17 de outubro de 2008

Quanto engordar na gravidez no Japão?



Esse, é outro assunto muuuuuuito discutido entre as brasileiras que vivem aqui no Japão, tanto nos foruns em que participo, como na pesquisa que desenvolvi e no orkut também.

Porque os médicos japoneses fazem tanto terrorismo com as mulheres que estão acima do peso?


Vamos começar fazendo o calculo de seu IMC, e verificar conforme a tabela abaixo (que encontrei aqui) em classe você se encontra:

Calcule o seu IMC = Peso (kg) / (Altura x Altura)
Exemplo: Peso 60 kg – Altura 1,67 cm à IMC = 60 / 1,67 x 1,67 = 21,51

IMC antes do início da gravidez - Ganho de peso recomendado

IMC menor que 20 (baixo peso) - 12,5 até 18 kg

IMC entre 20 e 26 (normal) - 11,5 até 16 kg

IMC entre 26 e 30 (acima do peso) - 7 a 11,5 kg

IMC maior que 30 (obesa) - Pelo menos 6 kg

Importante: Trata-se apenas de uma referência básica. Deve-se ressaltar que existem vários outros fatores que podem influir no peso da criança ao nascer, como o fumo, o uso de drogas e um acompanhamento pré-natal inadequado.

Calculado seu IMC, se você estava acima de 26 antes de engravidar, deve ESTAR ATENTA aos sinais do corpo, procurar fazer caminhadas e exercicios leves PARA A SUA SAUDE, não que isso signifique que você corre risco de cesarea, ou de consequencias graves para o parto, nada disso. Os sinais que indicam preocupação na gravidez de uma mulher que está acima do peso são outros, além do peso.

As gestantes mais propensas a ter doença hipertensiva da gravidez, segundo este site da Prefeitura de Hamamatsu são:
1- Gestantes cujo histórico familiar é de pressão alta;
2- Gestantes que têm tendência à obesidade;
3- Gestantes com tendência a diabetes;
4- Gestantes anêmicas;
5- Grávidas que tiveram doença hipertensiva da gravidez em gestações anteriores.

O que a mulher que engravidou acima do peso deve pensar, é em ter uma alimentação saudável e rica em proteínas, cálcio e ferro, mas vale ressaltar que a alimentação de uma gestante é tão importante quanto a de uma lactante, ou de uma não gestante.

Bons hábitos alimentares devem ser mantidos sempre, independente de se estar gravida!

Não permita que NEURAS, PRESSÃO PSICOLOGICA, TERRORISMO por causa do peso, acabem com sua auto estima e confiança no seu corpo.

Se você passou (ou passa) por qualquer tipo de pressão do seu médico, saiba também que ele não pode negar-lhe atendimento se você está seguindo suas orientações e mesmo assim está engordando.

Qualquer outra informação sobre aumento de peso na gestação, entre em contato conosco através dos comentarios ou formulario ao lado que estaremos prontas a ajudar.

Imagem aqui

6 comentários:

elly disse...

ai querida. meus tantos obstetras do pré-natal não eram japas e nem nipodescendentes mas fizeram um terror comigo com esta coisa do peso...e o marido ainda dava crédito. Ao final da gestação contabilizei 9k a mais, ou seja, tranquilo, mas passei por broncas e broncas com os malucos de branco.rsrsrs
pode linkar o post aqui sim, claro. é uma honra!
bjkzzzz

Simone disse...

Bom,nw posso falar tanto neh,meu IMC deu 22,ou seja no maximo 16 kg,mas nas minhas 2 gravidez passei disso....Na primeira 19 qndo nasceu(pois engordei mais doq isso engordei 22 kg mas dai enjoei no final e emagreci),e na segunda gravidez engordei 24 kg...afff relaxei um pouco,mas tive um parto normal sem problemas nenhum!!!!Acreditem tudo dá certo no final,eh só acreditarmos em nós mesmas....beijos

danieli disse...

bom eu engordei 15 kilos na minha primeira gravidez,e a medica falava sempre,em todas as consultas,q eu estava engordando muito.rs o q me preocupa e q agr na minha segunda gravidez eu ja engordei 9 kilos e estou de 26 semanas ainda.mas eu nw posso praticar exercicio,a recomendacao da medica foi repouso absoluto,por causa d um encurtamento do colo do utero.tenho medo de engordar demais e vir a desenvolver alguma doenca no final da gravidez relacionada ao peso...gostaria de relatos de outras mamaes q tiveram o mesmo problema

danieli disse...

ah o meu IMC no inicio da gravidez foi 22...

Rosana Oshiro disse...

Danieli, a questão de engordar é bastante relativa.
Como está sua alimentação?
Você come comidas saudáveis, procura uma dieta balanceada e faz as refeições nos horarios corretos?
Se você tem "tendência" a engordar com facilidade tem que cuidar de si mesma, do seu corpo e da sua saúde. Isso é importante para o presente e futuro, não é questão de estética ou padrão de beleza da sociedade.
Se você estiver fazendo isso, está no caminho certo.
Muitas mulheres com IMC acima do normal tem partos normais, veja no youtube, basta digitar a palavra "birth" (nascimento em inglês) e você encontrará vários videos.
A questão é, existem pessoas que tem doenças genéticas ligadas ao ganho de peso com facilidade, mesmo sem comer quase nada e essas pessoas precisam de medicamentos e tratamentos especiais.
Existem pessoas que não cuidam da sua saúde e comem tudo o que tem vontade porque são "gordinhas e isso não vai mudar" e desenvolvem doenças por conta disso.
Em qual dos casos você se encaixa?
Vale refletir.

bjo

danieli disse...

Eu sempre procurei cuidar bem da minha alimentação pq tenho tendência p engordar fácil se descuidar.rs inclusive eu fazia academia qdo fiquei gravida e fiz ate os 3 meses.sem a medica saber...hehehe qdo eu pedi autorização para continuar ela nw deu aí eu tive q parar.comecei a engordar mais por conta do remédio q estou tomando diariamente.ele faz reter líquido,da muita ansiedade,arritmia e as vezes sensação de " pânico ". Mas eu passei a comer mais frutas,legumes e verduras e consegui dar uma boa equilibrada e engordar menos d uma consulta p outra rs Obrigado pela resposta.vou me cuidar ao máximo p nw engordar d mais pq quero ter um parto sem complicações e um parto sem complicações e voltar ao meu peso d antes da gravidez.gambate p nos mamães!!!rs bjs

Postar um comentário

Obrigada por contribuir com seu comentário!
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
Se você tiver alguma pergunta pertinente ao tema do post é mais rápido e fácil ligar para 080-51427945(Japão).
Estamos dispostas a ajudar no que for preciso!