30 de março de 2009

Maternas frente a crise no Japão

Nas conversas do dia a dia atualmente aqui no Japão, 90% dos diálogos são sobre a crise.

Como mãe de quatro crianças, que veio para o Japão há um ano com intenção de não trabalhar, eu vejo a situação toda com olhos otimistas, e acredito que a crise tem seu lado bom.

Como responsável pela economia de casa, eu sempre me preocupei com gastos excessivos, desperdício de alimentos, água e energia. Conforme fui lendo e aprendendo sobre sustentabilidade, passei a me preocupar muito mais.

Logo que cheguei aqui, percebi que o assunto "economia domestica" era muito recorrente. Cheguei a ler em uma revista de grande circulação entre a comunidade brasileira, um artigo muito interessante sobre a melhor forma de economizar dinheiro no Japão.

O fato é que viver aqui é muito mais prático e fácil do que viver no Brasil, e na maioria das vezes muito mais ecológico.

Eu acho uma pena que muitos brasileiros vivam gastando tudo sem pensar no seu futuro, porque a questão não é só econômica, mas ecológica e urgente!

Quem vai ficar, deve enxergar toda essa "maré baixa" com "bons olhos" e como forma de rever seus conceitos sobre sua vida e o mundo, porque existem muitas coisas que podemos fazer para economizar dinheiro e recursos naturais, pelo nosso bem e o futuro dos nossos filhos. Vamos ver?

Vou destacar aqui algumas práticas simples que ajudarão a economizar bastante no dia-a-dia e que farão uma grande diferença no final do mês.

1- Separar todo o lixo (papel limpo, lixo queimável, plástico, PET, garrafas, etc)
Se você pegar um folheto de sua prefeitura local, vai perceber que a maioria do lixo é reciclável e tem como separar melhor.
Que tal tentar fazer apenas um saco de lixo por semana? Aqui em casa com 6 pessoas fazemos apenas um pequeno. Além de ser menos poluição para o ar, será bom para seu bolso.

2- Lavar roupas somente no limite máximo da maquina.
Com essa prática, você economiza energia e água, porque a máquina vai trabalhar no limite e você reduz as vezes em que lava roupas.
Talvez seja um pouco mais trabalhoso, mas vale o esforço.
Aqui em casa, só com essa prática, conseguir reduzir a conta de agua pela metade!

3- Desligar a panela de gohan após o arroz ficar pronto.
Conheço muita gente que deixa a panela de arroz ligada o dia todo, mas essa prática não ajuda nada, além do gasto elevado de energia, o arroz não fica fresco.
Você pode fazer o arroz também no nivel maximo da panela, desliga-la após o preparo e ligar uma hora antes da proxima refeição que o arroz fica quentinho e gostoso do mesmo jeito, ou pode requentá-lo no microondas tambem que é uma opção de economia de energia.
Clique aqui e leia um artigo bacana sobre o consumo de energia de alguns aparelhos no Japão.

4- Não jogue alimentos bons no lixo.
Essa é uma prática de muita gente, infelizmente. Devemos pensar em quantas passam fome diariamente, além de que, qualquer colherada jogada fora, é dinheiro jogado no lixo, não é mesmo?

5- Utilize suas sacolas para compras
Em alguns estabelecimentos temos desconto com essa prática, em outros não, mas o mais importante é pensar que não seremos colaboradores para o aumento de lixo e poluição do meio ambiente, ok?

6- Outras práticas importantes
Se eu for escrever tudo aqui, este post ficará muito grande, então vou por uma listinha feita pela Paula Belmino (que peguei no Blog Vida Verde) e vocês completam com SUAS DICAS nos comentários, ok?

Salve o palneta terra

Plante árvores
Não polua os rios
Apague as luzes quando não estiver usando
Feche as torneiras
Diga não ás queimadas
Ensine a criança a reduzir
E a viver sem poluir
Plante flores no jardim
Deixe livre os passarinhos
E as árvores das florestas
Use produtos naturais
Recicle, reutilize, reuse,
Plásticos, vidros, papel.
Do lixo faça o luxo
Deixe em casa o carro, ande a pé!
Veja o planeta como ele é?
Só depende de você
Faça sua parte !
Eduque a amar e cuidar da terra
Senão ela não mais vai suportar
Nossas ações desencadeiam outras
Fazem-se o mal pra natureza
Nos desenvolve no final
Cuide do planeta terra
Diga não ao aquecimento global
Apague as luzes por sessenta minutos em sua sala de estar
Sua ação pode o mundo mudar!

Um beijo!

UPDATE em 31/03/09 as 21:25h(Indicação de minha amiga Yoko): Visitem o site Superando a crise, onde há várias dicas bacanas para quem está desempregado!



2 comentários:

Andrea disse...

Muito interessando esse post,

YOKO disse...

É isso aí Rosana, concordo plenamente com tudo que você escreveu. Que as dicas possam ser seguidas por todos que aqui passarem. Bjs

APRENDENDO NIHONGO

Postar um comentário

Obrigada por contribuir com seu comentário!
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
Se você tiver alguma pergunta pertinente ao tema do post é mais rápido e fácil ligar para 080-51427945(Japão).
Estamos dispostas a ajudar no que for preciso!