Pular para o conteúdo principal

O ato sexual e o ato de parir

por Rosana Oshiro

Quando viajei para o Japão, na 35ª semana de gestação da minha filha n.4, eu vim tranquila, porque acreditava que o parto aqui era bem próximo do que eu esperava como um parto normal.

Eu imaginava que os partos eram normais mesmo. Sem intervenções, sem pressões, seguindo a linha de Humanização, porque o Japão é modelo né?

Mas foi triste sentir na pele que não era bem assim...

No Brasil, eu tive um parto natural (sem intervenções) que para mim foi maravilhoso!

Quando vivi a intensidade do parto sem drogas, percebi o quão prazeroso era ter um parto respeitoso, digno, suave e feliz! Muita gente me achou louca, e foi ai que percebi que faltava informação para as mulheres, que no geral, não sabem quase nada sobre as intervenções no parto.

A OMS, em 1995, criou uma lista de atitudes que devem ser encorajadas para o Parto Normal, para que mãe e bebê passem pela experiência do parto felizes, mas infelizmente, isso não é muito respeitado em nenhum lugar do mundo.

Claro que aqui no Japão, existem clinicas e hospitais, que seguem a linha da humanização, muito mais do que existe no Brasil, mas apenas nos grandes centros.

Aqui na cidade onde moro, que é interior (Iida shi) os partos ocorrem cheios de intervenções se a mulher for mal informada. E com um pouquinho ainda se ela for bem informada e tentar se livrar dos protocolos. É sério!

Mas porque agora esse negócio de Parto Natural? Porque Parto Humanizado? Parto é parto! Alguém haveria de dizer...

Sim, isso é o que deveria ser, mas não é!

O parto normal praticado, ainda hoje, em todo mundo é um parto cheio de intervenções e desrespeito, onde a mulher não é protagonista, onde lhes são impostos uma série de protocolos, que ela não pode questionar, (especialmente aqui no Japão) porque é o médico quem manda.

Porque eu luto pelo parto humanizado, que ocorre naturalmente e com respeito as vontades da mulher?

Primeiro, analisem comigo, logo abaixo, se não há uma grande ligação entre o ato de parir e o ato sexual?

Em ambos os atos:

- é preciso estar no clima
- é preciso ir devagar e esperar o processo avançar aos poucos
- é preciso encontrar posições confortáveis
- às vezes a mulher sente a necessidade de gemer, gritar, e é natural!
- na medida em que a mulher se "entrega", o climáx acontece mais facilmente

Se pararmos para pensar nessas coisas, é provável que vamos achar ainda mais ligações nos atos de praticar sexo e parir, porque realmente elas estão ligadas.

Mas imagine: E se para fazer sexo você precisasse estar sempre depilada, sem pêlo algum? E se para ser penetrada, você precisasse ter sua vagina cortada para isso acontecer mais facilmente? E se ao gemer ou gritar, seu parceiro mandasse você ficar quieta? E se a posição estivesse te incomodando, mas você não pudesse sair dela? Essa transa ia ser legal?

Tenho certeza que não!

O que podemos concluir: Será mais fácil parir naturalmente deixando o processo fluir ou recebendo um monte de intervenções e ordens?

Gostaria de ler nos comentários sobre o que vocês leitoras pensam sobre essas ligações, se elas fazem sentido ou não...

No próximo post, complementarei falando sobre as intervenções no parto.

Beijos

Comentários

  1. hahah.... o parto é a parte final do sexo. e só quem teve um parto natural vai entender isso....

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha pensado por esse lado...mas sabe que tem tudo a ver??!!
    Podemos dizer entao que,a mulher que aceita tudo na hora do parto,por mais incomodada que esteja sentindo,acho que eh uma mulher totalmente ruim de cama!!hahahahahaha
    Porque se compararmos dessa forma(parir/sexo)a mulher que aceita de boca calada coisas que o parceiro quer soh pra agradar ou sei la o que,pra mim eh uma pessoa totalmente sem opiniao e submissa.Hahahahahha

    ResponderExcluir
  3. Nem sempre Kelly, mas eu acredito que a mulher bem resolvida sexualmente, tenha mais facilidade de falar de suas vontades na hora de parir...(eu acho!)
    Diz uma parteira-doula do Brasil que: a gente "pare" mais ou menos, como vive a vida!
    Eu complementaria dizendo que depende tambem do nosso momento de vida.

    beijo

    ResponderExcluir
  4. interessante essa comparação hein, ambos os casos tb é preciso, sentimento, pra mim é extremamente necessário sentir amor e carinho, sentir o desejo e estar pronta!

    ResponderExcluir
  5. Excelente comparação!!! Obrigada pelo seu texto.

    ResponderExcluir
  6. Pitty, o desejo e o amor são mesmo fundamentais! ;)

    Ariana, ficou mesmo claro? Seria tão bom se as mulheres "enxergassem" essa coerencia...

    Obrigada por participarem!

    beijo

    ResponderExcluir
  7. Tbm acho q tem tudo a ver!!!
    Pena q quase nunca a vontade da mulher é respeitada, mas se Deus quiser e com a ajuda de mulheres/mães como vcs isso um dia vai mudar!
    O q falta é a mulherada entender q NÓS temos direito principalmente ao respeito ao nosso momento, e tbm entender q parir não é um sofrimento pelo qual só pq engravidamos temos q passar, mas sim um momento único e prazeroso nosso e do nosso bb!
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Realmente Ma, existe prazer em parir!
    E falta as mulheres descobrirem esse prazer naturalmente para entenderem!

    Você terá sua oportunidade,viu?

    beijo

    ResponderExcluir
  9. Ro, sinceramente eu achei que este post falava de sexo durante o trabalho de parto, por causa do nome da postagem não sei. Mas foi muito melhor que isso, gostei muito!
    Muito bacana a ligação que fez entre os dois. E afinal, sexo durante o trabalho de parto não teria muito segredo né?! rsss
    bjokas

    ResponderExcluir
  10. concordo penalmente, parir é o momento da mulher/mãe só dela ninguém tem que interferirnisso ^^

    ResponderExcluir
  11. oi Rosana, tenho 2 filhos nascidos em casa... sem intervenção alguma. o primeiro parto foi rico em novidades e não relaxei tanto... (mas essa é apenas uma sensação, porque o parto foi maravilhoso) no segundo parto tive um parto orgásmico. Sensacional! quase não falo isso, porque as mulheres tem muito preconceito... pudores. inclusive eu acho que é por conta dos pudores que os partos estão nas mãos da equipe médica... Fundamental que a mulher tenha muita informação e "teimosia" pra conseguir parir sem intervenção!

    ResponderExcluir
  12. Que otimo Maribel!
    Se quiser relatar seu parto eu posto aqui no nosso blog ok?

    beijo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por contribuir com seu comentário!
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
Estamos dispostas a ajudar no que for preciso!

Postagens mais visitadas deste blog

Parir sorrindo

Para quem já viu é sempre bom rever, para quem não viu e acredita que parto é a pior coisa do mundo, ta aqui a prova de que, com bons profissionais e pessoas dispostas a ajudar, o parto pode ser uma experiência de muito prazer! Muito lindo!

Homeopatia e Alopatia: você sabe a diferença?

Por Rosana Oshiro O momento em que a doença afeta nossos filhos é o de maior preocupação para nós que somos pais e mães. Logo queremos levá-los ao médico para que receite algum medicamento que os livre "daquele mal". Já falamos aqui e aqui sobre a febre, e o hoje vou falar de duas principais formas de tratamento de doenças infantis: Homeopatia e Alopatia. Você sabe a diferença entre elas? Quando ouvi falar sobre homeopatia pela primeira vez, imaginei ser algo como "remédio de curandeiro" ou uma "simpatia" e nem dei muita bola...huahuahuahuahuauha Conversando, certa vez, como amiga que cursava faculdade de "Farmácia" ela me explicou de forma simples e clara que: - Homeopatia é o tratamento feito com substâncias "iguais" às da doença, buscando combater a doença como um todo. - Alopatia é o tratamento feito com substâncias "opostas" às da doença, que busca combater os sintomas das doenças. Depois, pesquisando mais e lendo sobr

Licença maternidade no Japão

É comum as mulheres trabalhadoras não conhecerem seus direitos e deveres quando gravidas no Japão. Recentemente, recebi várias instruções no curso de japonês que realizei pela JICE e gostaria de passar para as que estão em duvidas de seus direitos. Vou escrever por tópicos de forma bem clara e simples, caso alguém tenha alguma duvida, pode me escrever pela guia de contato ou deixar seu comentário no post que terei prazer em esclarecer. Vamos lá! - Como já disse em uma postagem anterior, toda mulher gravida no Japão, que não tem o hoken (Shakai ou kokumin) deve providenciá-lo o mais rapido possível, porque só através dele é possível receber os benefícios que a lei concede. - A mulher que trabalha, há mais de 1 ano com o mesmo empregador (se for empreiteira pode ter mudado de empresa), e tem o Shakai Hoken há mais de 1 ano também, tem direito a licença maternidade remunerada em 60% de seu salário normal, durante o período da licença. - O periodo de licença é de aproximadamente 98 dias,