Pular para o conteúdo principal

Lavagem das Fraldas de Pano

por Franciely Tsuchiya

Como havia dito na postagem sobre fraldas de pano no Japão (aqui), vou falar sobre como fazer a lavagem das fraldas. Em uma maneira prática (super fácil) e barata, para a limpeza das fraldas.
O melhor método adotado pelas próprias japonesas!
Algo de acordo com o padrão de vida que temos aqui, com os produtos: fraldas, sabão, essas coisas...

Aqui no Japão, a fralda de pano mais usada é a de dobrar (comum). Mas se a mamãe tiver condições de comprar as fraldas "prontas" (porque são mais caras), aquelas que tem a parte de dentro da kaba já compacta, também poderá utilizar o mesmo método para a lavagem. O qual vou ensinar aqui.

Com a fralda compacta é preciso ter um pouco mais que a comum no estoque, porque elas demoram um pouco mais para secar. Em compensação são mais práticas, um pouquinho mais higiênicas e mais fácil de encontrar de algodão orgânico ecológico!

Mesmo utilizando as kabas que a fralda compacta fica por dentro dela, você pode utilizar o mesmo método!

O que precisa?

Eis aí considerada a melhor maneira! Fácil e super ecológica!
Não vai agredir a natureza, seu bolso, suas mãos e nem o bumbunzinho do seu filho!

Photobucket

Vamos falar um pouco do método que as japonesas usam e envolver tudo isto com os cuidados ecológicos e benefícios. Vou passar os sabões e branqueadores ecológicos mais usados e também facilitar o dia-a-dia da mamãe que escolheu usar fraldas de pano nos filhotes.
Com certeza você não vai se arrepender! *risos*

Photobucket

A bacia (ou baldinho) que tem separação é ótima para fazer algo do tipo: kaba de um lado e fraldas do outro, ou, fraldas comuns de um lado e fraldas compactas de outro...
Por aqui eu fui no Hakuen shop e comprei uma bacia com tampa e lacre (evita bebê mexer e derramar, é a mais recomendada) e paguei 210 yenes!

Ação:
Dentro da bacia você colocará um pouco de água, um pouco de sabão e depois mais água. Fazendo assim você fará a melhor mistura do sabão! Jogando o sabão em cima da água evita perdas, e jogando mais água em cima do sabão já colocado, ajuda a misturar da melhor maneira.
A melhor medida de água é até a metade da bacia, pois assim será a melhor medida para limpeza e sem desperdiçar água.
Todas as manhãs você fará uma nova "bacia" (trocará a água). Isto é somente uma base! Pode também ser toda noite... o que quero dizer, é que será uma por dia!
A melhor medida de sabão: líquido, 20 ml; em pó, mais ou menos uma colher de sopa beeem rasinha.
Tirou as fraldas do filhote, passa na água corrente e expreme, umas 3 vezes. E então mergulha na bacia. Quando trocar o bebê novamente, tira as fraldas da bacia (troca anterior), passa na água corrente e expreme, mais umas 3 vezes, torce bem e pendura. E aí mergulha a que acabou de tirar do bebê (depois das mais ou menos 3 lavadas antes, para retirar o xixi).
Isso quer dizer, que cada vez que trocar o bebê antes de mergulhar uma, você pedurará a que já está de molho. É só isto! É um ciclo!

* Usando o paper liner, é só descartá-lo quando tiver cocô, e a redinha que ficar um pouco suja de cocô é só limpar na água corrente e mergulhar na bacia!

Não terá que ser sacrificante, pois o método é super rápido e não exige esfregar, nem colocar na máquina e nem usar muito de produtos, água ou outro!
As fraldas tendem a ficar sempre muito limpas, sem cheiro nenhum (não fica cheirosa mas também não apresenta cheiro ruim) e nem desgastam fácil!

Se qualquer fralda precisar de uma branquiada daí que o branqueador entrará em ação! hehe

Com uma colherzinha de café (para 1 fralda, e água só até cobrir esta fralda) de branqueador no lugar do sabão, esta fralda ficará de molho até ficar pronta (vai vendo o quanto, geralmente até a próxima troca também) para o mesmo processo, enxaguar umas 3 vezes na água corrente e pendurar!
Não tem mais fácil! hehe

Photobucket

O branqueador da foto é um ecológico, de calcário, que diluído em água pode ser usado em pote ' spray ' para diversas limpezas, casa ou roupas. Para tirar as manchas de sangue dos abiosorventes também é ótimo!
É somente um exemplo da marca Chi no Shiyoshya, mas existem outros!

Agora sobre o sabão:
Não importa se você quer um somente para o bebê ou se você prefere um para a família toda. Com os sabões ecológicos você tem a segurança de ser delicado e seguro, portanto podem ser usados para lavar a roupa da família toda.
Se optar por ter um somente para o bebê, temos 2 marcas mais usadas e famosas, são elas: ARAU (da marca Saraya) e MIYOSHI
A opção em pó tem a vantagem da caixa de papelão (ver exemplo), super reciclável e desfaz rapidão no tempo.
Já a opção detergente (líquido -> ver exemplo) tem a vantagem da embalagem segura (usando o medidor com a embalagem fechada) e também, pagar mais barato pelo refil.

Eu usei os 2 sabões para lavar roupas de criança, o Arau e o Miyoshi (ambos de embalagem rosa).
O Arau tem o acréscimo do eucalipto (um cheiro que fica nas roupas), custa mais barato, vêm mais em quantidade, e é indicado também para lavar as roupas da mamãe. Porém ele não limpa bem as fraldas! A textura da fralda é de dureza nos tecidos! E quando usado em mesma quantidade que o sabão Miyoshi, ele não tira bem o cheiro do xixi, portanto precisa usar mais em quantidade!

Já o sabão da Miyoshi é minha preferência não vou negar! Ele custa um pouco mais, vem menos em quantidade. Mas em compensação tira bem o cheiro de tudo, deixa as fraldas macias e bem mais brancas!

Mas não posso deixar de dizer que existem muitos outros. É uma questão de pesquisa!
E qualquer ajuda que precisem, é somente pedir!

Deixarei por último, alguns blogs (entrada dos links), que são testemunhos de algumas mamães japonesas que incentivam a maneira ecológica de viver, falam sobre as fraldas de pano e até ensinam sobre a lavagem.
Algum problema com o idioma japonês, poderá utilizar o google (aqui) para atradução do link!

Blog Jack - Jack
Blog kigyoshihome
Blog Nozo - Kana

É isto, espero que tenham gostado!

Comentários

  1. Oi Franciely! adoro suas dicas, sempre praticas e acabo utilizando todas! eu estava deixando de molho e quando ajuntava um tanto colocava na maquina, mas agora vai ficar bem mais pratico! estou passando ferro em todas as roupinhas dela, será q não é tão preciso assim?

    ResponderExcluir
  2. Oi Pitty, eu gosto muitão do jeito que você escreve! Sempre acompanho seus comentários, você é DEMAIS! hehe
    ***
    Valeu! Obrigada de coração!!!
    ***
    Aqui em casa, eu faço uma máquina por semana com roupinhas do Ben! hehe
    Se ele derrama alguma coisa na roupa, eu vou rapinho e lavo só o lugar que sujou. Sem estresse, sem acúmulos de roupas e sempre pensando num mundo melhor! hehe
    Digo, sem gastar água, luz, essas coisas...!
    ***
    Sou uma pessoa que procura não complicar a própria vida, para dar conto de fazer as milhões de coisas que faço! rsss
    Já me habituei a não depender muito das inovações deste mundo, procuro não usar, e viver sem dependências e feliz da vida! hehe
    ***
    Ferro de passar, o que é isso?
    hehehehe
    É só uma brincadeirinha! hehehe
    É que não uso nunquinha e pra nada!
    Nunca lavo uma roupa quando compro (procuro comprar as ecológicas) e nunca passo roupa!
    Quando preciso usar um terninho, se estivesse no Brasil, poderia pendurar no banheiro e depois de tomar banho, já teria uma roupa passada! hehe
    Mas como estamos no Japão, lá vai eu pegar o ferro e toda desajeitada! hehe
    ***
    Tudo nesta vida é questão de costume!
    E devemos nos acostumar com as coisas boas e saudáveis!!! Né não?! rsss
    ***
    Roupas de bebê, nunca pendurei lá fora e nem peças de roupa íntima! Coloco em cima da máquina de lavar roupa, dentro da lavanderia, em casa!
    Antes de colocar as peças íntimas no guarda-roupa ou vestir, eu esfrego o fundo! Este é meu hábito! hehe
    ***
    Ser mãe, é ser uma mulher, realmente, atarefada, então devemos facilitar nossas vidas, não é mesmo?!
    Para estarmos sempre bonitas, saudáveis e bem dispostas! hehe
    ***
    Bjão Pitty!
    Fran com carinho

    ResponderExcluir
  3. Ola...me interessei mto pelo tema,sera que poderia me enviar um e mail para conversarmos???
    monicaogawa1@gmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por contribuir com seu comentário!
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
Estamos dispostas a ajudar no que for preciso!

Postagens mais visitadas deste blog

Parir sorrindo

Para quem já viu é sempre bom rever, para quem não viu e acredita que parto é a pior coisa do mundo, ta aqui a prova de que, com bons profissionais e pessoas dispostas a ajudar, o parto pode ser uma experiência de muito prazer! Muito lindo!

Homeopatia e Alopatia: você sabe a diferença?

Por Rosana Oshiro O momento em que a doença afeta nossos filhos é o de maior preocupação para nós que somos pais e mães. Logo queremos levá-los ao médico para que receite algum medicamento que os livre "daquele mal". Já falamos aqui e aqui sobre a febre, e o hoje vou falar de duas principais formas de tratamento de doenças infantis: Homeopatia e Alopatia. Você sabe a diferença entre elas? Quando ouvi falar sobre homeopatia pela primeira vez, imaginei ser algo como "remédio de curandeiro" ou uma "simpatia" e nem dei muita bola...huahuahuahuahuauha Conversando, certa vez, como amiga que cursava faculdade de "Farmácia" ela me explicou de forma simples e clara que: - Homeopatia é o tratamento feito com substâncias "iguais" às da doença, buscando combater a doença como um todo. - Alopatia é o tratamento feito com substâncias "opostas" às da doença, que busca combater os sintomas das doenças. Depois, pesquisando mais e lendo sobr

Licença maternidade no Japão

É comum as mulheres trabalhadoras não conhecerem seus direitos e deveres quando gravidas no Japão. Recentemente, recebi várias instruções no curso de japonês que realizei pela JICE e gostaria de passar para as que estão em duvidas de seus direitos. Vou escrever por tópicos de forma bem clara e simples, caso alguém tenha alguma duvida, pode me escrever pela guia de contato ou deixar seu comentário no post que terei prazer em esclarecer. Vamos lá! - Como já disse em uma postagem anterior, toda mulher gravida no Japão, que não tem o hoken (Shakai ou kokumin) deve providenciá-lo o mais rapido possível, porque só através dele é possível receber os benefícios que a lei concede. - A mulher que trabalha, há mais de 1 ano com o mesmo empregador (se for empreiteira pode ter mudado de empresa), e tem o Shakai Hoken há mais de 1 ano também, tem direito a licença maternidade remunerada em 60% de seu salário normal, durante o período da licença. - O periodo de licença é de aproximadamente 98 dias,