12 de março de 2009

Banho do bebê

Quando a gente pensa em banho no bebê, a primeira coisa que vêm à mente é aquela banheira de plástico, o bebê, a nossa mão apoiando por baixo, a outra lavando, pegando a tolha, levantando bebê, secando...

Na verdade, existem muitas e muitas formas de se dar banho em bebê.
Aliás, existem formas infinitas!
Quer conhecer algumas?

Existe o tradicional banho de banheira, aquela banheira de bebê, de plástico normal. Funciona, claro. Só é meio difícil pegar o jeito. Mas, hoje em dia, para ajudar, dá para comprar uma redinha de apoio, um apoio de plástico, essas coisas. Eu não gosto porque é enorme, dá trabalho pra manter limpa e arrumada, além de fazer os bebês chorarem. Os meus só se acalmavam quando eu colocava uma toalhinha no peito deles.

Existe o banho em balde. Sim, balde. Um grandão. Você enche até a metade, coloca o bebê com as perninhas dobradas para a frente e a água cobre até os ombros. O bebê se sente no útero, provavelmente não vai se afogar porque não fica sobrando espaço para a cabeça entrar na água, gasta menos água que a banheira normal. Maaaaas............ já ouvi relatos de mães que não conseguiram dar banho, propriamente dito, porque a mão não entrava. E perde bem rápido, essa banheira. Em recém nascidos, o ideal é enrolar uma fralda em volta do bebê, e segurar pelo tecido, porque faz com que ele se sinta mais confortável ainda.



Também existe o banho de chuveiro conjunto. É malabarismo e cuidado, mas funciona e é uma delícia tomar banho com o bebê. Eu deixava o bebê no bebê conforto (serve carrinho, cadeirinha, qualquer coisa que você tenha para segurar o bebê) bem em frente ao box. A porta do box aberta. Tirava minha roupa, tomava banho em 3 segundos (hauahauhua) e pegava o bebê (que estava pelado, mas enrolado na toalha dele). Sentada no chão, com as pernas cruzadas, deixava o bebê deitado, de pé, do jeito que ele quisesse enquanto eu dava banho. Daí enrolava o bebê na toalha e colocava de volta no bebê conforto. Me secava, pegava o bebê, trocava. E só depois me trocava. hauhauhauahau. Não peguei resfriado. É uma delícia, maaaaas.... gasta muita água e não é tão simples... hauahuha

O meeeeeelhor, é o banho de ofurô conjunto. Você toma banho, pega seu bebê e entra no ofurô. Fica lá curtindo ele, dá banho lá dentro (já que bebê não precisa de sabonete) e sai, enrola os dois na toalha.
Aqui no Japão, dá pra reusar a água do ofurô para lavar roupa, então, não tem problema com o desperdício de água.
Maaaaaaas! A água não pode estar quente! Tem que estar em uma temperatura de corpo, entre 37-38 graus.

Imagem daqui.

7 comentários:

irradiandoluz disse...

rarararara
Legal!
Adorei a foto dos bebês no balde...
Faltou as modalidades "banho na piscininha", "banho de cachoeira", "banho de lagoa" e "banho de mar"... são sucesso absoluto no verão...

Abração
Gabi Dread

Pitty disse...

Q legal!! amanhã vou tentar tomar banho junto com a minha filha, não tinha pensado em deixá la enrolada na toalhinha no bebe conforto.. ótima idéia!! uma ajuda é deixar o ambiente aquecendo com o estobu, mas longe da nenem né, é lógico..

Lidiane disse...

O MEU BEBE QUER TOMAT BANHO ATÉ DE MADRUGADA E SAUDAVEL.O QUE FAÇO MAMÃES.

Lidiane disse...

quando o meu bebe tá gripado posso banhar ele a noite.o meu bb se chama Salomão adora água banha de qualquer jeito basta ver água.fico procupada em banhá lo gripado.

Rosana Oshiro disse...

Lidiane, não há problema em dar banho no bebê quando ele está gripado, pelo contrário, é até bom pois o vapor quente da agua ajuda abrir as vias respiratórias. Mas o ideal é dar um banho por dia no bebê e evitar passar muito sabonete porque a pele deles é bem sensível né? ;p
Se estiver fazendo muito calor onde você mora, pode até dar mais banhos durante o dia, mas o sabonete só uma vez ok?

beijo

Valeria disse...

Banho de balde e muito bom para o bebe eles se sentem muitos confortaveis e bem lindo ver eles la dentro se acahando qe esta dentro de uma piscina.

Elisângela Andrade disse...

mnha bebê tem 3 meses e esta gripada .posso dar banho mesmo se estiver frio?

Postar um comentário

Obrigada por contribuir com seu comentário!
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
Se você tiver alguma pergunta pertinente ao tema do post é mais rápido e fácil ligar para 080-51427945(Japão).
Estamos dispostas a ajudar no que for preciso!