Pular para o conteúdo principal

O trabalho de parto por dentro em 3D

Essa animação em 3D mostra exatamente como ocorre o processo do trabalho de parto dentro do útero da mulher.

Ao começar as contrações de TP (trabalho de parto) o utero "empurra" o bebê em direção ao canal do parto.

A partir do minuto 1:00 do video, vemos a saída do tampão mucoso que é o primeiro sinal de que o trabalho de parto irá começar. O tampão mucoso pode sair aos poucos e muitos dias antes do parto, por isso nada de preocupação se começar a "perder" o tampão. Isso é apenas um sinal de que o dia P (do parto) está perto e que seu colo está dilatando.

A partir do minuto 1:05 a bolsa de aguas se rompe e a mulher começa a perder liquido aminiótico, o que pode ou não acontecer, e é absolutamente normal em ambos os casos.

Algumas pessoas pensam que se a mulher começa perder liquido o bebê ficará sem nada de água dentro do utero e poderá morrer, mas isso não é verdade. É possível ficar até 72 horas com bolsa rota, porque a cabeça do bebê funciona como um tampão e o liquido sai aos poucos.

Nesse caso é importante hidratar-se bem durante o TP apenas.

Se o liquido estiver sem mecônio espesso, e os sinais do bebê e estado geral da mãe estiverem ok, não há problemas, pode-se esperar a progressão do parto tranquilamente.

No hospital é possível é administrar antibiótico intravenoso na mãe para o caso de uma infecção, porque com a ruptura da bolsa, o bebê fica exposto a bactérias.

Não é regra a bolsa romper no inicio do trabalho de parto, alguns bebês nascem com a bolsa no rosto, sem romper, existem até casos em que o bebê nasce envolto na bolsa intacta, e isso não representa risco ou problema algum.

O rompimento artificial da bolsa d'aguas só deve ser feito se a mulher estiver a muito tempo com dilatação total, cansada e sem o bebê descer. Isso pode ajudar a descida dele.

O restante do video fala por si só. Enjoy! ;)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Parir sorrindo

Para quem já viu é sempre bom rever, para quem não viu e acredita que parto é a pior coisa do mundo, ta aqui a prova de que, com bons profissionais e pessoas dispostas a ajudar, o parto pode ser uma experiência de muito prazer! Muito lindo!

Homeopatia e Alopatia: você sabe a diferença?

Por Rosana Oshiro O momento em que a doença afeta nossos filhos é o de maior preocupação para nós que somos pais e mães. Logo queremos levá-los ao médico para que receite algum medicamento que os livre "daquele mal". Já falamos aqui e aqui sobre a febre, e o hoje vou falar de duas principais formas de tratamento de doenças infantis: Homeopatia e Alopatia. Você sabe a diferença entre elas? Quando ouvi falar sobre homeopatia pela primeira vez, imaginei ser algo como "remédio de curandeiro" ou uma "simpatia" e nem dei muita bola...huahuahuahuahuauha Conversando, certa vez, como amiga que cursava faculdade de "Farmácia" ela me explicou de forma simples e clara que: - Homeopatia é o tratamento feito com substâncias "iguais" às da doença, buscando combater a doença como um todo. - Alopatia é o tratamento feito com substâncias "opostas" às da doença, que busca combater os sintomas das doenças. Depois, pesquisando mais e lendo sobr

Licença maternidade no Japão

É comum as mulheres trabalhadoras não conhecerem seus direitos e deveres quando gravidas no Japão. Recentemente, recebi várias instruções no curso de japonês que realizei pela JICE e gostaria de passar para as que estão em duvidas de seus direitos. Vou escrever por tópicos de forma bem clara e simples, caso alguém tenha alguma duvida, pode me escrever pela guia de contato ou deixar seu comentário no post que terei prazer em esclarecer. Vamos lá! - Como já disse em uma postagem anterior, toda mulher gravida no Japão, que não tem o hoken (Shakai ou kokumin) deve providenciá-lo o mais rapido possível, porque só através dele é possível receber os benefícios que a lei concede. - A mulher que trabalha, há mais de 1 ano com o mesmo empregador (se for empreiteira pode ter mudado de empresa), e tem o Shakai Hoken há mais de 1 ano também, tem direito a licença maternidade remunerada em 60% de seu salário normal, durante o período da licença. - O periodo de licença é de aproximadamente 98 dias,