Pular para o conteúdo principal

Fimose: é preciso fazer massagem?

por Rosana Oshiro

Quando me tornei mãe de um menino, algo que me deixava extremamente encucada era fazer a tal massagem para "soltar a pele" que cobria a cabecinha do "pipi" do meu filho, afinal, a pediatra que o acompanhava na época, disse que era o melhor a fazer para não ter que operá-lo futuramente, e... EU ACREDITEI!!!

O fato é que não precisa de massagem nenhuma!

Segundo vários livros e sites onde procurei o assunto, é normal a pele do prepucio não ir toda para trás até por volta de 3 anos. Antes disso não se diz se o menino tem fimose ou não.
A única coisa que nós devemos fazer é a higiene do pipi, durante o banho, puxando com cuidado a pelinha até onde der, sem fazer força nem machucar, para limpar o local e ver se não está fechando mais.

A Dra. Ana Paula Caldas Machado, pediatra neonatalogista de Campinas, SP, diz que "a maioria dos meninos nasce com o prepúcio bem fechadinho, o que é erroneamente interpretado como "fimose" por alguns pediatras e cirurgiões", e ela completa:
"Quando não se faz nada, o menino cresce e qundo começa a mexer no pipi ou se masturbar o prepúcio descola espontaneamente. Quando massageamos, podemos causar lesões pequenas que ao cicatrizar vão apertar ainda mais a "pelinha" , dificultando seu descolamento natural. Somente é necessário intervir quando o prepúcio é tão apertado que causa dor ou infecçoes de repetição.
Portanto, a tal massagem não evita que a criança seja operada, pelo contrário, ela dificulta o processo natural.
Quanto aos judeus, o motivo é religioso, assim como nos EUA é comum que façam a
circunsisão logo ao nascer, por motivos culturais (acham mais higiênico e bonito)."


Tem ainda, um questionário com 11 perguntas básicas respondidas sobre a fimose, no site do Dr.Lionel Leitzeke. Quem desejar conferir clique aqui

E deixem os "pipis" dos meninos em paz e eles felizes por não serem judiados, ok? =op

beijo

Comentários

  1. E até hj eu me perguntava sobre isso,se com o desenvolver do menino a "pele" não acompanhava...

    ResponderExcluir
  2. Pois é Bia, a verdade é que os médicos,em geral, querem dar um jeito de ganhar nossa grana, até ensinando procedimentos errados...infelizmente!

    beijo

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a orientaçao!
    Como mae de menino, agradeço de coraçao!

    Beijokas

    Gi

    ResponderExcluir
  4. gente tava super preocupada com isso meu bebe tem 9 meses e nao apaerece a cabecinha. ia fazer a tal massagem ainda bem q li isso

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por contribuir com seu comentário!
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
Estamos dispostas a ajudar no que for preciso!

Postagens mais visitadas deste blog

Parir sorrindo

Para quem já viu é sempre bom rever, para quem não viu e acredita que parto é a pior coisa do mundo, ta aqui a prova de que, com bons profissionais e pessoas dispostas a ajudar, o parto pode ser uma experiência de muito prazer! Muito lindo!

Homeopatia e Alopatia: você sabe a diferença?

Por Rosana Oshiro O momento em que a doença afeta nossos filhos é o de maior preocupação para nós que somos pais e mães. Logo queremos levá-los ao médico para que receite algum medicamento que os livre "daquele mal". Já falamos aqui e aqui sobre a febre, e o hoje vou falar de duas principais formas de tratamento de doenças infantis: Homeopatia e Alopatia. Você sabe a diferença entre elas? Quando ouvi falar sobre homeopatia pela primeira vez, imaginei ser algo como "remédio de curandeiro" ou uma "simpatia" e nem dei muita bola...huahuahuahuahuauha Conversando, certa vez, como amiga que cursava faculdade de "Farmácia" ela me explicou de forma simples e clara que: - Homeopatia é o tratamento feito com substâncias "iguais" às da doença, buscando combater a doença como um todo. - Alopatia é o tratamento feito com substâncias "opostas" às da doença, que busca combater os sintomas das doenças. Depois, pesquisando mais e lendo sobr

Licença maternidade no Japão

É comum as mulheres trabalhadoras não conhecerem seus direitos e deveres quando gravidas no Japão. Recentemente, recebi várias instruções no curso de japonês que realizei pela JICE e gostaria de passar para as que estão em duvidas de seus direitos. Vou escrever por tópicos de forma bem clara e simples, caso alguém tenha alguma duvida, pode me escrever pela guia de contato ou deixar seu comentário no post que terei prazer em esclarecer. Vamos lá! - Como já disse em uma postagem anterior, toda mulher gravida no Japão, que não tem o hoken (Shakai ou kokumin) deve providenciá-lo o mais rapido possível, porque só através dele é possível receber os benefícios que a lei concede. - A mulher que trabalha, há mais de 1 ano com o mesmo empregador (se for empreiteira pode ter mudado de empresa), e tem o Shakai Hoken há mais de 1 ano também, tem direito a licença maternidade remunerada em 60% de seu salário normal, durante o período da licença. - O periodo de licença é de aproximadamente 98 dias,