16 de abril de 2009

Shantala, suaves toques de amor

A Pitty Arai é a materna convidada da semana. Aqui ela fala um pouco sobre essa prática que ajuda (e muito) acalmar os bebês e ensina também como praticá-la.
Confiram o post e a video aula! =D

Um médico francês em uma visita a Índia se deparou com uma cena que o fez ficar atentamente observando, uma mãe que se chamava Shantala fazia massagem em seu bebê, para ela já fazia parte do dia a dia, mas para esse médico era algo diferente que no Ocidente dificilmente se encontrava uma mãe que parava os afazeres de casa para então ter um contato dessa forma com seu bebê, ele fotografou toda cena e quando retornou ao seu país levou essa técnica e nomeou em homenagem a essa mãe. La na Índia não existe um nome específico pois já é passado de geração em geração.

Graças a esse médico, hoje muito tem se utilizado essa massagem para ter um maior contato com mãe e filho.

Há inúmeros benefícios, é tão importante para os pais quanto para a criança, através da shantala é uma oportunidade de proporcionar um momento de intimidade e conforto entre os dois.

Ao ser tocado o bebê relembra de quando estava dentro da barriga, se sentindo seguro e protegido, para a mãe são minutos preciosos em que ela poderá brincar, conversar e conhecer melhor seu filho.


Como fazer essa massagem?

Reserve 20, 30 minutos do seu dia, esqueça o agito e os problemas, é importante a tranqüilidade e a paz nesse momento.

Aqueça o ambiente e escolha um óleo vegetal puro, é um ponto importante, pois a pele do bebê é sensível e deve estar sempre longe de produtos cheios de química.

Coloque seu bebê sem roupa sobre uma toalha, pode ser a sua frente ou sobre suas pernas.


*Inicie a massagem colocando o óleo sobre suas mãos, aqueça juntando uma na outra e depois coloque sobre o peito do bebê. Comece pelo tórax e deslize para a costela. Nas laterais faça movimentos de cima para baixo.

*No ombro desça as mãos para o peito e faça várias vezes esse movimento.

*Vá para a barriga e concentre-se ali, com as mãos abertas faça movimentos circulares, sempre em sentido horário.

*Suba para os braços e massageie como se estivesse rosqueando desde a axila até os pulsos, alongue as mãozinhas esticando os dedinhos. Faça igualmente no outro braço.

*Desça para a perna e proceda da mesma forma, comece pela virilha e desça até os pés, segure os pezinhos e com o seu dedão massageie em linhas no sentido dos dedos ao calcanhar.

*Vire o bebê de bruços, posicione as duas mãos sobre próximas a nuca e deslize em direção às nádegas, depois das nádegas até os pés. Repita o mesmo movimento em sentido contrário.

*Vire novamente o bebê de frente e massageie a face, esticando a pele, deslize do centro do rosto até as orelhas, do queixo faça como se o bebe fosse sorrir.

*Por último faça um alongamento, abra os dois braços e feche como se fosse abraçar. Depois cruze o braço direito para baixo e a perna esquerda para cima, e ao contrário também. Cruze as duas perninhas e segure alguns instantes.

Repita sempre os movimentos pelo menos três vezes.


Me chamo Priscila mas só atendo por Pitty. =D
Tenho 24 anos, moro na cidade de Hamamatsu e sou casada há 5 anos com o Vin (que está batalhando para logo sustentar a família vivendo só de arte). Tambem sou mamãe da Emi chan, uma menininha linda que enche meu coração de alegria, é uma nova fase que estou aprendendo muitas coisas da vida que até antes não dava muito valor. Nunca imaginei como me tornaria mamãe e hoje estou amando esse mundo da maternidade.
Quer ser a proxima a ter um texto sobre algo da maternidade, junto com uma foto sua?
Escreva para nós! maternajapao@gmail.com

18 comentários:

Aika disse...

Legal,Pitty!Aqui em casa tambem adoramos shantala!
Kelly.

Edgar e Monica disse...

ola adorei o video parece um deleite para o bebe gostaria de tentar com meu bebe ele ja tem 1 ano e 4 meses e muito tarde para comecar?aqui no japao qual oleo vcs recomendam?bjs aguardo resposta

Pitty disse...

Oi Edgar e Monica
Todos os bebês podem ser massageados desde 1 mês e até quando ambos quiserem. Não tem limites. Pode-se iniciar em qualquer idade. Respeitar a vontade e a disponibilidade do bebê é que é o grande segredo. Nada de imposição!
Já óleo, eu fui num massagista aromaterapeuta, ele preparou um óleo puro de gergelim com essencia de lavanda e camomila, mas se vc preferir mantenha somente o óleo vegetal, nada de oleo mineral que é vendido nessa lojas de akachan ok, na composição não pode ter nada além de óleo, dá para notar a diferença na consistência, não fica grudento e nem precisa enxaguar, eu dou um banho após a shantala para ficar mais relaxada e descansar melhor.
acredito que as meninas aqui do blog podem aconselhar mais coisas tb.
bjos

Edgar e Monica disse...

pitty vou procurar o oleo e tentar a primeira massagem dele obrigada pelas dicas bjs

Pronuc disse...

Olá Pitty,excelente artigo, gostei muito! É emocionante saber que, com a "shantala" podemos transmitir ao bebè, o quanto o amamos,interagindo por meios de gestos e olhares. Sem dúvida, é uma grande troca de afeto, num ritual de carinho.
abraços

Pitty disse...

Olá Pronuc!
obrigada pelo comentario, e alem de transmitir carinho e amor tb ajudamos no relaxamento e nas dores de colica q as vezes o bebe pode sentir né
abraço

Elaine disse...

Ola Pitty ?!.....meu nem sabia o nome dessa massagen rss,e nem de onde veio rss...!
Minha mae diz q fazia em mim tbm ,dae ela me ensinou para fazer em meus filhos!
Amei esse artigo ,e vamos divulgar para as maes e pais !
Beijossss !

Pitty disse...

Olá Elaine!!
olha q legal q sua mãe fazia em vc e vc fez em suas filhas, passando de geração em geração, muito bom né!!
vamos sim divulgar para ajudar outras mamãe e filhinhos ^^

Cíntia disse...

Oi Pitty. Amei a shantalla e pelo jeito a Emichan também, já havia feito no Erick e ele também adorou. Bjs

simone disse...

Que legal Pitty!!!
Adorei o blog.
Vc se tornou uma maezona!
beijos e parabéns

Pitty disse...

Oi Primas Cintia e Simone!!
obrigada pelos coments, visite mais vezes o blog ^^

adriana disse...

Oi Pitty.Muito legal o shantalla. Essa prática é tao bom tanto para o bebe como para mãe. Adorei o blog. Bjos

Dri... disse...

Olá Pitty!
Muito interessante a shantalla e prático de se relaizar.
O contato da mamãe com o bebê deve ser realmente maravilhoso,além do que é essencial,pois bebê percebe o quanto a mãe o ama.
Vou começar a praticar shantalla com a minha pequena.
Beijinhos..

Pitty disse...

Oi Adriana e Dri!!
visitem mais vezes o blog!!
Dri faça sim a massagem na sua pequena ela com certeza irá adorar!!!

CLICKGRANA disse...

ola! eu fiz muito quando meu filho era pequeno e tive um otimo resultado.Hoje ele e bem grandinho mas me deu um saudade desse tempo quando ele era bem pequeninho, Parabens pela materia..

Pitty disse...

Q bom saber que obteve otimo resultado fazendo a shantala, deve bater uma saudade mesmo né

Simplesmente Elisa disse...

Oi Pitty!
Sempre me disseram q a shantala era um elixir para os nenes e isso me despertava a curiosidade... Depois q minha nene nasceu experimentei e ela adorou, especialmente pq tem q ficar peladinha e isso ela adora! rsrs
Mas agora q ela cresceu e jah vira sozinha ficou meio dificil, entao soh consigo fazer qdo ela colabora pq ela eh mto impaciente e sai gritando qdo nao ta do jeito dela. rs
Mesmo assim eh mto bom esse "tempinho" em que somos soh eu e ela.
Beijos

Pitty disse...

Oi Elisa!
Minha filha tb é assim meio impaciente, ainda mais que vira e quer se arrastar, mas eu vou seguindo a vontade dela, e ela tb adora ficar peladinha, por sinal muito calorenta rsrs

Postar um comentário

Obrigada por contribuir com seu comentário!
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
Se você tiver alguma pergunta pertinente ao tema do post é mais rápido e fácil ligar para 080-51427945(Japão).
Estamos dispostas a ajudar no que for preciso!