24 de janeiro de 2009

Fimose: é preciso fazer massagem?

por Rosana Oshiro

Quando me tornei mãe de um menino, algo que me deixava extremamente encucada era fazer a tal massagem para "soltar a pele" que cobria a cabecinha do "pipi" do meu filho, afinal, a pediatra que o acompanhava na época, disse que era o melhor a fazer para não ter que operá-lo futuramente, e... EU ACREDITEI!!!

O fato é que não precisa de massagem nenhuma!

Segundo vários livros e sites onde procurei o assunto, é normal a pele do prepucio não ir toda para trás até por volta de 3 anos. Antes disso não se diz se o menino tem fimose ou não.
A única coisa que nós devemos fazer é a higiene do pipi, durante o banho, puxando com cuidado a pelinha até onde der, sem fazer força nem machucar, para limpar o local e ver se não está fechando mais.

A Dra. Ana Paula Caldas Machado, pediatra neonatalogista de Campinas, SP, diz que "a maioria dos meninos nasce com o prepúcio bem fechadinho, o que é erroneamente interpretado como "fimose" por alguns pediatras e cirurgiões", e ela completa:
"Quando não se faz nada, o menino cresce e qundo começa a mexer no pipi ou se masturbar o prepúcio descola espontaneamente. Quando massageamos, podemos causar lesões pequenas que ao cicatrizar vão apertar ainda mais a "pelinha" , dificultando seu descolamento natural. Somente é necessário intervir quando o prepúcio é tão apertado que causa dor ou infecçoes de repetição.
Portanto, a tal massagem não evita que a criança seja operada, pelo contrário, ela dificulta o processo natural.
Quanto aos judeus, o motivo é religioso, assim como nos EUA é comum que façam a
circunsisão logo ao nascer, por motivos culturais (acham mais higiênico e bonito)."


Tem ainda, um questionário com 11 perguntas básicas respondidas sobre a fimose, no site do Dr.Lionel Leitzeke. Quem desejar conferir clique aqui

E deixem os "pipis" dos meninos em paz e eles felizes por não serem judiados, ok? =op

beijo

4 comentários:

B i a disse...

E até hj eu me perguntava sobre isso,se com o desenvolver do menino a "pele" não acompanhava...

Rosana Oshiro disse...

Pois é Bia, a verdade é que os médicos,em geral, querem dar um jeito de ganhar nossa grana, até ensinando procedimentos errados...infelizmente!

beijo

Giovana disse...

Muito boa a orientaçao!
Como mae de menino, agradeço de coraçao!

Beijokas

Gi

naty disse...

gente tava super preocupada com isso meu bebe tem 9 meses e nao apaerece a cabecinha. ia fazer a tal massagem ainda bem q li isso

Postar um comentário

Obrigada por contribuir com seu comentário!
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
Se você tiver alguma pergunta pertinente ao tema do post é mais rápido e fácil ligar para 080-51427945(Japão).
Estamos dispostas a ajudar no que for preciso!