meninas aqui do blog podem aconselhar mais coisas tb.
    bjos

    ResponderExcluir
  4. pitty vou procurar o oleo e tentar a primeira massagem dele obrigada pelas dicas bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá Pitty,excelente artigo, gostei muito! É emocionante saber que, com a "shantala" podemos transmitir ao bebè, o quanto o amamos,interagindo por meios de gestos e olhares. Sem dúvida, é uma grande troca de afeto, num ritual de carinho.
    abraços

    ResponderExcluir
  6. Olá Pronuc!
    obrigada pelo comentario, e alem de transmitir carinho e amor tb ajudamos no relaxamento e nas dores de colica q as vezes o bebe pode sentir né
    abraço

    ResponderExcluir
  7. Ola Pitty ?!.....meu nem sabia o nome dessa massagen rss,e nem de onde veio rss...!
    Minha mae diz q fazia em mim tbm ,dae ela me ensinou para fazer em meus filhos!
    Amei esse artigo ,e vamos divulgar para as maes e pais !
    Beijossss !

    ResponderExcluir
  8. Olá Elaine!!
    olha q legal q sua mãe fazia em vc e vc fez em suas filhas, passando de geração em geração, muito bom né!!
    vamos sim divulgar para ajudar outras mamãe e filhinhos ^^

    ResponderExcluir
  9. Oi Pitty. Amei a shantalla e pelo jeito a Emichan também, já havia feito no Erick e ele também adorou. Bjs

    ResponderExcluir
  10. Que legal Pitty!!!
    Adorei o blog.
    Vc se tornou uma maezona!
    beijos e parabéns

    ResponderExcluir
  11. Oi Primas Cintia e Simone!!
    obrigada pelos coments, visite mais vezes o blog ^^

    ResponderExcluir
  12. Oi Pitty.Muito legal o shantalla. Essa prática é tao bom tanto para o bebe como para mãe. Adorei o blog. Bjos

    ResponderExcluir
  13. Olá Pitty!
    Muito interessante a shantalla e prático de se relaizar.
    O contato da mamãe com o bebê deve ser realmente maravilhoso,além do que é essencial,pois bebê percebe o quanto a mãe o ama.
    Vou começar a praticar shantalla com a minha pequena.
    Beijinhos..

    ResponderExcluir
  14. Oi Adriana e Dri!!
    visitem mais vezes o blog!!
    Dri faça sim a massagem na sua pequena ela com certeza irá adorar!!!

    ResponderExcluir
  15. ola! eu fiz muito quando meu filho era pequeno e tive um otimo resultado.Hoje ele e bem grandinho mas me deu um saudade desse tempo quando ele era bem pequeninho, Parabens pela materia..

    ResponderExcluir
  16. Q bom saber que obteve otimo resultado fazendo a shantala, deve bater uma saudade mesmo né

    ResponderExcluir
  17. Oi Pitty!
    Sempre me disseram q a shantala era um elixir para os nenes e isso me despertava a curiosidade... Depois q minha nene nasceu experimentei e ela adorou, especialmente pq tem q ficar peladinha e isso ela adora! rsrs
    Mas agora q ela cresceu e jah vira sozinha ficou meio dificil, entao soh consigo fazer qdo ela colabora pq ela eh mto impaciente e sai gritando qdo nao ta do jeito dela. rs
    Mesmo assim eh mto bom esse "tempinho" em que somos soh eu e ela.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi Elisa!
    Minha filha tb é assim meio impaciente, ainda mais que vira e quer se arrastar, mas eu vou seguindo a vontade dela, e ela tb adora ficar peladinha, por sinal muito calorenta rsrs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por contribuir com seu comentário!
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
Estamos dispostas a ajudar no que for preciso!

Postagens mais visitadas deste blog

Parir sorrindo

Para quem já viu é sempre bom rever, para quem não viu e acredita que parto é a pior coisa do mundo, ta aqui a prova de que, com bons profissionais e pessoas dispostas a ajudar, o parto pode ser uma experiência de muito prazer! Muito lindo!

Homeopatia e Alopatia: você sabe a diferença?

Por Rosana Oshiro O momento em que a doença afeta nossos filhos é o de maior preocupação para nós que somos pais e mães. Logo queremos levá-los ao médico para que receite algum medicamento que os livre "daquele mal". Já falamos aqui e aqui sobre a febre, e o hoje vou falar de duas principais formas de tratamento de doenças infantis: Homeopatia e Alopatia. Você sabe a diferença entre elas? Quando ouvi falar sobre homeopatia pela primeira vez, imaginei ser algo como "remédio de curandeiro" ou uma "simpatia" e nem dei muita bola...huahuahuahuahuauha Conversando, certa vez, como amiga que cursava faculdade de "Farmácia" ela me explicou de forma simples e clara que: - Homeopatia é o tratamento feito com substâncias "iguais" às da doença, buscando combater a doença como um todo. - Alopatia é o tratamento feito com substâncias "opostas" às da doença, que busca combater os sintomas das doenças. Depois, pesquisando mais e lendo sobr

Licença maternidade no Japão

É comum as mulheres trabalhadoras não conhecerem seus direitos e deveres quando gravidas no Japão. Recentemente, recebi várias instruções no curso de japonês que realizei pela JICE e gostaria de passar para as que estão em duvidas de seus direitos. Vou escrever por tópicos de forma bem clara e simples, caso alguém tenha alguma duvida, pode me escrever pela guia de contato ou deixar seu comentário no post que terei prazer em esclarecer. Vamos lá! - Como já disse em uma postagem anterior, toda mulher gravida no Japão, que não tem o hoken (Shakai ou kokumin) deve providenciá-lo o mais rapido possível, porque só através dele é possível receber os benefícios que a lei concede. - A mulher que trabalha, há mais de 1 ano com o mesmo empregador (se for empreiteira pode ter mudado de empresa), e tem o Shakai Hoken há mais de 1 ano também, tem direito a licença maternidade remunerada em 60% de seu salário normal, durante o período da licença. - O periodo de licença é de aproximadamente 98 dias,