17 de dezembro de 2008

O inverno e a Gripe infantil (bebês e crianças)

por Franciely Tsuchiya

Bom, como estamos enfrentando o famoso inverno japonês (muito frio na maioria dos lugares), pensei que seria bom falar sobre o assunto gripe, que está sendo o assunto do momento. Falar sobre a diferença de resfriado e gripe, e passar algumas dicas para as mamães que estão sofrendo com seus pequenos, em casa, com este frio.


Uma matéria recente, da revista Vitrine, falava sobre a diferença de resfriado e gripe, para quem não leu sobre este assunto, estará postado aqui.
Antes de saber, pensamos que é a mesma coisa, mas vamos ver:

RESFRIADO
Congestiona as vias aéreas superiores (o nariz, a faringe e a laringe). A criança tem coriza clara, tosse pouco intensa, dor de garganta leve e febre igual ou inferior a 38,5 graus.

GRIPE
Apresenta sintomas mais severos com febre alta, sendo acima de 39 graus, hipersecreção, congestão nasal intensa, com coriza clara ou até mesmo esverdeada, mal-estar, dores articulares, musculares, fadiga e dor de garganta.

Embora muitas mamães fiquem preocupadas com estes tipos de sintomas, não precisam se desesperar e nem levar diretamente ao médico.
Em primeiro lugar, muita calma nestas horas, e depois, tente avaliar de onde pode ter vindo o problema. Algumas causas de gripe infantil, pode ter vindo do irmãozinho que frequenta a creche, do papai que trabalha fora, ou até mesmo da mamãe que não anda com a imunidade boa e se resfriou ao ir lá fora estender a roupa. Seja qual for a causa, é importante que a família toda se cuide. Ter boa saúde é importantíssimo, para qualquer pessoa!

Por isto é muito bom que, em todo o inverno, tenhamos hábitos apropriados para a estação, que exige mais cuidados, ainda mais aqui no Japão.
Tomar chá de limão com gengibre (bem quientinho), sem mesmo ter pegado gripe, pode ser um progresso.
Não podemos esquecer que o frio do Japão é muito intenso, mas também não podemos exagerar no agasalho. Toda criança que agasalhar demais vai suar de calor, estando sujeita a uma gripe muito fácil. É aí que mora o perigo!
Todos sabemos que ao entrar nos 'depatos' daqui, lá dentro é sempre muito quente e dentro do carro também, então melhor evitar o tira e põe casacos, cachecóis, luvas, essas coisas.

A gente só deve se agasalhar muito, quando vamos estar muito tempo no clima de frio, caso contrário, um ventinho frio não conseguirá abaixar a temperatura do corpo tão rápido assim. O resfriado e gripe acontece quando a temperatura do corpo muda de repente, por isso é melhor um corpo meio frio para o frio, que um corpo muito quente para o muito frio. Neste último caso, a gripe vem de derrubar mesmo!

Caso seu "filhote" já pegou um resfriado ou gripe, não precisa se desesperar mamãe. Observe quais são exatamente os sintomas.

Se no caso de nariz entupido e/ou peito chiando, isto significa que está com catarro e que o clima em casa está ou muito seco, ou muito úmido, geralmente muito úmido.
Tente aquecer mais o ambiente em casa, mais se muito seco tente pendurar roupas molhadas na cozinha (no caso de não haver um umidificador).
Adquira um termômetro que além de graus para temperatura, em baixo tem o indicador de umidade, ele é mais que útil e todo 'hyaku en shop' tem um.
É importante ficar de olho nele e atenta ao que o ambiente exige, são 23 graus para a temperatura ideal (19 até 25), e 50% para a umidade ideal (40 até 65). Este aparelho simples, será útil para sua vida toda, uma vez que sempre de olho nele, você descobrirá quando em casa tem algo errado, e conseguirá eliminar o problema (gripe) antes mesmo de chegar.

*Um aviso importante: Prefira não ligar ar quente em casa. O ar-condicionado além de gastar muita energia, resseca muito a pele e olhos do bebê. O ar quente do estobo apresenta maior perigo, tanto ambiental como para toda a família. Se não tiver jeito, procure temperar o ambiente e logo desligar.
Nem toda criança com o rosto geladinho está sentindo frio, as crianças costumam ser mais fortes que os adultos. Muitas vezes as crianças adoecem não pelo vento e ambiente externo, mas sim pelas decisões que tomamos. É uma questão de senso, siga seus extintos!

Bebês ou crianças que apresentam catarros, as mamães poderão fazer inalação caseira, que além de mais saudável não precisará ir a um hospital ou ficar procurando por um inalador (aqui no Japão é bem dificil achar nas farmácias).

**Inalação caseira: Ferver água e depois passar para uma bacia, fazer o bebê ou criança cheirar (inalar) o vapor quente desta água, ao tossir e expirrar, a criança eliminará todo o catarro.
DICA: Tampar com uma tolha, deixando somente a cabeça entre a toalha e a bacia.No caso de criança muito pequena, entre junto com ela, trará segurança. Ensine-a como respirar lá... precisa estar de olhos fechados e sua bastante o rosto.Segure bem os braços da criança para evitar acidentes.

No caso de nariz escorrendo, as mamães têm a opção de comprar um aparelho (como este da pigeon) para tirar a coriza. E para mamães que não querem ou não podem gastar, a inalação caseira é para todos os casos, sempre bem-vinda e ajuda muito.

Os chás (mais fraquinhos para bebês e crianças) também são uma boa opção quando já está engripado, mas cuidado para não exagerar, pode causar vômitos.

Toda mamãe e papai pode e deve, tentar curar a gripe ou resfriado de seu pequeno, em casa. É uma boa opção, mais saudável e muito mais barata. Mas o ideal é sempre seguir o que o coração deseja fazer. Mas se for por dúvida, não duvide mamãe, faça a prova e verá, cuidados com o seu filho você terá o resto da vida, não queira enrriquecer o médico! hehehe

'A humanização deve estar nos nossos dias, todos os dias! Humanizar é deixar mais humano, é deixar do meio interventivo e tentar pelo método mais natural'.

Espero ter ajudado! Abraço a todos!



15 comentários:

Cat disse...

Eu tenho os meus 2 assim... estamos em casa desde 2A....
Em portugal o clima também não está nada bom para gripes e constipações :)

andrea disse...

Olá...

Eu tenho uma bb de 4 meses, neste inverno será que ainda posso levar ela para fazer passeios ou o melhor mesmo é ficar em casa?

╰☆╮F®ÅNciєℓyღ εїз* disse...

Oi Drea...
Olha, você pode fazer o que você quiser! hehe
Se desejar sair de casa, terá um senso para agasalhar sua filha, perceba se ela se parece mais com você ou com o pai no assunto frio, agasalhe como você achar melhor, que não vá suar!
***
Um rostinho geladinho e coriza durante o tempo lá fora, é extremamente normal... com ela será como acontece conosco (adultos).
***
Se preferir ficar em casa, poderá temperar a temperatura do ar e permanecer em casa o tempo que desejar!
***
Mas ficar sem sair lá fora tem seus riscos!
Após a ingestão da vitamina D que na verdade é o 'calciferol' qualquer pessoa precisa da exposição do sol para ativá-la no corpo e serem absorvidos pelos ossos e dentes... neste lado somos meio plantas, sabe?! rsss
A falta de vitamina D + raios solar no corpo pode causar a tão famosa osteoporose e raquitismo!
***
Não tenha o frio como inimigo!
Em paises extremamente frios, como a Russia, as pessoas enfrentam até menos 35 graus! E nem por isso deixam de sair ou sofrem de gripe! hehe
***
bjinhus
F.

kátia disse...

Ola minha filha tem 1 ano 2 semanas, ela esta com nariz escorrendo muito e tosse so de vez enquando, nw teve febre mas esta espirrando bastante e sai lagrima so de um olho, gostari de saber se isto tbm é gripe e se posso fazer inalação caseira, ou sera kafuncho??? obrigada

Rosana Oshiro disse...

Oi Kátia!
Se não há febre, não tem com que se preocupar, ok?
Pelo que você relatou parece Kafunshoo.
Para aliviar os sintomas dê muita água para sua filha ou o peito (se ela ainda mama).
Evitar deixar o ambiente da casa ficar muito seco que também é importante, ok?

beijo

RdC disse...

Muito obrigada por compartilhar vivencias. Tenho um bebé com 2 meses que anda com as narinas entupidas, estou colocando soro fisiológico e vapores de água, bem caseiro. Fico bastante ansiosa quando ele não respira mt bem. E ultimamente tem refluxo,não o coloco logo deitado após a mamada por causa disso e tb tenho a sua cabeçinha em altura mais elevada. Espero que ele melhore logo com estes procedimentos, se o narizinho continuar deverei optar pela aspiração suave das secreções? (li que aspirar na maior parte dos casos não é mt bom)E o que me dizes das secreções?
Bjs gds e obrigada.
Rita S.

thais disse...

Rita, sei que é difícil, mas ficar calma e esperar é a melhor solução.
Soro fisiológico e vaporização devem ser suficientes. Você está fazendo certinho!

Beijo,

ana paula disse...

meu filho tem sete meses e ta com o nariz escorendo,cm muita tosse p/o peito dele ta cm xiaço,começou cm febre o q eu faço.

Rosana Oshiro disse...

Ana Paula, o ideal, com esse quadro, é levar seu filho ao médico para uma avaliação.
Peito chiando é indicação de catarro no pulmão.
Procure seu pediatra.

beijo

Catherine disse...

Amei cada palavra,mas sabe como é mãe de primeira viagem, tudo é motivo pra levar ao médico...Mas cada luta um aprendizado...Fica com Deus!!!

amada do Pai disse...

Olá tenho um filho de 7 meses, que está com o nariz escorrendo, e anda meio chorão, que tipo de chá eu dou pra ele? Graças à Deus não teve febre... bom me ajudem por favor.
Obrigada.

Aldair e Jéssica disse...

oi minha nene ta com coriza e com um ronquidao no peitinho que tipo de cha devo fazer pra ela ? ela so te 11 meses pode fazer mal da cha pra criança?

Fernanda Anflor disse...

Olá tenho um filha de 1ano e 9 meses, que está com o nariz escorrendo, e anda meio chorona, que tipo de chá eu dou pra ela? Graças à Deus não teve febre... bom me ajudem por favor.
Obrigada.

Fernanda Anflor disse...

Gostaria de saber se leite com açucar queimado ajuda ? minha filha tem 1ano e 9meses e esta começando a se resfriar..Valeu

Kelly Yamada disse...

Fernanda Anflor: ola!Sua bb esta melhor?Acho que vc deve seguir seu instinto de mae e se achar que esta na hora de levar ao medico,leve.Se achar que eh somente um resfriado,e quiser tentar primeiro algo caseiro,bom.Sempre siga o bom senso.Eu particularmente nao gostava de dar acucar pro meu filho ate antes dele completar dois anos.Alias ate hj eu evito e ele ja esta com 3 anos.Faca suco de limao com mel,laranja (fruta mesmo).Coloque gengibre ralado na sopinha.Tambem nao sou muito fa de leite,em alguns casos acredito que o leite faz mal.
Beijos!

Postar um comentário

Obrigada por contribuir com seu comentário!
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
Se você tiver alguma pergunta pertinente ao tema do post é mais rápido e fácil ligar para 080-51427945(Japão).
Estamos dispostas a ajudar no que for preciso!