7 de fevereiro de 2011

Sobre o sofrimento no parto normal

Esse, é um dos medos das mulheres que responderam a pesquisa, e que na verdade indica duas coisas: FALTA DE INFORMAÇÃO e MEDO DO DESCONHECIDO.

Eu já tive medo do parto normal, mas agora não tenho mais, porque hoje para todas as minhas dúvidas eu busco respostas de gente BEM INFORMADA, profissionais humanizados e experiencia de mulheres que acreditam no poder da natureza.

Vejo que muitas mulheres que tem medo do parto não sabem nem o que é episiotomia, ocitocina ou contrações de Braxton Hicks, e se dizem: BEM INFORMADAS!

Claro, que eu não sei tudo, mas algumas coisas, como as que citei acima, são o minimo.

Aqui no Japão, dá pra questionar, argumentar com o médico, mas é preciso estar ARMADA de informação. A informação é o principal para se ter um parto tranquilo, sem "sofrer" pelo que eu percebo aqui.

Eu me lembro que minha mãe contava relatos de seus partos assim:
- Sofri mais no parto do fulano, menos no de ciclano...
E assim escutei relatos de tias, primas e irmãs que pariram antes de mim.

Agora, depois que eu pari, eu passei a entender que o parto dói, mas não é "sofrido", só é sofrido se acontecerem coisas que estavam totalmente fora do que é natural, caso contrário, NÃO HÁ SOFRIMENTO no parto normal.

Sofrer é: perder alguém, ter um acidente, passar por uma desgraça.

Parir é sentir que "através" da dor você: traz vida ao mundo, vence obstáculos e ultrapassa limites inimagináveis.

E você já pariu? Gostaria de partilhar sua experiencia conosco e nossas leitoras?
Deixe o relato de sua experiência para ajudar outras mães.

6 comentários:

carla_akiyoshi disse...

Rosana,vc disse tudo!só sofre no parto quem não se informa!na gravidez da minha filha passei os 9 meses na net,me informando!
tive-a aqui sozinha,só eu e meu marido,sem família,parentes,ninguém!e,ADOREI!
ouvi muita baboseira enquanto estava grávida,do tipo: a dor é horrível!vc vai vomitar,pedir pra morrer,implorar uma cesárea...e por aí foi!
minha primeira contração veio as 2:30 da manhã,corri pro banheiro achando que teria uma diarréia!hahaha a segunda,veio 10 minutos depois,ia pro banheiro novamente,qdo 'caiu a ficha' de que estavaem trabalho de parto!a partir dai foi tudo muito rápido!as 4:30 acordei meu esposo,as 5 cheguei na clínica,com 5cm de dilatação e as 7:15 ela nasceu,surpreendendo o médico e as enfermeiras,que me disseram que,por ser o primeiro parto,ia demorar,no mínimo,12hrs!
dor?senti,claro!mas não era insuportáveis!era uma mistura de cólicas menstruais fortes c/cólica intestinal,doía muito as costas,no quadril,pois estava abrindo!meu marido,coitado,inchou a mão de tanto massagear meu quadril!rsrs qdo vinha as contrações,me lembrava do curso de gestante,onde ensinaram que,ao invés de gritar,devemos respirar,pro bb não sofrer!e tbm lembrava das 'amigas' que diziam: qdo vc achar q a dor é insuportável,vc ainda não viu nada!virádor pior!então,graças a elas,esperei a 'dor pior' vir,e ela não veio!fiz força 2X!1saiu a cabeça e a 2 o corpo! :D
o meu médico me deixou muito calma!falava pra eu relaxar pq já tinha dilatado bastante(uns 12cm) e que ela ainda não tinha descido e nem rompido a bolsa!qdo ela desceu,a bolsa rompeu e ela nasceu!
enfim,tudo como Deus manda!
aconselho a todas a se informarem p/ter um parto normal tranquilo!pq infromação é tudo!
beijos a todas!e sorry se ficou muito longo neh?rsrs

Rosana Oshiro disse...

Muito legal Carla! Parabéns!
Deixar o corpo trabalhar com seu bb e relaxar!
Você contou "um dos segredos" para se ter um parto rápido. hehehehe
Obrigada por partilhar sua experiência!
Bjo
Ro Oshiro

Eu, a Vanessa Marques disse...

não estou grávida

mas s vezes penso em como vai ser

tenho tanto medo da dor que sofro por antecipação

mas é bom ler txts como o seu para me informar e buscar saber mais para não fazer besteira no futuro

bju

http://qrolecionar.blogspot.com

danieli disse...

Realmente informacao e tudo!devemos buscar o maximo possivel e nao desistir daquilo q acreditamos ser o melhor p nos e pros nossos bebes.eu tive o primeiro parto normal e cheio d intervencoes desnecessarias.agora na segunda gestacao to buscando informacao para ter um parto humanizado.ta dificil de achar aqui um medico q atenda a isso!rs

mandy disse...

olá!
adorei todas informaçoes
vou ter meu primeiro filho e tinha uma pequena duvida que ja foi tirada com voces, muito obrigada a todas por isso.

bianca g disse...

Eu tive parto normal , doi concerteza mas nao aquilo que certas mulheres dizem q a dor e terrivel, parece que vai nos rasga, bom cada um e cada um , eu fali por mim , nada nem dor nenhuma e tao forte quanto a felicidade de botar um ser no mundo, eu fiquei 10 horas cm dores insuportaveis, mas faria e passaria por tudo de novo . Pous valeu a pena cada dor.

Postar um comentário

Obrigada por contribuir com seu comentário!
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
Se você tiver alguma pergunta pertinente ao tema do post é mais rápido e fácil ligar para 080-51427945(Japão).
Estamos dispostas a ajudar no que for preciso!