Pular para o conteúdo principal

Fraldas de Pano no Japão

por Franciely Tsuchiya

Depois que a gente fica sabendo que fralda de pano é o melhor, aparecem diversas dúvidas:
Como comprar? Como usar? E agora, estando no Japão?
Então aqui vão dicas e mais dicas, sobre as fraldas de pano no Japão.
É de babar!
Divirtam-se! hehe


Quando chegamos no Japão temos uma mania de criticar o sistema, e qual é primeira coisa que aprendemos? - Aw, aqui não tem! - Aw, aqui não usa, aqui não faz!
Que nada! Aqui tem tudo siiim! Tudo que nós mamães precisamos para dar uma excelente vida para nossos pequenos, e ainda cuidando da natureza e do bolso! hehe
Aos poucos vamos aprender juntas!

Aqui vão as diversas dicas sobre como comprar e usar as fraldas de pano no Japão, vamos por partes:

Como são as fraldas de pano aqui no Japão

O que é kaba para fralda de pano? -> Aqui
Parte de fora da fralda de pano!
Lindas kabas japonesas -> Aqui

Fralda comum -> Aqui
São compridas como conhecemos no Brasil mas com um corte melhor, não tem pontas!

Fralda de algodão orgânico -> Aqui
Rede para evitar contato com xixi -> Aqui
Fralda Compacta -> Aqui

O que é um paper liner para fraldas?
Um papel (aqui no Japão, ele tem a textura do papel que suga gordura, como por exemplo do exaustor da cozinha) para segurar o cocô. É em forma retangular, para colocar por cima de tudo (entre o bumbum e a fralda), para um eventual cocô. Se o bebê fizer cocô (mesmo muito mole) mas não xixi, é possível trocar somente o 'paper liner'.
Enquanto o bebê somente fizer xixi, o 'paper liner' não precisa ser descartado, é lavável (a mão, expremer nos dedos e pendurar, rapidinho tá seco) e também não desfaz facilmente quando bem cuidado. Uma economia e tanto!
Quando o bebê faz cocô é melhor descartá-lo, por causa das bactérias e também da economia de água. Não se esqueça de tirar o cocô no vaso sanitário primeiro, depois poderá embrulhar em um papel tissue e jogar no lixinho do banheiro mesmo, não tende a cheirar e nem tomar muito espaço no lixinho. É uma boa idéia!
Um exemplo de 'paper liner' para fraldas, barato e muito bom -> Aqui
São 220 papers, dura muito!

Como se diz fralda?
Omutsu - おむつ 

Como se diz fralda de pano?
Nuno Omutsu - 布おむつ

Como se diz fralda de pano de algodão orgânico?
Oganikku Coton no Nuno Omutsu - オーガニックコットンの布おむつ

Kaba - カバー
Redinha - Omutsu Netto - おむつネット
Paper liner para fraldas - Sofu Raina - ソフライナー
Tissue (papel para limpar o bumbum do nenem)- おしりナップ - Oshiri nappu

Photobucket


Por que preferir uma fralda de pano de algodão orgânico a uma fralda de pano de algodão comum?
O algodão orgânico é o algodão que é crescido puramente em linhas naturais. A colheita é crescida de utilização inseticidas e fertilizantes mínimos, se existir. Os fertilizantes e inseticidas são poucos e mais naturais, e não são prejudiciais ao ambiente. As ferramentas e os vários processos usados por fazendeiros orgânicos são tais que não causam nenhum efeito adverso no ambiente. Além da não utilização animal.
Na verdade já é possível (até mesmo no Japão) encontrar tudo de algodão orgânico: roupas de cama, toalhas, roupas de recém-nascidos até adultos e ainda outros diversos.
O algodão orgânico também é de mais fácil manuseio, muito mais macio, natural e se desfaz muito mais rapidamente na reciclagem, além de chamar muito mais atenção pela sua beleza.

Por quê dar preferências para produtos 'flushable' a produtos comuns não 'flushable'?
Flushable em inglês quer dizer descargável no sanitário, ou seja, pode jogar dentro do vaso!
Os produtos que podem ser jogados no vaso sanitário, são produtos que se desfazem, não são de tecidos (nonwovens) e além de não acumular lixo, são as opções para um planeta mais saudável! E um planeta saudável é uma sociedade saudável! É o que estamos precisando, já que estamos ficando sem água. E tratar todo o lixo que produzimos está se tornando um problema e inclusive matando muita gente!

No Japão temos uma opção para os tissues 'flushable' para o bumbum de nossos filhos!
Um exemplo -> Aqui
Este aí da Pigeon, por exemplo, atrás da embalagem tem o selo PSF 'Pigeon Super Flushable'. Muito bacana!
Algumas empresas pretendem lançar ainda, o paper liner para fraldas e até mesmo fraldas 'Flushables' (como a gDiapers nos Estados Unidos). Vamos aguardar! É preciso estar de olho sempre!

Como é a montagem da fralda de pano?
Existem muitas opções mas algumas, muito boas, são:
1. Kaba comum + 2 fraldas comuns + redinha + paper liner
2. Kaba comum + 1 fralda comum + 1 fralda compacta dobrada ou não + redinha + paper liner

Tem uma pequena diferença nas dobradura da fralda, conforme o mês e idade do pequeno. E ainda, se faz muito xixi durante a noite (?)
3. Kaba comum + 3 fraldas comuns + redinha + paper liner
4. Kaba comum + 1 ou 2 fraldas comuns + 1 ou 2 fraldas compactas + redinha + paper liner

* A segunda fralda comum ou compacta seria o reforço para o xixi (ver exemplo)

Tem os modelos criatividade:
5. Utilizar kaba de fralda compacta juntamente com fralda comum. (ver exemplo)

Tem as opções prontas:
6. Reforço na fralda compacta. (ver exemplo)
7. Kaba com compacta acrescentando redinha e paper liner (ver exemplo)

Quando o bebê ainda é pequeno, o cocô é muito mole e o xixi ainda é em pouca quantidade, portanto precisa ser reforçado atrás e não precisa de muita fralda na frente, pode até mesmo usar somente a fralda compacta.
(ver exemplo)

*A redinha para evitar o bebê ficar em contato com o xixi, e o paper liner para um eventual cocô, é sempre recomendado!

Já o bebê grande, não precisa de muita fralda atrás, pois o cocô costuma ser durinho mas em compensação o xixi é em bastante quantidade, precisando reforçar ainda mais a quantidade de fralda durante a noite (dependendo do bebê, acrescentando 1 ou mais fraldas na frente)!

No caso das fraldas não comuns (são aquelas que você já compra pronta, não precisa dobradura, e muitas vezes são de algodão orgânico). Se você mora em cidade grande é bem fácil achar, mas se não é tão privilegiada assim, poderá fazer pedidos pela net, no final do pedido já terá o valor de sua compra (sempre com frete incluso, algumas grandes compras, como acima de 5 mil yenes, nem mesmo cobra o frete). O pedido tende a chegar no máximo 1 semana (isto demorando muito). A escolha do pagamento poderá ser desde cartão de crédito, até pagar no kombini (loja de conveniência) depois que já recebeu o produto! Poderá fazer as traduções no google (aqui) do passo-a-passo de sua compra e não terá erro!

Conheça uma fralda totalmente ecológica, sem botões ou outros -> Aqui
Fraldas Made in Earth (que são super ecológicas, por isto feita da terra) -
メイド・イン・アース
-
Meido in Asu - -> Aqui
Outra opção ecológica, fraldas de pano feitas de bambu -> Aqui

Fraldas prontas -> Aqui
Esta opção é para reutilização da kaba. Mas a parte de dentro já está pronta (é só abotoar na kaba)!

Fralda pronta 2 -> Aqui
Opção que precisa trocar a kaba toda vez!
Pois a fralda compacta vai dentro da kaba. Mas a mamãe também poderá colocar a fralda compacta fora da kaba caso queira reutilizar a kaba, é uma opção!

Ideal conforme o xixi:
A dobradura da fralda e o jeitinho de ajeitar seu pequeno, claro que é algo que cabe primeiramente a você fazer, e depois, a escolha que fez na compra, porque com cada kaba é tudo diferente, acredite.
Só quero deixar bem claro que não tem sofrimento com a fralda de pano, só existe uma adaptação para fazer.
Estou deixando tudo "mastigadinho" aqui porque sei que vai ajudar muitas mamães em suas devidas dúvidas, e também porque é uma questão de pesquisa de experiências.
Quero também deixar aqui um pouco de um tudo, no Japão, para poder trazer às mamães, a escolha de nunca mais usar descartáveis, sendo assim, a mamãe terá diversas opções para tentar, não terá erro!
Aqui em casa eu tenho bastante opções, e consegui perceber que cada uma serve para uma ocasião. Existe uma opção que só uso para sair de casa e nunca passei apuros, mas estou sempre aperfeiçoando e aprendendo. É isto que espero das mamães!

Quando o bebê é pequeno não há necessidade de muito, uma fralda apenas, para alguns bebês, já é o suficiente e segura bem!
Mas quero que saibam que estou passando o ideal para uma troca de a cada 3 ou 4 horas, sem assaduras, e a criança podendo ficar super a vontade e sem excessos!

O ideal é utilizar bem a cada fralda! Uma fralda que atrás está preparada para qualquer cocô, na frente preparada para muito xixi, quem sabe podendo aproveitar a mesma kaba depois da troca, e ainda não deixando muito excesso, para o pequeno poder se locomover bem e ficar bonito.

Dicas por idade:

Desenho -> Aqui

* Recém-nascido
Kaba & Dobradura (ver exemplos: 1 e 2)
(A kaba não tende a abrir facilmente então não há problema neste estilo (beruto - cinto). A dobradura pode ser simples).

* Depois dos 6 meses
Kaba & Dobradura (ver exemplo)
(A kaba já não segura muito bem se for estilo cinto, então uma neste modelo seria a mais simples segurando bem, mas as kabas de algodão orgânico normalmente usam bons médotos (como vários botões para ajustes ou velcro seguro) para todas as idades. A dobradura simples já não funciona muito bem, então precisa de reforço).

Nas próximas postagens colocarei sobre a lavagem (um super esquema japonês, hehe) e assaduras (como não ter nunca e para quem tem o problema).

Por último, deixo aqui uma opção de kaba para o verão (ver)

Uma coisa é certa: Com fralda de pano tudo muda!
A consciência de um mundo melhor! A economia que é da graaande (hehe)! E ainda a valorização interpessoal!

Bom, acho que é isto!!
E... estamos abertas para quaisquer dúvidas!

Fran

Comentários

  1. Fran, algodão orgânico NÃO PODE LEVAR AGROTÖXICO!!!

    Pra ser orgânico, precisa ter limpado a terra de qualquer resquício de agrotóxico por 2 anos. Depois disso, se não se sujar novamente, aí, sim, é orgânico.
    Tem fazendas de orgânicos que usam, sim, animais.

    Aqui em casa, a gente usa fraldas prontas, mesmo, que não precisa de mais nada, as fraldas tipo Pocket e as fraldas prontas, mas que vêm separadas (cover, a fralda e o absorvente). Nunca usei essas de dobrar. Todas as minhas já vêm com velcro ou botão e são todas tamanho único, que dá pra usar desde recém nascido até sair das fraldas.

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. agora que eu fui ver os covers da foto.

    que lindos! hauahuahauahuahauah
    tb quero....
    mas agora achoque é bobeira comprar mais. hauhauh

    ResponderExcluir
  3. Confecciono lindas fraldas de pano e calças plásticas, entre no meu blog
    http://mamaekangurusling.blogspot.com/2008/10/kanguru-fraldinhasfraldas-de-pano_7461.html
    Clarianna Panza(Mamãe Kanguru)

    ResponderExcluir
  4. Gente.... eu amei essa fraldas. Tem como eu acha-las aqui no Brasil?? Até entrei em sites comerciais japoneses, mas nao entendo nada.... nem sei por onde começar pois nao dao opçoes de linguas, nem ingles. :(
    Voce tem como me passar essas informaçoes ou me indicar sites que vendem para o Brasil também?
    agradeço a atençao
    bjs
    Fabiola

    ResponderExcluir
  5. Fabiana, no Brasil existem fraldas de pano: a Baby Slings (http://www.babyslings.com.br) e as fraldas IPEMA.

    ResponderExcluir
  6. Por favor eu gostaria de saber o nome daquelas cuecas de treinamento que vendem aí no nihon! por favor!

    ResponderExcluir
  7. Joyce Kamo: aquelas fraldas d etreinamento se chamam: training pants ou toreiningu pantsu (em nihongo).

    ResponderExcluir
  8. Minha filha tem 14 meses e quero adotar as fraldas de pano. O pai dela está indo para o Japão e pensei em comprar online para ele trazer. Dica de melhor site?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por contribuir com seu comentário!
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
Estamos dispostas a ajudar no que for preciso!

Postagens mais visitadas deste blog

Parir sorrindo

Para quem já viu é sempre bom rever, para quem não viu e acredita que parto é a pior coisa do mundo, ta aqui a prova de que, com bons profissionais e pessoas dispostas a ajudar, o parto pode ser uma experiência de muito prazer! Muito lindo!

Homeopatia e Alopatia: você sabe a diferença?

Por Rosana Oshiro O momento em que a doença afeta nossos filhos é o de maior preocupação para nós que somos pais e mães. Logo queremos levá-los ao médico para que receite algum medicamento que os livre "daquele mal". Já falamos aqui e aqui sobre a febre, e o hoje vou falar de duas principais formas de tratamento de doenças infantis: Homeopatia e Alopatia. Você sabe a diferença entre elas? Quando ouvi falar sobre homeopatia pela primeira vez, imaginei ser algo como "remédio de curandeiro" ou uma "simpatia" e nem dei muita bola...huahuahuahuahuauha Conversando, certa vez, como amiga que cursava faculdade de "Farmácia" ela me explicou de forma simples e clara que: - Homeopatia é o tratamento feito com substâncias "iguais" às da doença, buscando combater a doença como um todo. - Alopatia é o tratamento feito com substâncias "opostas" às da doença, que busca combater os sintomas das doenças. Depois, pesquisando mais e lendo sobr

Licença maternidade no Japão

É comum as mulheres trabalhadoras não conhecerem seus direitos e deveres quando gravidas no Japão. Recentemente, recebi várias instruções no curso de japonês que realizei pela JICE e gostaria de passar para as que estão em duvidas de seus direitos. Vou escrever por tópicos de forma bem clara e simples, caso alguém tenha alguma duvida, pode me escrever pela guia de contato ou deixar seu comentário no post que terei prazer em esclarecer. Vamos lá! - Como já disse em uma postagem anterior, toda mulher gravida no Japão, que não tem o hoken (Shakai ou kokumin) deve providenciá-lo o mais rapido possível, porque só através dele é possível receber os benefícios que a lei concede. - A mulher que trabalha, há mais de 1 ano com o mesmo empregador (se for empreiteira pode ter mudado de empresa), e tem o Shakai Hoken há mais de 1 ano também, tem direito a licença maternidade remunerada em 60% de seu salário normal, durante o período da licença. - O periodo de licença é de aproximadamente 98 dias,