Pular para o conteúdo principal

Vacina BCG Japonesa

por Franciely Tsuchiya

Eu vou contar um pouco de como funciona a BCG japonesa e como ela reagiu no braçinho do meu filho Ben (um caso de infecção).
Para as mamães que ainda não sabem como é poderem conhecer, e para as mamães que passam pelo mesmo problema com medo, poderem ficar tranquilas e seguras!

A BCG é a primeira vacina que a criança recebe. Confesso que não sei nada sobre como isto funciona no Brasil, pois cheguei no Japão ainda adolescente e faz uma década que moro aqui. Tive meu primeiro bebê aqui, e muito antes disto não me lembro de muitas funcionalidades referentes ao Brasil. hehe

Bom, na foto está a Clínica que frequentamos (eu e o Ben).
O prédio todo se chama Medical center, pois possui vários ramos da medicina, não somente GO (ginecologia & Obstetricia).


Esta é minha médica, e que médica! Excelente pessoa também!
Kaoru Kawaguchi - Kawaguchi sensei.
Algumas meninas da materna a conhecem! E sabem que a clínica é do estilo humanizada!


Então, aqui no Japão, a BCG é um carimbo com 9 pinos, apertado sobre o braço direito da criança (a partir dos 3 meses) por 2 vezes. Antes de tudo, o braço é desinfetado e depois coloca-se gotas da vacina (foto) no braço da criança, esfréga-se (o carimbo na vacina) e por último carimba-se (2 vezes) , formando 18 furos (a cada 3 na horizontal e 6 na vertical). Os pinos são para permitirem a entrada da vacina.
Dizem ser a pior vacina, mas o Ben não chorou, por incrível que pareça, nem quando ela forçou o carimbo da segunda vez.
São pinos bem curtos!



Foto de meu pequeno Benjamim e seu braçinho quando a vacina começou a ter reações.


Agora a parte que assusta muitas mamães:
Em muitas crianças a vacina BCG tende a piorar, infeccionar e se tornar uma ferida feia. A infecção parece ser grave, enche de pus e cheira mal. Mas não se deixe abalar por isto! Não precisa ir ao médico!
Com o Ben foi exatamente assim, da pior maneira que poderia ser!
Somente o primeiro buraquinho à esquerda não abriu. Em muitos casos a vacina toda fica bem assim!



Eu já conhecia casos assim (de arruinar) e estava preparada. Em todo tempo me mantive calma para meus afazeres com o pequeno. A cada banho retirava toda a impureza (todo dia após o banho ficava aqueles enormes buracos com a saída do pus) e NUNCA passei NADA! Nem uma coisinha caseira que seja! Quando digo nada é NADA, ok? hehe
Ah! Outra coisa, tem que usar regata!
Com manga, a gente não vê qual braço é, não sabe qual pode tocar a vontade, não toma ar para secar rápido e ainda cola no tecido. Mas é uma época de curtos passos, fazer tudo beeem devagar a cada momento. O Ben NUNCA chorou por causa deste braço! E nem febre e nem NADA! Acho que ele nem sabia que tomou vacina! hehe
Se a gente não encosta, não doe nunca! Mas às vezes implica em não sair de casa esperando sarar!

Vamos ao processo de cura: (no pior dos casos)

1. Após a vacina ficam só os buraquinhos e demora muito para ficar cada buraquinho com bolinha amarela.
2. Depois as bolinhas vão virando pus e começa a encher.
3. O pus sempre sai em cada banho e fica somente o buraco.
4. Os buracos ficam sempre grande mas vão formando pequenas cascas.
5. Mesmo com casquinhas, amolecem no banho.
6. As casquinhas ficam mais fortes ou começa a sarar de dentro para fora, vai formando pele.
7. E então, inacreditavelmente parecendo não sarar nunca, sara! Sara muito bem!



Depois a gente vê aqueles buracos grandes da marca da vacina nas crianças japonesas e concorda (antes de passar por isto) que deve ser a pior vacina, mas não, não é! É uma vacina boa e segura!
O pior são as agulhadas das outras vacinas depois... que exige penetrar toda a agulha pele adentro. Daí eles choram! hehe

Comentários

  1. oI fRAN OBRIGADA PELA DICA,MEU BEBE TOMOU FAZEM 13 DIAS MAS ATE'AGORA NAUM TEVE NENHUM TIPO DE REACÃO,NA HORA CHOROU MUITO ,DEU PENA DE COMO ELE FICOU SENTIDO ...ACHEI BEM PRIMITIVO O MODO DE SE APLICAR A VACINA,ME PARECE (ME CORRIJAM SE ESTIVER ERRADA)Q NO bRASIL ESSA VACINA E'DADA NA FORMA DE "PISTOLA"C/ PRESSAO,MAS FAZ TANTO TEMPO Q MEU MAIS VELHO TOMOU Q ESTOU EM DUVIDA..
    qTO TEMPO DEMORA P APARECER AS REACOES???
    BJS E OBRIGADA SEMMMMMMMPREEEEEEEEEEEEEEE PELAS DICAS!!

    ResponderExcluir
  2. Querida Keila, esta é a maneira mais "saudável" de dar uma vacina, portanto se sinta privilegiada ok? hehe
    ***
    O bebê toma a BCG japonesa a partir dos 3 meses de idade, que é qndo já está apto para tomar, devido a força física e corporal interna e a reação, quando aparecer, pode ser em semanas ou em meses, depende de cada caso. Após a vacina é preciso estar de olho até a aparente evidência de que já está completamente sarado!
    ***
    De nada sempre fl@r! rs
    bejinhus
    Fran

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    minha filha vai completar 3 meses dia 1 de fevereiro, a minha dúvida é... levar pra tomar agora com 3 meses ou esperar o kenshin de 4 meses, qto antes tomar é melhor? acho q a assistente social me disse uma vez q seria bom esperar o kenshin de 4 meses,mas se eu quisesse tb poderia ja levar com 3 meses
    obrigada pelas dicas q vcs sempre passam

    ResponderExcluir
  4. Oi Pitty querida!
    A idéia mais saudável é: levar seu bebê ao médico somente nas obrigações mesmo! Nada de ficar fazendo parada por lá! hehehe
    ***
    Na consulta obrigatória de 1 mês já é marcada a próxima consulta obrigatória de 4 meses. Quando levar na consulta de 4 meses a médica olha, aprova e libera para a vacina, e já marca esta vacina. Quando tomar a primeira vacina, já é marcada a próxima... e assim vai, sucessivamente, até a última vacina e consulta, e depois disto é somente 1 vez por ano!
    Isto é o ideal no Japão!
    ***
    Vai andando conforme o passo! rsss
    Nunca irão deixar seu bebê sem seus direitos!
    Tudo tem a sua hora!
    Não existe tempo melhor para tomar uma precaução. Assim como acidentes acontecem com qualquer um mas nunca com todos!
    Alguns bebês morrem porquê não tomam a vacina e alguns morrem porquê tomaram a vacina!
    ***
    Quando tem algum tipo de "surto" daí a população é avisada, caso ao contrário nunca se preocupem mamães! Não há muito o que fazer, somente "dançar conforme a música" mesmo! hehe
    ***
    O ideal seria não vacinar ninguém. Ideal e humanizado!
    Mas sabemos que não dá, então... pelo menos devagar devemos ir!
    ***
    Vacina é algo de muita discusão na sociedade de todo o mundo!
    Vacinas como BCG e Sarampo só têm indicação para crianças desnutridas, não haveria necessidade de vacinar crianças saudáveis.
    ***
    http://www.similia.com.br/prof_text_vaci.html
    ***
    Existem pais, inclusive famosos, que optam por não vacinar os filhos, pq isto só judia mesmo da criança e talz... mas e aí??? Quem é corajoso o suficiente? E como ficarão seus deveres se algo der errado?
    Enfim... é um assunto digno de pesquisa!
    ***
    O Benjamim foi vacinado, não chorou neeeem um pouquinho pela vacina e até hoje nunca soube o que é febre!
    Eu faço o que posso! Mesmo pensativa e duvidosa mas...
    E meu filho é muito saudável!!!
    ***
    bjinhos
    Fran

    ResponderExcluir
  5. Oi tb estou com uma dúvida, a minha já tomou a BCG, e essa semana irá tomar a DPT, mas estou planejando ir para o Brasil e ficar por lá uns 3 meses, e acho que até lá ela não irá ter tomado ainda algumas vacinas, será que tem algum problema de infecção nos aeroportos ou dentro do avião por se tratar de um outro país, pq aki em osaka a polio é dada +- em abril ou maio, é bem nessa época q estarei indo....se alguém puder me esclarecer agradeço beijos a todas mamães

    ResponderExcluir
  6. Olá Drea!
    No Japão o método para vacinação é muito bom, apesar de tudo!
    A criança recebe sua primeira vacina com 3 ou 4 meses e somente passado 1 mês inteiro, ela recebe outra!
    ***
    3 meses BCG
    4 meses DPT 1
    5 meses DPT 2
    6 meses DPT 3
    7 meses Póliomielite 1
    Próxima primavera ou outono SARAMPO & RUBÉOLA 1
    1 ano Pólio 2
    Próximo outono ou primavera S & R 2
    * ENCEFALITE JAPONESA * opcional
    ***
    Isto quer dizer que daria tempo de viajar e voltar para tomar a pólio, mas perderia 2 DPT, que teria que tomar no Brasil (?).
    **
    Com o boshi techou daqui, prova qual vacina foi tomada, para dar continuação por lá. Com a carteirinha de lá, prova o que foi tomado por lá, para continuar por aqui!
    **
    Todo médico aconselha não viajar com a criança, enquanto esta não tomar todas as vacinas!
    Risco existe sim, é melhor evitar!
    Mas se não tem outro jeito, viaje tranquila e tenha os cuidados necessários, sem exageros!
    Mas sim, os vírus são bem diferentes em cada lugar!
    Se estiver tendo alguma epidemia, vc saberá e terá todo o conforto dos procedimentos necessários, exigido pela equipe médica que rondam até aeroportos!
    **
    O vírus da polio (poliovírus) só é adquirido através de contato fecal; falta de higiene, água ou comida contaminada.
    Se quiser cuidar ao máximo, daí eu aconselho não comer carne, que é sempre cheia de cocô e muita gente nem sabe ou nem liga pra isto.
    Prefira então dar carne de soja!
    **
    Os outros vírus (sarampo/rubéola), eu acho beeem difícil a criança pegar se não ficar pelo menos perto de alguém que tenha a doença.
    É só ficar de olhos bem abertos que já basta!
    Ninguém pode espirrar ou tossir perto do bebê!
    O que acontece é que às vezes uma criança contaminada está mais perto do que parece, aí o vírus pode espalhar.
    Se preferir opcionar a viagem, pelo fato do medo... Canadá e Europa, são os lugares mais eficazes contra doenças do tipo sarampo!
    Dubai também é um excelente e avançado lugar!
    **
    Creio ser isto!
    Boa Viagem e Boa Sorte!
    Se cuide direitinho e tudo ficará bem!
    ***
    bjinhos
    F.

    ResponderExcluir
  7. oi Fran obrigada!!

    Só mais uma perguntinha, queria saber se aqui no Japão eles dão a Polio particular, por exemplo eu falo que vou viajar, mas antes gostaria de aplicar a vacina, porque aqui em Osaka eles dão lá pelo mes de abril/maio...ou será que pode conversar no hoken center e pedir pra adiantar pro começo de abril??? to na dúvida vc saberia algo a respeito onegai?? Obrigada

    ResponderExcluir
  8. Andrea, eu não sei exatamente como é o procedimento quanto ao atraso da vacina aqui no Japão, mas creio que eles dão a vacina atrasada.
    Não se preocupe em viajar sem dar a vacina, é muito dificil ter algum problema viu? Muito dificil meeeeeeeeeeeeeesmo.
    Se você ficara apenas 3 meses no Brasil aplique a vacina atrasado que é melhor do que adiantar, e pode dar reações mais fortes no seu bebe se ele for mais novo do que o indicado, ok?
    Pode viajar tranquila querida!
    beijo

    ResponderExcluir
  9. É isso aí amiga!
    Pólio particular não tem não!
    E vc sabe que a vacina é o vírus modificado, né?
    Já pensou dar antes e acontecer alguma coisa?!
    As mamães devem preferir fugir da vacina e não querer a todo custo!
    E como já falei, é mais difícil pegar o vírus da polio!
    E outra coisa: Adulto tbm pega o poliovírus, ou seja tem a vida toda pra sua filha se vacinar!
    Se em Osaka a vacina é dada uma vez por ano, entw veja bem, é pq o Japão não tem problema com a higiene e nem contaminação, se até a de sarampo e rubéola segunda fase é dado somente na primavera ou outono, e olha que este vírus é muito mais perigoso, já que se pega no ar.
    ***
    Sua preocupação está sendo em vão amiga!
    Mas em todo caso, vacine-a no Brasil e tudo estará resolvido!
    ***
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Ok!!! Muito obrigada pelos esclarecimentos, já estou despreocupada com relação a vacina!! hehehehe sou meio neurótica com esses cuidados de bebe mas valeuuuuu

    ResponderExcluir
  11. Ai gente a BCG aqui preocupa muito neh...graças a Deus nos meus filhos a BCG reagiu muito bem e hoje quase nw da pra ver os buraquinhos....

    ResponderExcluir
  12. obrigada pela resposta
    eu ia na clinica esse mes somente para vacinar, mas é preciso passar primeiro pelo kenshin de 4 meses né para depois ser liberada para vacina bcg, entendi!
    valeu mais uma vez

    ResponderExcluir
  13. Franciely na hora do banho, pode lavar o local da vacina???
    a agua quente nao prejudica???

    ResponderExcluir
  14. Oi Anjynh, pode lavar normalmente, pois não prejudica.
    Se você perceber que o local esta dolorido daí só não pode apertar ou esfregar, ok?

    beijo

    ResponderExcluir
  15. Rosana so mais uma perguntinha..
    a Franciely postou falando q tem q deixar o bebê de camiseta regata, como faço? pois agora nesta epoca do ano esta muito frio!

    ResponderExcluir
  16. Ola meu nome eh gislaine meu bb tomou a vacina dia 15 deste mes fiquei mais tranquila com o que eu li pois o meu outro filho nasceu no brasil e la a vacina eh diferente.Gostaria que vc me falasse sobre aquela vacina da cabeça eu nao sei o nome aqui em yamanashi se paga 10000 e a polio com quantos meses se toma ?Pois estou querendo ir para o brasil mais me falaram que so posso viajar depois dos 6 meses por causa do ouvido do bb queria que vc me falasse sobre isso tbm bjs a

    ResponderExcluir
  17. oi miga queria te pergunta uma coisa minha filha tomou a vacina bcg ja faz 3 dias mas ate agora nao inflamou,essa vacina tem que inflamar muito obrigada lucelia bjs

    ResponderExcluir
  18. oi Lu!
    inflama sim, mas demora!
    da minha filha demorou quase um mês para inflamar...
    pode esperar tranquila! =)

    beijo

    ResponderExcluir
  19. obrigada Rosana ,assim eu fico tranquila bj...

    ResponderExcluir
  20. Olá
    Quero deixar meu depoimento como uma paciente. Fui uma das primeiras pacientes a tomar essa vacina, em São Paulo, há 26 anos atrás. O médico garantiu que não ficariam marcas, mas tenho, perfeitamente, os 18 furos no meu braço até hoje, e sinceramente isso me incomoda muito esteticamente.

    ResponderExcluir
  21. Olá Roseane!
    Recentemente soube de outras pessoas que tomaram a vacina no Brasil e ficarão com os 18 furos marcados para sempre.
    O fato é que a composição da vacina no Japão é diferente do Brasil e não é de se espantar que no Brasil eles aceitam lotes de vacinas que foram recusadas em países de primeiro mundo.
    Se os brasileiros exigissem mais do governo em relação a qualidade das vacinas muitos problemas na saúde publica seriam evitados.
    beijo

    ResponderExcluir
  22. ola!Bom dia!ja faz horas q estou sentada aki na frente do pc pensando e tentando escrever algo...mais nw sei to meio confuza ate com meus pensamentos...levei meu filho ontem para vacinar,a BCG,mais nw sei fikei ...ai sei la...nw gostei...o meu primeiro filho tem 9 anos e tomou a BCG no brasil,entw ...eh diferente ne...aki nw(jp)ta meio confusso ne...desculpe...mais tentando resumir,ele tomou ontem no braco esquerdo oq pra mim ja eh o oh pq todo mundo q conheco tem no braco direito!so a dele vai ser no esquerdo!ai cruel viu...e assim...nem no meio eh ta quase q na axila dele...ai nw consigo mais ja to aki xorando denovo...
    bjs!!!
    Daniela

    ResponderExcluir
  23. Daniela, logo as marquinhas vão sumir. Fique calma!
    As vezes a gente sente mais pelos nossos filhos do que eles realmente sentem.
    Eu também detestei a BCG quando dei aqui e me arrependi, mas depois que sumiu tudo passou.
    Não se sinta mal por estar fazendo o que acredita ser o melhor para seu bebê.
    um beijo e um abraço de coração

    ResponderExcluir
  24. ola!bom dia!obrigada por suas palavras!hj ja estou mais conformada!kkk...tava lendo um pk seu blog...aki ali...e vi q vc ta quase ganhando seu bebe5!!!parabens!!!
    tenha uma boa hr!!!
    q Deus te ilumine nessa hr tao sagrada!!!
    Parabens mesmo de S2!!!
    Daniela

    ResponderExcluir
  25. Ola meu nome é Yukie.. minha filha ficou gripada proximo a data da vacina.. ,e tranferiram pra esse mes... mais ela ficou gripada de novo e está tomando Xarope ... a Bcg dela novamente seria dia 18.nov.... proxima sexta... o que eu faço ?adio novamente pro mes que vem,ate la ela ja estara com 5 meses.. :/

    ResponderExcluir
  26. Yukie,tudo bem?Pro dia 18 de Novembro ainda faltam uma semana,ate la sera que sua filha nao estara melhor?Nao precisa adiar por mais um mes,se no dia 18 ela ainda estiver com gripe,liga la e avisa que assim que ela melhorar voce leva.Mas nao vacine sua bebe quando ela estiver com febre ou qualquer outro sintoma de gripe e sempre espere um mes para dar outra vacina.E nao tem problema quanto as outras se atrasarem,vai vacinando aos poucos e sem forcar.Porque caso tiver alguma reacao,voce tera como identificar qual vacina fez mal e sem contar que eh mais seguro pro organismo ir vacinando aos poucos e nao de uma vez!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  27. ola querida!!
    queria saber quanto tempo depois da vacina o bracinho do seu bebê começou a infeccionar.
    desde ja agradeço

    Raiza Massuda

    ResponderExcluir
  28. Minha filha vai fazer 5 meses e até agora não tomou. O pediatra não falou nada ainda.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por contribuir com seu comentário!
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
Estamos dispostas a ajudar no que for preciso!

Postagens mais visitadas deste blog

Parir sorrindo

Para quem já viu é sempre bom rever, para quem não viu e acredita que parto é a pior coisa do mundo, ta aqui a prova de que, com bons profissionais e pessoas dispostas a ajudar, o parto pode ser uma experiência de muito prazer! Muito lindo!

Homeopatia e Alopatia: você sabe a diferença?

Por Rosana Oshiro O momento em que a doença afeta nossos filhos é o de maior preocupação para nós que somos pais e mães. Logo queremos levá-los ao médico para que receite algum medicamento que os livre "daquele mal". Já falamos aqui e aqui sobre a febre, e o hoje vou falar de duas principais formas de tratamento de doenças infantis: Homeopatia e Alopatia. Você sabe a diferença entre elas? Quando ouvi falar sobre homeopatia pela primeira vez, imaginei ser algo como "remédio de curandeiro" ou uma "simpatia" e nem dei muita bola...huahuahuahuahuauha Conversando, certa vez, como amiga que cursava faculdade de "Farmácia" ela me explicou de forma simples e clara que: - Homeopatia é o tratamento feito com substâncias "iguais" às da doença, buscando combater a doença como um todo. - Alopatia é o tratamento feito com substâncias "opostas" às da doença, que busca combater os sintomas das doenças. Depois, pesquisando mais e lendo sobr

Licença maternidade no Japão

É comum as mulheres trabalhadoras não conhecerem seus direitos e deveres quando gravidas no Japão. Recentemente, recebi várias instruções no curso de japonês que realizei pela JICE e gostaria de passar para as que estão em duvidas de seus direitos. Vou escrever por tópicos de forma bem clara e simples, caso alguém tenha alguma duvida, pode me escrever pela guia de contato ou deixar seu comentário no post que terei prazer em esclarecer. Vamos lá! - Como já disse em uma postagem anterior, toda mulher gravida no Japão, que não tem o hoken (Shakai ou kokumin) deve providenciá-lo o mais rapido possível, porque só através dele é possível receber os benefícios que a lei concede. - A mulher que trabalha, há mais de 1 ano com o mesmo empregador (se for empreiteira pode ter mudado de empresa), e tem o Shakai Hoken há mais de 1 ano também, tem direito a licença maternidade remunerada em 60% de seu salário normal, durante o período da licença. - O periodo de licença é de aproximadamente 98 dias,