Pular para o conteúdo principal

Aborto espontâneo: melhor com ou sem curetagem?

por Thais Saito

Quem já passou por um aborto espontâneo sabe como é ruim. E sabe da dor que isso causa (física e psicológica).
É um sentimento de impotência, de incapacidade, de azar, de dor!

Mas saibam, acontece com 25% das mulheres.
E a maioria nem percebe, porque acontece antes da mulher descobrir que estava grávida.

A maior causa de abortos espontâneos é a gravidez de um feto inviável. Um feto que não teria chances de se desenvolver e sobreviver. A natureza é sábia e poupa nossos corpos e nossos corações.

Mas e agora, depois do aborto? O que fazer?

Em geral, a mulher tem um sangramento. Um sangramento forte, mas que pode ser igual à menstruação do segundo, terceiro dia.
E as cólicas, porque é um trabalho de parto, sim. O útero se contrai para a expulsão do feto, o colo se dilata, tudo acontece.
Em geral, quanto mais tardio o aborto, mais fortes são as cólicas.

E a mulher se desespera e corre para o pronto socorro! O que ela ganha? Uma curetagem.

Curetagem, falando de modo fácil, é a raspagem do útero, para tirar qualquer resto de gravidez dele. De vez em quando, ela se faz necessária. Por exemplo, quando a mãe não consegue expulsar tudo. Qualquer resto que fique no útero, pode causar uma infecção. Mas em um parto, é a MESMA coisa! Qualquer coisa que ficar lá, infecciona. Mas porque a gente não faz curetagem pós parto? Porque o normal é NÃO SOBRAR NADA.

Na grande maioria das vezes, quando uma mulher sofre um aborto, o corpo consegue fazer todo o trabalho sozinho. Pode demorar meia hora, pode demorar 2 semanas. Mas acontece. A gente só precisa de paciência.

Ah, mas poooooor que eu vou deixar de fazer a curetagem, se eu posso ter uma infecção e perder meu útero se não fizer?

Porque, mulher, a curetagem não é inofensiva!
Ela é feita sob anestesia e tem os riscos da anestesia, como "o risco de infecção, de hemorragia ou riscos inerentes à anestesia (geral ou local)", como disse o Site Médico.

E a curetagem em si também tem seus riscos, como "perfuração uterina ou de uma raspagem mais vigorosa que altera as estruturas normais do endométrio e faça com que a doente deixe de menstruar", também segundo o site médico.

Além disso, placenta prévia está MUITO relacionada à curetagem. Em geral, quem sofre uma curetagem deve permanecer 6 meses sem engravidar para evitar a placenta prévia.

O ideal seria: esperar o processo ocorrer. Depois de ocorrido, ir ao ginecologista usual e ver se há algum resto. SE houver e não houver sinais de que o corpo vá conseguir terminar esse serviço, aí, aceitar a curetagem.

Comentários

  1. Acabei de perder meu tão desejado bebê😭 com um mes de gestação preciso fazer coretagem sim ou não?

    ResponderExcluir
  2. Alguém responde meu post por favor
    Ou responda pelo meu email kellineladyluna@hotmail.com

    Bem eu descobri que estava grávida pelo atraso de minha menstruação que era bastante regular, enfim no começo saia sangue rosa bem pouquinho, n dei importância, dps saiu um sangue marrom ai comecei a desconfiar e correr p ir fazer ultrassom, 2 dias antes d perder meu bb eu comecei a sangrar o sangue vermelho e com pequenos coágulos, então dia 19/09/2017 eu paguei p fazer a transvaginal e lá deu q n tinba eco do embrião, o médico supôs q eu poderia estar com menos de 5 semanas, mas na conta da enfermeira do pré natal eu estava com umas 9 semanas. Enfim, nesse mesmo dia senti fortes dores de cólicas q.parecia q eu ia morrer, quando cheguei na emergência da maternidade comecei a sangrar mto, quando fui ao banheiro saiu pedaços de sangue
    O médico fez o toque e constatou o óbvio, eu tava perdendo meu bb, enfim sangrei e sangrei, fiquei internada e durante a madrugada saiu mto sangue. O médico da noite anterior do dia 19 disse q eu podia optar por não fazer curetagem, pois eu ja tinha expelido muito sangue e seria normal eu colocar tudo p fora naturalmente. Porém trocou de plantão é o médico do dia 20 falou q eu tinha q fazer curetagem, ele ainda n tinha nem me visto, mas ja tava falando isso p minha irmã. Minha irmã já teve aborto e já fez curetagem, ela disse q é horrivel e disse p eu n fazer, pois eu tava com menos d 5 semanas provavelmente e n tinha nada além do saco gestacional. Daí ela obrigou o médico a fazer uma.ultrassom, e essa ultra foi feita e constou q eu tinha 1 cm de coagulo no útero, o médico continuou dizendo p eu fazer e minha irmã diss q eu decidiria, mas q s fosse ela, ela n faria. Ai optei por n fazer.
    Falei com médico, ele ficou visivelmente frustado e falou q eu q sabia, pois s desse infecção, ou hemorragia, a responsabilidade era minha. Disse q eu poderia ir embora, mas q n m dava alta, pois na opinião dele eu teria q fazer.
    Hoje dia 22, eu continuo sangrando, mas parece menstruação e sinto mta cólica
    Quarta feira farei a ultrassom e verei s ainda tem algo, s ainda tiver farei a curetagem.

    Mas gostaria de saber a opinião de vcs? Quem concorda com o médico do dia 20, quem concorda com o médico do dia 19 e minha irmã??

    ResponderExcluir
  3. Passei por isso faz uma semana, perdi muito sangue e coágulos enormes. Minha médica foi um amor comigo, disse que eu que decidiria o que fazer, que eu poderia ir pra casa e esperar 10 dias para sair todo o resto que ficou no útero, e que depois de 10 dias é pra eu fazer outra transvaginal pra ver se meu utero ja esta limpo. Se estiver limpo ela disse que se quiser já posso até engravidar de novo. Claro que agora vou esperar um tempo. E também disse que a curetagem tem o risco de perfurar o útero e eu vou precisar esperar no mínimo 6 meses pra engravidar de novo e que mesmo assim posso correr risco. Eu optei por esperar esses 10 dias. Agora está saindo somente uma sujeirinha. Acredito que tenha limpado meu útero já. Semana que vem faço minha ultra pra ver.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por contribuir com seu comentário!
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
Estamos dispostas a ajudar no que for preciso!

Postagens mais visitadas deste blog

Parir sorrindo

Para quem já viu é sempre bom rever, para quem não viu e acredita que parto é a pior coisa do mundo, ta aqui a prova de que, com bons profissionais e pessoas dispostas a ajudar, o parto pode ser uma experiência de muito prazer! Muito lindo!

Homeopatia e Alopatia: você sabe a diferença?

Por Rosana Oshiro O momento em que a doença afeta nossos filhos é o de maior preocupação para nós que somos pais e mães. Logo queremos levá-los ao médico para que receite algum medicamento que os livre "daquele mal". Já falamos aqui e aqui sobre a febre, e o hoje vou falar de duas principais formas de tratamento de doenças infantis: Homeopatia e Alopatia. Você sabe a diferença entre elas? Quando ouvi falar sobre homeopatia pela primeira vez, imaginei ser algo como "remédio de curandeiro" ou uma "simpatia" e nem dei muita bola...huahuahuahuahuauha Conversando, certa vez, como amiga que cursava faculdade de "Farmácia" ela me explicou de forma simples e clara que: - Homeopatia é o tratamento feito com substâncias "iguais" às da doença, buscando combater a doença como um todo. - Alopatia é o tratamento feito com substâncias "opostas" às da doença, que busca combater os sintomas das doenças. Depois, pesquisando mais e lendo sobr

Licença maternidade no Japão

É comum as mulheres trabalhadoras não conhecerem seus direitos e deveres quando gravidas no Japão. Recentemente, recebi várias instruções no curso de japonês que realizei pela JICE e gostaria de passar para as que estão em duvidas de seus direitos. Vou escrever por tópicos de forma bem clara e simples, caso alguém tenha alguma duvida, pode me escrever pela guia de contato ou deixar seu comentário no post que terei prazer em esclarecer. Vamos lá! - Como já disse em uma postagem anterior, toda mulher gravida no Japão, que não tem o hoken (Shakai ou kokumin) deve providenciá-lo o mais rapido possível, porque só através dele é possível receber os benefícios que a lei concede. - A mulher que trabalha, há mais de 1 ano com o mesmo empregador (se for empreiteira pode ter mudado de empresa), e tem o Shakai Hoken há mais de 1 ano também, tem direito a licença maternidade remunerada em 60% de seu salário normal, durante o período da licença. - O periodo de licença é de aproximadamente 98 dias,