Pular para o conteúdo principal

O pediatra

A gente sabe que existem pediatras bons e pediatras ruins, assim como existem médicos bons e ruins em qualquer especialidade.
Mas, afinal, o que é o pediatra?
É o médico de criança.
Claro.

Mas além disso, o que ele é? O que ele precisa ter? Saber? Fazer? Como a gente sabe se um pediatra é bom ou ruim?

Pediatra é um médico super importante, porque a gente precisa que ele nos guie na saúde das nossas crianças. Nossos filhos.

O primeiro ponto comum é que o pediatra veja a criança, de verdade e a fundo. Pediatra que pergunta o que a criança tem em nem olhar para ela, pede, mesa, dá a receita de vitamina e fim, gente... não vale a pena.
Pediatra precisa conversar com a criança, com os pais. Precisa tirar dúvidas, orientar, ajudar. E precisa de tempo, para isso. Quanto tempo? Eu diria, meia hora. No mínimo.

O segundo ponto é saber orientar certo.
Precisa estimular a amamentação, ajudar a mãe se ela tem problemas, precisa acreditar no corpo da criança, precisa saber da rotina da criança. Se é uma criança que come bem (bem eu digo em questão de variedade), toma sol, corre, brinca, se desenvolve, então o médico precisa saber que essa criança não precisa de vitaminas, complementos e afins.
Ele precisa saber diferenciar doença de saúde. E pessoas saudáveis não precisam de remédios. Pessoas doentes, sim.

O terceiro ponto comum é a disponibilidade.
Médico pediatra precisa ser médico 24 horas por dia, 7 dias por semana. E, se ele vai viajar, tirar férias, ir ao casamento do filho, então ele precisa deixar um substituto para atender suas emergências. Precisa estar disponível.

Agora, para MIM, tem outros pontos importantes:
- Pediatra precisa ter paciência com a criança e com os pais. Precisa saber lidar. Precisa ter brinquedos. Precisa saber falar.
- Pediatra não pode nunca impor nada. Ele precisa sugerir, discutir, conversar e aceitar as decisões dos pais ou decidir junto com eles. Se ele discorda, então ele precisa explicar os motivos. E, se for algo realmente incompatível, então ele precisa se dispor a ajudar apresentando pediatras que poderiam combinar melhor com a família.
- Pediatra precisa ser amigo. Porque ele precisa gostar dos meus filhos e de mim e do meu marido. Se o santo não bate, nenhuma relação funciona, não?

E vocês, como escolheram o pediatra dos filhos?

imagem daqui.

Comentários

  1. Aqui no Japão está sendo meio difícil escolher um pediatra, ainda bem que estou indo pro Brasil e lá posso escolher um pediatra, nas consultas que levo a minha filha, não passo mais que 2 minutos dentro do consultório, isso em todos os pediatras que já levei, a melhorzinha está sendo a que estou levando por último, mas mesmo assim deixa a desejar

    ResponderExcluir
  2. Concordo com tudo que vc escreveu, mas aqui no Japao o atendimento e rapidão mesmo, no começo eu achava muito ruim, mas acabei me acostumando, por mais que vc pergunte as resposta sao sempre rapidas e nem dao muita atençao pra criança, os consultorios estao sempre cheios e eles atendem sem marcar hr.
    Quando levei meu filho no Brasil a consulta com a pediatra demorava uma meia hr mesmo deixam a gente bem a vontade pra esclarecer todas as duvidas, mas aqui.....

    ResponderExcluir
  3. Tenho um sonho de tornar uma pediatra, pois adoro crianças tenho um relacionamento muito aberto com todas. Gosto muito dessa área sei serei uma ótima profissional. Com FÉ em Deus vai dar certo...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por contribuir com seu comentário!
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
Estamos dispostas a ajudar no que for preciso!

Postagens mais visitadas deste blog

Parir sorrindo

Para quem já viu é sempre bom rever, para quem não viu e acredita que parto é a pior coisa do mundo, ta aqui a prova de que, com bons profissionais e pessoas dispostas a ajudar, o parto pode ser uma experiência de muito prazer! Muito lindo!

Homeopatia e Alopatia: você sabe a diferença?

Por Rosana Oshiro O momento em que a doença afeta nossos filhos é o de maior preocupação para nós que somos pais e mães. Logo queremos levá-los ao médico para que receite algum medicamento que os livre "daquele mal". Já falamos aqui e aqui sobre a febre, e o hoje vou falar de duas principais formas de tratamento de doenças infantis: Homeopatia e Alopatia. Você sabe a diferença entre elas? Quando ouvi falar sobre homeopatia pela primeira vez, imaginei ser algo como "remédio de curandeiro" ou uma "simpatia" e nem dei muita bola...huahuahuahuahuauha Conversando, certa vez, como amiga que cursava faculdade de "Farmácia" ela me explicou de forma simples e clara que: - Homeopatia é o tratamento feito com substâncias "iguais" às da doença, buscando combater a doença como um todo. - Alopatia é o tratamento feito com substâncias "opostas" às da doença, que busca combater os sintomas das doenças. Depois, pesquisando mais e lendo sobr

Licença maternidade no Japão

É comum as mulheres trabalhadoras não conhecerem seus direitos e deveres quando gravidas no Japão. Recentemente, recebi várias instruções no curso de japonês que realizei pela JICE e gostaria de passar para as que estão em duvidas de seus direitos. Vou escrever por tópicos de forma bem clara e simples, caso alguém tenha alguma duvida, pode me escrever pela guia de contato ou deixar seu comentário no post que terei prazer em esclarecer. Vamos lá! - Como já disse em uma postagem anterior, toda mulher gravida no Japão, que não tem o hoken (Shakai ou kokumin) deve providenciá-lo o mais rapido possível, porque só através dele é possível receber os benefícios que a lei concede. - A mulher que trabalha, há mais de 1 ano com o mesmo empregador (se for empreiteira pode ter mudado de empresa), e tem o Shakai Hoken há mais de 1 ano também, tem direito a licença maternidade remunerada em 60% de seu salário normal, durante o período da licença. - O periodo de licença é de aproximadamente 98 dias,