Pular para o conteúdo principal

Duas características muito presentes na Gestação

Cada pessoa é uma pessoa diferente da outra. Cada gestação também é uma gestação diferente da outra, porém há pelo menos duas características que são muito presentes na maioria das gestações.

Essas características são a INTROSPECÇÃO e AMBIVALÊNCIA.

Em primeiro lugar vamos recorrer ao bom dicionário da língua portuguesa para conhecermos o significado dessas duas palavras.

INTROSPECÇÃO: Exame de si mesmo. Descrição da experiência pessoal em termos de elementos e atitudes. Observação, por uma determinada pessoa, de seus próprios processos mentais.

AMBIVALÊNCIA: Coexistência de dois sentimentos antagônicos, por exemplo, amor e ódio à mesma pessoa. Atitude que oscila entre valores diversos e, às vezes, antagônicos.

Quando você recebe a notícia de que o exame de gravidez deu positivo, essas duas características, ou seja, a introspecção e a ambivalência, já começam a aflorar naquele exato instante, mesmo que timidamente.

Logo após a primeira reação, de alegria extrema e contagiante nos casos em que a gestação foi planejada e desejada e de ‘surpresa’ quando a gestação aconteceu de forma inesperada, a pessoa começa a pensar nas mudanças que o resultado positivo desse exame de gravidez trarão para a sua vida. Nesse momento você poderá ficar horas e mais horas pensando, pensando e pensando, você estará tão concentrada nesse processo que você estará em um outro tempo, um outro lugar, em uma outra dimensão, com um outro ritmo, um ritmo só seu, um ‘universo particular’, como diria Marisa Monte. E a partir de agora durante toda a gestação esse processo, essa viagem acontecerá de forma recorrente com maior ou menor intensidade dependendo de cada Mamãe.

Em decorrência desse primeiro processo de introspecção, surge um segundo processo, o processo de ambivalência, ou seja, o processo de você se sentir feliz, completa, abençoada por ter recebido esse presente enviado por Deus e pela oportunidade de poder ser Mãe, mas também com medo, receio, ansiedade, pois surgem várias dúvidas cruéis que te farão ficar quase louca, por exemplo, ‘Será que correrá tudo bem durante a gestação’, ‘Será que minha filha será perfeita?’, ‘Será que serei uma boa Mãe?’, ‘Será que minha filha irá gostar de mim?’, ‘Será que conseguirei dar boas oportunidades para a minha filha?’, ‘Será que minha filha será uma pessoa feliz e realizada?’ e essas são só algumas das milhares e milhares de perguntas que permeiam a cabeça de quem espera um bebê durante todo esse processo que dura por volta de 40 semanas.

É muito importante dizer também que essas duas características não são exclusivas das Mamães, os Papais também as sentem e as expressam, às vezes de uma forma mais tímida e reservada, mas se você prestar bem atenção ao Papai que está nascendo ao seu lado certamente as perceberá.

Além disso, as pessoas ao seu redor, familiares e amigos, poderão te achar louca, coisas do tipo ‘Ela muda de opinião toda hora’, ou até poderão achar que você não quer que eles participem desse momento tão especial na vida de todos, mas na verdade você não está louca e nem quer deixá-los de fora desse momento tão especial. É só uma questão de ter um pouco mais de privacidade. Às vezes essa privacidade pode acontecer até entre você e seu marido, ou seja, vocês poderão estar fisicamente juntos, mas cada um no seu ‘universo particular’ e esse tempo é importante, importante para digerir e entender todo esse maravilhoso processo de geração de uma filha, a sua filha, e de nascimento dos Pais.

Então aproveite, aproveite para refletir e sentir todas as dores e delícias que o processo de se tornar Mãe proporciona para uma pessoa e assim quando sua benção chegar você estará pronta para estreiar como Mãe. Boa sorte!

Tatiana Vegi é idealizadora do site Sintaliga - Dicas para Mulheres. Mora no Brasil e está gravida pela primeira vez! Uma Mulher do Bem, que acredita nos prazeres simples da vida e na constante busca de um Mundo Melhor.

Comentários

  1. Muito bom esse texto!Foi exatamente asim que me senti!E foi tambem exatamente assim que todos me descreveram:LOUCA!!!!!huhauuahauuhau
    Acho que em mim essas duas caracteristicas vieram com toda forca!!
    Kelly.

    ResponderExcluir
  2. Mulheres do Materna Japão e Aika muito obrigada pela publicação e pelo comentário.
    Caso queiram ver mais alguns textos meus acessem http://www.sintaliga.com.br/Conteudo.do?method=listarTextos&reiniciar=true&enviadaPor=Tatiana%20%20Vegi
    Aproveito a oportunidade para convidá-las a conhecerem e participarem da Sintaliga http://www.sintaliga.com.br/dicas-para-mulheres o meu site feminino de dicas para o sucesso das Mulheres.
    Beijos e Obrigada
    Tat Vegi
    http://www.sintaliga.com.br/dicas-para-mulheres

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por contribuir com seu comentário!
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
Estamos dispostas a ajudar no que for preciso!

Postagens mais visitadas deste blog

Parir sorrindo

Para quem já viu é sempre bom rever, para quem não viu e acredita que parto é a pior coisa do mundo, ta aqui a prova de que, com bons profissionais e pessoas dispostas a ajudar, o parto pode ser uma experiência de muito prazer! Muito lindo!

Homeopatia e Alopatia: você sabe a diferença?

Por Rosana Oshiro O momento em que a doença afeta nossos filhos é o de maior preocupação para nós que somos pais e mães. Logo queremos levá-los ao médico para que receite algum medicamento que os livre "daquele mal". Já falamos aqui e aqui sobre a febre, e o hoje vou falar de duas principais formas de tratamento de doenças infantis: Homeopatia e Alopatia. Você sabe a diferença entre elas? Quando ouvi falar sobre homeopatia pela primeira vez, imaginei ser algo como "remédio de curandeiro" ou uma "simpatia" e nem dei muita bola...huahuahuahuahuauha Conversando, certa vez, como amiga que cursava faculdade de "Farmácia" ela me explicou de forma simples e clara que: - Homeopatia é o tratamento feito com substâncias "iguais" às da doença, buscando combater a doença como um todo. - Alopatia é o tratamento feito com substâncias "opostas" às da doença, que busca combater os sintomas das doenças. Depois, pesquisando mais e lendo sobr

Licença maternidade no Japão

É comum as mulheres trabalhadoras não conhecerem seus direitos e deveres quando gravidas no Japão. Recentemente, recebi várias instruções no curso de japonês que realizei pela JICE e gostaria de passar para as que estão em duvidas de seus direitos. Vou escrever por tópicos de forma bem clara e simples, caso alguém tenha alguma duvida, pode me escrever pela guia de contato ou deixar seu comentário no post que terei prazer em esclarecer. Vamos lá! - Como já disse em uma postagem anterior, toda mulher gravida no Japão, que não tem o hoken (Shakai ou kokumin) deve providenciá-lo o mais rapido possível, porque só através dele é possível receber os benefícios que a lei concede. - A mulher que trabalha, há mais de 1 ano com o mesmo empregador (se for empreiteira pode ter mudado de empresa), e tem o Shakai Hoken há mais de 1 ano também, tem direito a licença maternidade remunerada em 60% de seu salário normal, durante o período da licença. - O periodo de licença é de aproximadamente 98 dias,