Pular para o conteúdo principal

Ajuda financeira do Governo no Japão (nascimento até 12 anos).

por Franciely Tsuchiya

Após o descobrimento e confirmação de uma gravidez no Japão, a mulher (japonesa ou estrangeira) terá todo apoio do governo japonês, que faz questão de incentivar o crescimento populacional, já que a população japonesa ainda diminui ano-a-ano assustadoramente.

Toda e qualquer gestante terá 3 consultas grátis (começo de gestação, meio e final, ou até mesmo mais consultas, depende do Estado ou Prefeitura), ajuda para o pagamento do parto (350 mil yenes), consulta e ajuda profissional em casa (após o nascimento do bebê), mais 3 consultas gratuitas para o bebê (fora demais consultas rotineiras) e ainda ajuda, em dinheiro, mensal (para a criança até 12 anos de idade) e vacinação gratuita. Tudo
isso não importando a nacionalidade.

Toda gestante deve saber bem como pedir seus direitos para poder recebê-los, então hoje é isto que vamos ensinar para todas as mamães que desejam ter seus bebês aqui no Japão.

Vamos por pontos:

Ponto 1.
A primeira coisa após o descobrimento da gravidez é marcar uma consulta na clínica ou hospital de preferência, e como somos totalmente a favor da humanização do parto, aqui vai a lista da 'Reborn' (http://www.web-reborn.com/saninjoho/saninjohoindex.html#chuubu) para quem quiser ver as clínicas humanizadas do Japão.

Identifique o kanji de seu Estado e clique para conhecer sobre a clínica e onde está localizada.

Para quem quiser participar da nossa lista de discussões, basta clicar aqui e se cadastrar. Lá contamos com o apoio de uma obstetra Humanizada do Brasil e partilhamos todo o tipo de informação e conhecimento sobre a gravidez e parto no Japão.

Também é possível entrar em contato com a Brett Iimura, que é educadora de nascimento (Childbirth Education Center - CEC) em Tóquio, mora no Japão há mais de 13 anos e diretora de projetos sobre humanização.

Brett Iimura
brett@free-zone.com
Phone: 033 - 414 - 7458

Para falar com a Brett, você pode conversar em inglês ou japonês, por telefone ou e-mail. Você poderá usar o tradutor do google para facilitar o diálogo.

Muitas mulheres pegam informação com ela e conseguem boas clínicas humanizadas e também conseguem saber de profissionais para ajudar no parto em casa, aqui no Japão.

Conversar, se expressar, buscar aprender com profissionais humanizadas diretamente daqui, é a melhor coisa a se fazer, uma vez que elas podem ajudar na escolha da profissional e ainda orientar na conversação médica.

Para quem deseja alguma ajuda de um japonês (nesta área) mas que fala português poderá entrar em contato com nossos amigos:

Daisuke Onuki
daisuke@humanization.org

ou

Takashi Matsui
takashi-lea@hotmail.co.jp

Ponto 2.
Após encontrar a clínica, hospital, casa de parto ou somente local para o pré-natal de sua preferência, faça sua primeira consulta e solicite o documento que confirma a gravidez (ninshin todoke), para ser apresentado à prefeitura de sua cidade.

Com este documento você pegará todo o material que a prefeitura oferece para a gestante: diversos livros (gestante, parto, dentição infantil), papéis (palestras para gestantes, cuidados com o bebê) tudo inteiramente gratuito.

Para brasileiras, será entregue a caderneta da mãe e da criança na cor rosa, e papéis para a vacinação.

Os 3 mais importantes serão:
- A caderneta (boshi kenkoo techoo) mais conhecida como boshi techoo.
- O livrinho (boshi hoken no shiori) que contém os papéis das consultas gratuitas (3 consultas para a mamãe e 4 para o bebê)
- Os papéis para a vacinação ( 5 tipos).

Ponto 3.
Todos no Japão, precisam ter um plano de saúde, independente de ser gestante ou não. E as que engravidaram, mas ainda não tem um plano de saúde, é necessário ir até a prefeitura da cidade e providenciar.

Hoje, aqui, se tornou obrigatoriedade ter o shakai hoken. Todos os brasileiros que trabalham por intermédio de uma empreiteira automaticamente adquirem este tipo de plano (já descontado em folha), mas pela prefeitura pode ser feito o kokumin hoken, e ainda existem outros planos particulares, basta se informar na prefeitura.

Após providenciado o tipo de plano de saúde,
você precisará solicitar o papel para a assistência a maternidade (shussan ikuji ichijikin). No caso de shakai hoken será preciso comparecer no shakai hoken-cho (prédio central do plano de saúde shakai) e no caso do kokumin hoken, ir até a prefeitura.

Existem 2 tipos deste papel, um que você solicita antes do nascimento do bebê (pelo menos 1 mês antes) e levando para o seu médico preencher, o dinheiro cairá automaticamente para o hospital, no caso de sobra ou falta do dinheiro, a agência entrará em contato depois. E o segundo papel pode até mesmo ser solicitado após o nascimento do bebê, sendo o único incoveniente pagar o hospital do próprio bolso, para somente depois ser reembolsado.

É importante ter o plano de saúde em dia para receber a ajuda do governo (350 mil yenes e outros), e para adquirir o plano de saúde é preciso ter os impostos em dia também.

Ponto 4.
Após o nascimento do bebê e resolvido a ajuda do parto, a mamãe poderá contar com mais uma ajuda. Chegará em sua casa um formulário para ser preenchido e entregue na prefeitura para o recebimento na quantia de 10 mil yenes mensal, que será a ajuda para a criança até os seus 3 anos de idade. (Se for 1º ou 2º filho). O depósito é feito de quatro em quatro meses em sua conta bancária, no valor de 40 mil yenes.

Todos esses direitos você poderá exigir após ter feito o plano de saúde e estando com o pagamento em dia.

Fora tudo isto você ainda poderá se informar sobre o cartão rosa para a mamãe e o amarelo para o bebê. Com este cartão a família restituirá futuro gastos com médico.

Toda esta papelada, embora complicada, são automaticamente requeridas e recebidas conforme a confirmação da gestação e ganho do bebê. A mamãe poderá fazer passo-a-passo, com muita calma, a medida que a gestação se desenvolve.

Procure preencher todos os dados certinhos para não haver atrasos ou falha no recebimento.

Aos poucos esclareceremos outros pontos mas o principal agora é isto!

Boa Sorte para todas as Mamães!

Comentários

  1. Fran, o Jidou Teate é de 10 mil para terceiro, quarto, quinto filho. Ou até o primeiro e/ou segundo completarem 3 anos.

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Thaaa... era! Acabou de entrar a nova lei! 10 mil por criança, não mais 5 mil! E até 12 anos não mais 3 ou 6!
    O Ben acabou de receber 40 mil e era para ser 20... eles pagam a cada 4 meses!
    Agora ficou bem bom! hahaha

    ResponderExcluir
  3. Oi Franciely!
    Gostaria de saber o nome desta ajuda de 70 mil´para os gastos iniciais com o bebe,obrigada pelos esclarecimentos!
    Sei tb que existe uma ajuda para mamães que tiveram cesarea,de gastos médicos elevados,é mais uma ajuda nas despesas que são altas né.
    Bjo

    ResponderExcluir
  4. Oi Re, primeira vez por aqui?
    Seja Bem-vinda sempre!
    Ajuda para o nascimento se usa falar: Shussei kin (しゅっせいきん - 出生金).
    Aqui na web da mamãe, fala sobre isto:
    http://www.novartis-kenpo.or.jp/member/02_life/203/20301.html
    ***
    Cada caso na prefeitura, é resovido diferentemente!
    A mamãe poderá receber uma ajuda sim, caso de muitos gastos, filho com deficiência ou até morte.
    A atenção será especial para cada caso!
    ***
    O importante é se informar sempre e ir fazendo o passo-a-passo, aos poucos e a mamãe vai ganhando todos seus direitos!
    ***
    Muitos papéis chegam em casa, não ignore nenhum!
    Alguns precisam ser levados na prefeitura de sua cidade!
    ***
    bjokas
    Fran

    ResponderExcluir
  5. Oi Franciely, pois é, essa clínica é muito cara, além dos 620 mil por uma cesárea, toda vez que a bb completa mês ele fala pra ir la e me cobra 5 mil ienes sendo q eu tenho kokumin hoken,so pra pesar e medir, mas..agora achei uma pediatra ótima..que so cobra 500 ienes..rs

    E essa ajuda de 70 mil eu preciso ir na prefeitura pra solicitar? ou será que eu já perdi, pelo fato da bb ja ter 4 meses.

    ResponderExcluir
  6. Nossa querida, qual era a clinica tão cara assim? Algumas clínicas do Japão são muito caras devido ao suporte que ela dá. Com certeza alguma coisa você deixou passar, ou seja acabou não usufruindo sabe?!
    ***
    E esta ajuda de 70 mil é uma ajuda para os primeiros gastos com a criança. Com o tempo você acabou provando que podia arcar com as despesas e com certeza perdeu! É um sistema justo para pais sem condições. Sempre que você tiver problemas com despesas poderá pedir um auxilio na prefeitura. Existem casos de diminuição nos impostos, restituição maior, essas coisas...
    Mas tem lá sua burocracia, quebra de sigilo bancário e provações!
    ***
    Tem tbm os casos de mamães que não receberam devido a dívidas, em prefeituras de outras cidades (impostos).
    ***
    Pena né? Numa crise desta, dinheiro é sempre bem-vindo! rs
    bjinho
    Fran

    ResponderExcluir
  7. oi Franciely!
    Obrigada pelas boas vindas,tenho lido todos tópicos e gostei bastante das informações,muito obrigada!
    Também sou de Mie,vi teu relato de parto e gostaria de saber de que cidade você é,pois meu parto vai ser cesarea tb,e gostei do tratamento que vc teve,humanizado.
    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Queridas,
    sobre a ajuda de 70 mil para gastos iniciais com o bebê... É uma ajuda do tipo social (sindicato, cooperativa) 'kumiai'. Esta ajuda, realmente não são todas as mulheres que recebem... somente se estiver escrita no 'kumiai kenkoo hoken' (de plano de saúde) ou algo do tipo 'roodoo-kumiai' (sindicato dos trabalhadores).
    *
    A mulher que tiver o bebê mas este vier a falecer, receberá esta ajuda!
    Mas não sei se com o mesmo nome de inscrição...
    *
    De qker forma poderá ser informada de tudo, diretamente, no local de seu plano de saúde. Algumas prefeituras não informam estas coisas...
    *
    Portanto eu acho que não tem haver com a 'shussan ikuji ichijikin' (assistência maternidade)...
    *
    É isto!
    Bjs
    Fran

    ResponderExcluir
  9. Oi to aki de novo hehee, agora to com duvida sobre o shakai hoken, meu marido entrou no shakai, estávamos pagando o kokumin, mas esse ano ele decidiu mudar pro shakai, gostaria de saber se no shakai tem algum tipo de cadernetinha pro bb que dê direito a pagar menos em casos de internação ou consulta, pq no kokumin tem o cartao bege, que da direito a pagar somente 500 ienes a cd consulta, no shakai isso é automático ou tem que fazer algum tipo de pedido no orgão do shakai??

    ResponderExcluir
  10. Tem sim!
    É um cartão amarelo e ao pagar vc recebe o dinheiro de volta!
    Passe no seu Shakai Hoken Jimusho e resolva isto!
    ***
    E a prefeitura oferece tbm um plano de um cartão que vc gasta somente 1500 yenes (consulta) para casos mais graves, mesmo saindo muito mais caro!
    Deve passar na prefeitura de sua cidade e se informar na ala de hoken infantil!
    É só perguntar sobre KADO e direitos e eles vão explicar tudo!
    ***
    bjão

    ResponderExcluir
  11. Ola, sou nova por aqui e estou adorando esse blog!
    Estou grávida do meu 1o. filho, e tb mto perdida com os direitos e deveres da grávida aqui no Japão.

    Se puder esclarecer algumas dúvidas ficarei grata!

    1- Não recebi boshi hoken no shiori e tb da vacinação, apenas recebi da prefeitura o Boshi Techoo. Será que ainda vou receber?

    2- Meu seguro é o Shakai Hoken, ele cobre o parto? Vou pagar 30% do valor do parto na clinica e depois receber o shussan ikuji ichijikin?

    Desculpe por tantas perguntas, mas como disse estou perdidissima!
    bjs

    Erica

    ResponderExcluir
  12. Erica,
    1- vc irá receber depois que teu bebê nascer
    2- voce receberá 380 mil após o bebe ter nascido, ou pode tambem solicitar que o Hoken faça o pagto diretamente para sua clinica.

    Temos um grupo de mães grávidas e recem-paridas do Japão. Quer participar?
    Me escreva um email no rosana.oshiro@gmail.com

    beijo

    ResponderExcluir
  13. ueee essa ajuda da prefeitura para criança mudou??? nw sabia acabei de receber agora em fevereiro mas foi 20 mil, minnha filha tem 4 anos!!!

    ResponderExcluir
  14. oi amigas mamaes!!sou nova aki axei otimo esse blog!!!estou gravida de 8 meses,e estou muito preocupada com o parto,meu marido como muitos perdeu o emprego,temos o kokumim hoken so ki esta atrasado,quase nao durmo de preocupacao pensando como vou ter meu filhote!!mal tenho umas roupinhas,moro no fim do mundo em okayama-ken,aki nw temos muita assistencia,nw sei onde pedir ajuda!alguem pode m ajudar a tirar essa duvida d como proceder qdo meu filho nascer,sera k no hospital eles vao m atender qdo meu filhote tiver para nascer??bjs a todas andreia

    ResponderExcluir
  15. oi Andreia, desculpe a demora em responder-te!
    Você precisa ir a prefeitura e regularizar sua situação.
    Não será preciso pagar os atrasados, mas renegociar a divida conforme o que for mais facil para você.
    Conversando, sempre há um jeito, só não pode ficar esperando "sentada" ok? =D
    Eu tenho roupas de RN aqui, se vc quiser te passo...
    Me escreve no e-mail rosana.oshiro@gmail.com
    Beijo

    ResponderExcluir
  16. ola gostaria de saber sobre o shakai hoken cartao de desconto nas consultas

    ResponderExcluir
  17. oi rosana,bigaduuu viu!!vou correr atras enquanto da tempo !!!sbre as roupinhas vou querer sim!!!vou te mandar e-mail ta!!!bjsss

    ResponderExcluir
  18. Bruna, não entendi sua pergunta, poderia enviar-me um e-mail esclarecendo?
    rosana.oshiro@gmail.com

    beijo

    ResponderExcluir
  19. Olá, peguei minha caderneta (boshi techoo) no final de março mas eu li no orkut que agora as grávidas teram direito a mais consultas gratuitas, minha caderneta só da direito a três.
    Alguém pode me informar se isso é verdade?
    Bj

    ResponderExcluir
  20. oisou a regy!poderia me informar estou pagando o kokumin hoken,ja fiz o pedido do auxilio maternidade com 1 mes antecipado ja levei para o medico preencher e ja devolvi na prefeitura,minha duvida eh,eu to muito tempo sem pagar impostos anuais e ate agora a prefeitura nw me mandou nenhum comunicado sobre negar meu auxilio!TO CONTANDO MUITO COM ESSA AJUDA sera ke pode acontecer de ser depositada na conta da clinica,sem antes me comunicar?bj

    ResponderExcluir
  21. oi! tenho uma duvida hoje estou gravida de 3meses, com a crise recebi o aviso dia 27 de fevereiro, e trabalhei ate 28 de março e quando recebi aviso tinha dias de gravidez, sera q tenho algum direito por ser por pouco dias? se tiver algum direito o que devo fazer, quem devo procurar? obrigada!!!

    ResponderExcluir
  22. Maya, sim, agora as gravidas tem direito a 5 consultas gratuitas! Procure a prefeitura da sua cidade! =)

    Regy, pelo procedimento que vc informou que fez, o dinheiro será depositado direto na conta da clinica sim! Mas acho que não entendi sua pergunta...

    Angela, vc pagava shakai hoken? se não pagava e não informou a empresa quando foi demitida, fica dificil receber algum beneficio da "empresa".
    Se vc paga algum seguro saúde (kokumin por exemplo) vc tem direito sim a todos beneficios que o governo oferece, ok?

    beijo a todas e fiquem a vontade para perguntar sempre!

    ResponderExcluir
  23. Ola fiquei sabendo q o shakai hoken paga uma licenca maternidade apos 3 meses do nascimento,algo em torno de 500 mil,alguem ja ouviu falar isso???O kokumin tbm tem essa ¨ajuda¨???

    ResponderExcluir
  24. oi gostaria de saber sobre a licença maternidade do shakai hoken q e de 42 dias antes do parto e 56 depois e recebe 60por cento do valor diario,gostaria de saber como solicitar,onde pegar o requerimento e quanto tempo de antecedencia e sobre a prorrogaçao da licença q e de um ano se ainda continua recebendo esse valor ou nao?desde ja agradeço.bjs thami

    ResponderExcluir
  25. Thami, quem paga shakai hoken tem direito há licença maternidade como você falou sim.
    O problema é que a maioria das empresas "força a barra" para as empregadas pedirem demissão antes de entrarem no periodo necessário para fazer a solicitação do beneficio...=(((
    A solicitação deve ser feita junto a empresa que te contratou e varia, tanto o pagamento, quanto o periodo, conforme a empresa e a cidade em que você mora.
    beijo

    ResponderExcluir
  26. estou no japao a dois anos e descobri que estou gravida de 5 semanas ,fui até uma clinica indicada por algumas amigas e o médico disse que nao poderia fazer meu parto la pois nao queria correr riscos perdi um nenem de 8 meses ,e minha segunda filha foi recomendado nascer de 34 semanas. Estou bem aflita nao sei o que fazer se volto para o Brasil ,se fico...meu contrato vence em marco e nao queria quebrar será que é possivel viajar de 8 meses de gestacao? moro em Ogaki se alguém puder me ajudar de alguma forma agradesco....

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Tutian, é possivel viajar com carta do médico até uma semana antes de fazer 8 meses de gestação.
    Eu viajei! ;-p
    A questão é: será que dessa vez será tranquila sua gestação?

    É preciso saber o porque do problema das outras gestações para te dizer ao certo o que fazer...
    Venha para nosso grupo de mães que poderemos te dar uma orientação mais tranquila.
    Basta se cadastrar no link ai do lado direito! =)

    ResponderExcluir
  29. Oi Franciely! Será que vc saberia me confirmar uma informação? É possível receber o reembolso do valor da cesária pelo shakai hoken?? Ouvi dizer que sim, mas não sei se é correta essa informação.
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  30. É possivel sim Silvia!
    Você precisa de um documento médico que comprove a necessidade da cesarea, vai no escritório do shakai hoken e preenche toda papelada para receber o reembolso ok?

    beijo

    ResponderExcluir
  31. ola me chamo melissa ! gostaria de saber como faco para receber ajuda dos 70 mil yenes ? ou so e para pessoas com dificuldade financeira?obrigada

    ResponderExcluir
  32. Melissa, sobre a ajuda de 70 mil para gastos iniciais com o bebê... É uma ajuda do tipo social (sindicato, cooperativa) 'kumiai'. Esta ajuda, realmente não são todas as mulheres que recebem... somente se estiver escrita no 'kumiai kenkoo hoken' (de plano de saúde) ou algo do tipo 'roodoo-kumiai' (sindicato dos trabalhadores) e é para mães com condições financeiras precarias.

    beijo

    ResponderExcluir
  33. Oizinhu Fran rs td bem? amei este blog, td bem informado, parabéns rs, assim como outras mamães gostaria de tirar uma duvida com vc rs lá vai, moro em Mie, mas a clinica q estou fazendo td o pre natal é em uma clinica em gifu, sera que terei que mudar para uma clinica em Mie para poder receber a ajuda do parto? rs estou de 7 meses rs super ansiosa com a chegada da minha filhinha rs bjs a vc e para tdas as mamães...

    ResponderExcluir
  34. Olá Fran

    estou grávida de 4 meses e trabalho e pago shakai hoken há mais de 2 anos, porém por contrato com validade de um ano. meu parto está previsto para 1 de abril e meu contrato acaba dia 31 de março. Gostaria de saber se tenho algum direito e como proceder, pois a minha lincença começa dia 19 de fevereiro e a fábrica me informou que pagará somente até dia 31 de março. Estou muito preocupada, pois estava contando com esses benefícios, desde já agradeço por tudo !!!

    Jussara

    ResponderExcluir
  35. ola tudo bem! meu nome é Lucelia gostaria de uma informação,eu estava é que eu ganhei nenem em agosto desse ano e quando acabou minha licença maternidade eu assinei a carta de demissão ,eu tinha o shakai hokem paguei ate o mes de outubro meu parto foi uma cesaria de emergencia ,ficou 265 mil ,e o hospital me informou que como eu tinha ajuda de 420 mil eu tinha direito de receber o restante ,e me passou os papeis para mim passa para a empreiteira ,para eles passarem para o shakai hokem mas ate agora nao recebi nem o dinheiro da licença maternidade e nem o restante do hospital oque eu devo fazer ,demora ja faz 3 meses ja e ate agora nada,se puder me ajuda eu te agradeço muito obrigada....abraço

    ResponderExcluir
  36. Luluzinha, vc pode ir diretamente ao escritório do shakai hoken, levar sua carteirinha do shakai e solicitar o beneficio.
    Se não souber falar bem a lingua japonesa, leve uma tradutora.
    Pode ser que a empresa não tenha dado entrada ainda. (muitas vezes eles enrolam para dar entrada na documentação)
    Mas tem um porém: você ainda está inscrita no shakai hoken?
    Você tem que estar inscrita e em dia com os pagtos, porque senão não conseguirá receber.
    Será que a empresa em que você trabalhava pagava tudo direitinho? Porque se a empresa também não pagava, você ficará sem receber o benefício.
    Qualquer duvida escreva novamente.

    um abraço

    ResponderExcluir
  37. ola rosana... entao quando eu me desliguei da empresa meu shakai hoken foi cAncelado,dai a empreiteira pediu minha carteirinha e assim que eu sai do hospital eu ja levei os papéis do hospital pra eles dar entrada,eles me falaram que ja foi dado entrada mas ate agora nada,é demorado para receber,e uma dúvida chega alguma carta em casa..............obrigada

    ResponderExcluir
  38. Lu, mas vc não pode ficar sem hoken!!!
    Se cancelou o shakai tem que pagar o kokumin para poder conseguir receber. Vc paga?
    Se não pagar, vc não recebe.
    Sinceramente, acho que eles estão te enrolando.
    Eu tive parto em casa sozinha e recebi o dinheiro depois de um mês certinho que dei entrada.
    Entenda, o shakai hoken não vai te pagar o beneficio se vc cancelou a contribuição, entendeu?
    Tem alguma coisa estranha nessa história.
    De qualquer forma acho que vale a pena vc ir pessoalmente no escritório do shakai e explicar sua situação e também vc não pode ficar sem hoken ok?

    beijo

    ResponderExcluir
  39. oi entao como meu shakai hoken foi cancelado o mes passado agora que eu vou entra no kokumim,a empreiteira tinha me falado que mesm que eu o shakai fosse cancelado eu receberia,eu moro aqui em nagoya vc sabe me dizer aonde fica o escritorio do shakai hokem.muito obrigada....bjs

    ResponderExcluir
  40. Lu, o correto é vc cancelar um e ja entrar no outro no "dia seguinte".
    Se eles deram entrada no beneficio antes de cancelar tudo bem, mas se não, não tem como você dar entrada pelo shakai agora.
    Eu não sei onde ficam escritórios do shakai em outras cidades, mas achei um telefone em Nagoya onde existe suporte para estrangeiros de terça a sexta das 10 as 12hs. O numero é 052-581-0100.
    beijo

    ResponderExcluir
  41. Oí quería saber sobre essa ajuda dos gastos iniciáis de 70,000yes,
    Agente tem q ir e solicitar na prefectura ou eles depositao automático?

    ResponderExcluir
  42. Oi,adorei os posts,muito obrigada pela ajuda. Acabei de saber que estou gravida, feliz da vida, fiz tratamento para engravidar aqui no Japao. Foi otimo, bem rapido mesmo, depois de um mes ja deu certo. Tenho muiotas duvidas a comecar pelo pre natal e parto. Na clinica onde fiz o tratamento. Eles ja pediram para eu reservar o dia do parto ja na primeira consulta de pre natal, disseram que la ja esta com poucas vagas. Mas como la nao tem tsuyako, fiquei na duvida... afinal na hora da dor posso muito esquecer todo o japones,ne... EStranho ne,ja tem que reservar no primeiro dia assim mesmo. Ja me pediram 10mil de adiantamento...

    ResponderExcluir
  43. Regina...disse...
    Oi é a primeira vez que entro nesse blog,gostei das dicas e gostaria de pedir uma ajudinha para tirar minhas duvidas...
    tenho 3 filhos e estou esperando mais um que vai nascer mes que vem,
    gostaria de saber sobre essa ajuda de gastos iniciáis 70,000 yens,
    Temos que pedir na prefeitura ou eles deposita automaticamente?
    obrigada bjos

    ResponderExcluir
  44. Camila e Byanka, a ajuda dos 70mil é antiga, não existe mais...
    Desculpem a confusão...

    beijo
    Rosana Oshiro

    ResponderExcluir
  45. Oiiiii...esta é primeira vez que entro no blog, e agradeço desde já as informações.
    Estou grávida de 3 meses e no momento estou no Brasil, mas gostaria de ter o filho no Japão.
    Gostaria de saber se consigo ajuda da prefeitura, fazendo o kokumin assim que chegar.

    Obrigada

    Beijos

    ResponderExcluir
  46. Oi Luciana, consegue sim!

    Eu cheguei lá gravida no 8º mes e recebi a ajuda! =)

    Mas esteja ciente que vai ter que gastar para fazer o pre-natal até o fim da gestação porque demora um pouco para te incluirem nos beneficios do hoken. Possivelmente terá que pagar pelo parto e receberá depois de 1 mês o dinheiro de volta.

    beijo

    ResponderExcluir
  47. Sou sansei com pais nissei. Estou grávida de 3 meses e gostaria de saber se meu filho nascendo no Japão ele terá direito nacionalidade japonesa ou somente brasileira?ou terá direito a dupla nacionalidade brasileira e japonesa?

    ResponderExcluir
  48. Luciana Yumi: crianca nascida no japao, soh tem direito a nacionalidade japonesa se a mae ou o pai for japones.Se os pais sao brasileiros,automaticamente o filho sera brasileiro,no registro da crianca constara que nasceu aqui,mas eh de nacionalidade brasileira.

    ResponderExcluir
  49. Ola,e a primeira vez q vou ter bebe aqui no Japao e tenho algumas duvidas.Pago kokumin hoken e estou no final da gestaçao,o hospital q estou fazendo o pre natal nao informa antecipado quanto sera o valor do parto. Ja esta marcado cesaria,e ja ouvi dizer que chega custar ate uns 800,000 mil. A prefeitura ja me disse que vai enviar o hospital 420,000. No caso eu terei que dar 380,000??? Nao entendi como funciona

    ResponderExcluir
  50. Ola gostaria de saber mais informacoes sobre a ajuda de 70 mil com gastos iniciais do bebe , o dinheiro e depositado na conta da mae ou do hospital junto com o auxilo parto e o que devo levar pro hospital no dia ?
    como fica o enxoval?

    ResponderExcluir
  51. Fumie: eu realmente nao sei nada sobre a ajuda dos 70 mil yenes,varia de acordo com a prefeitura e com o caso.Voce deve perguntar na sua prefeitura.E o que vc deve levar ao hospital tambem varia de hospital para hospital,geralmente eles dao uma lista do que vc precisara levar.

    ResponderExcluir
  52. oi eu estou gravida do meu primero filhjo e eu nw sei o que fazer bom logo que eu fiquei sabendo que eu estava gravida eu fiz kokumin estava individada pois eu pedi para parcelar ,so que a minha vida financeira nw esta muito boa pois tenho que paga os imposto que estao atrasados meu marido tbm e nw sei como irei conseguir pagar o parto tenho aluguel tbm atrsado eu nw sei mas o que fazer ,agora que eu li em seu blog que so resebe ajuda se tiver td em dia agora eu nw sei me ajuda

    ResponderExcluir
  53. oi eu estou gravida do meu primero filhjo e eu nw sei o que fazer bom logo que eu fiquei sabendo que eu estava gravida eu fiz kokumin estava individada pois eu pedi para parcelar ,so que a minha vida financeira nw esta muito boa pois tenho que paga os imposto que estao atrasados meu marido tbm e nw sei como irei conseguir pagar o parto tenho aluguel tbm atrsado eu nw sei mas o que fazer ,agora que eu li em seu blog que so resebe ajuda se tiver td em dia agora eu nw sei me ajuda

    ResponderExcluir
  54. Ola tudo bem? Moro no japao ha cinco anos e estou gravida pela primeira vez e o parto esta marcado pra daki um mes, cesarea...estou receosa qt ao preco, alguem aki tem ideia de qt fica? Sei q recebemos a ajuda de 420 mil, mas jah cheguei a ler q pode sair ate um milhao o parto cesarea! Por favor kem puder esclarecer minha duvida...quem ja fez parto cesarea aki no jp? Qt ficou?

    ResponderExcluir
  55. você está interessado em um empréstimo ou você precisa de dinheiro para começar seu próprio negócio em contato conosco como damos o empréstimo tão baixo como taxa de juros de 2% também damos empréstimo de longo e baixinha tempo para mais informações sobre o contato empréstimo-nos via e-mail jessivan1 @ hotmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por contribuir com seu comentário!
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
Estamos dispostas a ajudar no que for preciso!

Postagens mais visitadas deste blog

Parir sorrindo

Para quem já viu é sempre bom rever, para quem não viu e acredita que parto é a pior coisa do mundo, ta aqui a prova de que, com bons profissionais e pessoas dispostas a ajudar, o parto pode ser uma experiência de muito prazer! Muito lindo!

Homeopatia e Alopatia: você sabe a diferença?

Por Rosana Oshiro O momento em que a doença afeta nossos filhos é o de maior preocupação para nós que somos pais e mães. Logo queremos levá-los ao médico para que receite algum medicamento que os livre "daquele mal". Já falamos aqui e aqui sobre a febre, e o hoje vou falar de duas principais formas de tratamento de doenças infantis: Homeopatia e Alopatia. Você sabe a diferença entre elas? Quando ouvi falar sobre homeopatia pela primeira vez, imaginei ser algo como "remédio de curandeiro" ou uma "simpatia" e nem dei muita bola...huahuahuahuahuauha Conversando, certa vez, como amiga que cursava faculdade de "Farmácia" ela me explicou de forma simples e clara que: - Homeopatia é o tratamento feito com substâncias "iguais" às da doença, buscando combater a doença como um todo. - Alopatia é o tratamento feito com substâncias "opostas" às da doença, que busca combater os sintomas das doenças. Depois, pesquisando mais e lendo sobr

Licença maternidade no Japão

É comum as mulheres trabalhadoras não conhecerem seus direitos e deveres quando gravidas no Japão. Recentemente, recebi várias instruções no curso de japonês que realizei pela JICE e gostaria de passar para as que estão em duvidas de seus direitos. Vou escrever por tópicos de forma bem clara e simples, caso alguém tenha alguma duvida, pode me escrever pela guia de contato ou deixar seu comentário no post que terei prazer em esclarecer. Vamos lá! - Como já disse em uma postagem anterior, toda mulher gravida no Japão, que não tem o hoken (Shakai ou kokumin) deve providenciá-lo o mais rapido possível, porque só através dele é possível receber os benefícios que a lei concede. - A mulher que trabalha, há mais de 1 ano com o mesmo empregador (se for empreiteira pode ter mudado de empresa), e tem o Shakai Hoken há mais de 1 ano também, tem direito a licença maternidade remunerada em 60% de seu salário normal, durante o período da licença. - O periodo de licença é de aproximadamente 98 dias,